TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro " Como se tornar um líder servidor: os princípios de liderança de o monge e o executivo"

Por:   •  3/9/2015  •  Resenha  •  2.679 Palavras (11 Páginas)  •  3.766 Visualizações

Página 1 de 11

HUNTER, James C. Como se tornar um líder servidor: os princípios de liderança de o monge e o executivo. São Paulo: Sextante, 2006.

CAPÍTULO 1 – Sobre liderança

‘’Não há pelotões fracos – apenas líderes fracos.’’ - GENERAL WILLIAM GREECH

O autor começa mostrando que todas  as empresas têm um Chuchy, e que nós passamos o tempo todo tentando silenciar os Chuchys. Mas  aos poucos foi percebendo que era necessário tratar do problema, não dos sintomas.  A maioria dos problemas nas empresas começa na liderança . Segundo James  ‘’O maior indicador de saúde ou doença organizacional está na liderança ou sem sua ausência. ‘’ ( p.16)

Para tentar concertar , focalizou na raiz do problema, tudo começa é no topo da organização. ‘’O líder é responsável pelo crescimento e declínio de qualquer coisa.’’ (p.17)

Para nosso entendimento, temos que conhecer a diferença entre líder e gerente.

Gerente; Autoritário e centralizador, acredita erroneamente que tem todas as respostas, resolve todos os problemas e consegue que as pessoas fiquem do seu lado por medo.

Líder; Conquista pessoas, envolve-as de forma que coloquem seu coração, mente, espírito, criatividade e excelência a serviço de um objetivo.  

‘’Você não gerencia pessoas. Você lidera pessoas’’ (p.20)

O que define liderança é a capacidade de influenciar as outros para o bem, uma questão bastante antiga é, as pessoas nascem líderes ou se tornam líderes? O guru da administração, Peter Drucker, declara categoricamente que pode haver muitos líderes natos, mas são bem poucos para que possamos depender deles. Segundo James ‘’Os líderes são feitos, em vez de nascerem líderes.’’ (p.24)

Para isso, claramente que seria preciso de muita motivação, treinamento e disciplina, mas todos nós podemos melhorar nossa habilidades em qualquer atividade, basta ter muita vontade.

Liderança é influência;  o papel do líder servidor é parecido com o de um maestro de uma orquestra. Pode ser ensinado a teoria da música e tocar os instrumentos, mais quem possui a habilidade para juntar tantos músicos diferentes e fazer eles tocar em harmonia ? Quem é capaz de proporcionar essa habilidade ao grupo ?  Sem dúvida alguma, é o líder.

O líder te estimula, leva você a fazer coisas boas, desenvolver os bons sentimentos, ampliar a criatividade, o líder trabalha com o caráter, nos da escolhas, opções.

Segundo James ‘’ o líder sempre deixa sua marca. A única duvida é que tipo de marca será.’’ (p.29)

CAPÍTULO 2 – Sobre poder e autoridade

‘’O valor do poder coercitivo é inverso a seu uso.’’ - ROBERT GREENLEAF

Hoje a vida que você leva depende das suas escolhas, só de não escolher  já é uma escolha.

Uma escolha que temos que fazer é se vamos liderar pelo poder ou através da autoridade, vamos diferencia-los.

Poder  é a capacidade de obrigar, por causa da sua posição ou força, os outros obedecem a sua vontade, mesmo que eles preferissem não o fazer. Autoridade é muito diferente de poder, já que ela envolve a habilidade de levar os outros a fazerem de bom grado, sua vontade.

O poder funciona. Por um bom tempo, é possível conseguir as coisas na base da imposição. Mas conforme o poder vai crescendo, ele destrói os relacionamentos.  Sem os relacionamentos não há negocio, eles são a base de todas as empresas com os funcionários, sócios e principalmente com os clientes.  

O estilo de liderança baseado no poder existe há milhares de anos, um exemplo, as grandes pirâmides do Egito.

O poder nem sempre é descartável, hoje esse método de liderança esta aplicado em lares familiares; o pai no topo, mãe no meio e crianças na base.  As vezes você precisa mesmo do poder para atender as necessidades de um individuo ou organização, mas na liderança tenha autoridade e não poder .

Segundo James ‘’ Ter poder sobre as pessoas é uma coisa. Ter autoridade com as pessoas é outra, muito diferente.’’ (p.38)

CAPÍTULO 3 – Sobre desenvolvimento da autoridade

‘’Qualquer um que queira ser líder entre vocês deve  primeiro ser o servidor. Se você opta por liderar, deve servir.’’ - JESUS CRISTO

Este  capítulo começa apontando Jesus cristo como líder de todos os tempos.

E ainda é, pela influencia, e mostrou a essência, o verdadeiro significado de liderança.

James diz ‘’ Jesus Cristo fundou seu império baseado no amor e até hoje milhões de pessoas morreriam por Ele.’’ (p.42)

Quando nos dedicamos a identificar e atender as necessidades legítimas dos outros (servir), descobrimos que é preciso fazer alguns sacrifícios. James ‘’ O alvo pode ser nosso ego, orgulho ou sede de poder, além de outros interesses pessoais ‘’(p.43)

 O ato de nos sacrificarmos e servimos os outros, é onde desenvolvemos a autoridade.

O momento certo não deve ser esperado, é você quem faz ele, sem ser egoísta, e agir como crianças de dois anos ‘’eu primeiro, o certo ‘’você primeiro’’ e ‘’nós fazemos’’.

Para ser um grande líder, observe e espelhe-se nos grandiosos de antes; Grandhi, Madre Teresa e principalmente Jesus Cristo, que mesmo com toda gloria, foi humilde e pensou sempre em primeiro lugar nos outros.

Diz James ‘’ Quando nos candidatamos a ser líder, as necessidades das outras pessoas tornam-se a coisa mais importante na escala de prioridade.’’(p.45)

CAPÍTULO 4 – Sobre liderança e amor

‘’O que o amor tem a ver com isso ?’’ - TINA TUNER

James traz o conceito de amor na liderança como : ‘’ Desde que me sinta bem em relação a alguma coisa, posso dizer a amo.’’ (p.47)

Assim sendo, se eu gosto do que eu faço, eu amo o meu trabalho, se me família me faz bem, amor minha família, e assim por diante. Mas não é somente dizer  ‘’eu amo’’ tem que demonstrar. Quando se é líder, o amor se encaixa como em um casamento, James cita isso como exemplo;

‘’O amor é paciente, o amor é gentil, não é pomposo e arrogante(humilde), não age de maneira inconveniente(respeitoso), não procura seu próprio interesse(altruísta), não se regozija na injustiça, mas na verdade(honesto) suporta todas as coisas, nunca falta(dedicado).’’ (p.50)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (136.6 Kb)   docx (71.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com