TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a educação foi criada na primeira infância?

Tese: Como a educação foi criada na primeira infância?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Tese  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 7

1. Como foi a criação da educação Infantil? Responda, contextualizando historicamente.

Desde á antiguidade tinha uma preocupação voltada para a educação infantil, as crianças eram educadas através do convívio com os mais velhos e outras crianças e lugares freqüentados e partir do século XIII, com revolução e o fim do feudalismo, e o surgimento de fábricas e o crescimento do capitalismo houve a necessidade de mão de obra em grande escala, principalmente da mulher no mercado de trabalho, seus filhos num primeiro instante eram entregue aos cuidados de mães mercenárias que cuidavam das suas crianças, então surgiu as primeiras idéias e organizações de instituições infantis, e nesse contexto foram criadas as primeiras instituições para atender crianças pobres e abandonada e para mães trabalhadoras com objetivo educacionais, como a escola de tricotar, criada por OBERLIN em 1769, foi reconhecida como a primeira. O primeiro jardim de infância, instituição com idéias pedagógicas, foi criado em 1840, por Froebel.

2. Atualmente, qual é a finalidade da educação infantil? Responda, comparando com as primeiras instituições de educação infantil que visavam atender à necessidade de mulheres pobres que ingressavam no mercado de trabalho.

ver e respeitar a criança como ser de direitos e possibilitar o desenvolvimento da criança até os seis anos de forma ampla e completa no aspecto físico, psicológico, intelectual e sócia, numa ação integrada com a família e a comunidade para que ela se sinta realizada e preparada e capaz de exercer sua cidadania. As primeiras instituições eram assistencialistas e tinham a finalidade de ensinar diversas habilidades e de proteger, cuidar e atender, as crianças abandonadas, e filhos das mães que trabalhavam fora.

3. Descreva a trajetória da educação infantil no Brasil até a atualidade.

as crianças eram educadas através do convívio com os mais velhos e outras crianças e lugares freqüentados e partir do século XIII, com revolução francesa e o fim do feudalismo, e o surgimento do capitalismo e o crescimento de fabricas, houve a necessidade de mão de obra em grande escala, principalmente da mulher no mercado de trabalho, seus filhos num primeiro instante eram entregue aos cuidados de mães mercenárias que cuidavam das suas crianças

4. O material traz informações sobre Froebel e sua contribuição para a educação infantil. Faça uma relação das principais ideias do texto.

criou canções e jogos,brincadeiras, para as mães usar na educação de seus filhos.

- Foi o criador do jardim da infância, a teoria sobre o cotidiano escolar e a importância, o lúdico usado com os pequenos.

- A participação da família e da mulher como papel decisivo no desenvolvimento de forma plena e completo na educação infantil.

- O valor do uso das brincadeiras como um recurso na educação e desenvolvimentos das crianças, e a mesma terá prazer em aprender.

- A importância da família, comunidade e escola caminharem juntos na educação das crianças.

- Uma pedagogia, que procura inspirar o aluno a fazer atividades práticas e com significados para o aluno, sem atividades mecânicas e apenas com livros didáticos.

- Sua teoria fala como é importante para as crianças atividades que envolvem desenhos, trabalhos manuais, ritmos e movimento.

As idéias de FROEBEL, citadas acima são contribuições que ele deixou e é usada ate hoje na educação infantil

5. Qual é a mudança proposta pela Lei nº 12.796, do dia 5 de abril de 2013?

A lei 12.796 altera a LBD, é uma emenda que substituíra o ensino obrigatório pela a educação obrigatória, uma das mudanças é que a criança que antes ingressava com 6 anos de idade, no ensino fundamental, agora o ingresso obrigatório e gratuito é de 4 anos até aos 17, visa também o atendimento a educação especial e superdotados, a obrigatoriedade dos pais de matricular os filhos, sobe ameaça de serem penalizados. A lei determinou uma carga horária, de 800 horas distribuídas nos 200 dias letivos. A nova lei ainda estabelece regras com currículo que devera respeitar as diversidades culturais de cada região o que já valia para o ensino fundamental e para o ensino médio.

O atendimento mínimo de 4 horas, integral de 7 horas para o jardim com o controle de freqüência de 60%, que são 480 horas de aula anual. A avaliação deve ser feito o registro de desenvolvimento da criança com o acompanhamento e registro de desenvolvimento das crianças sem o objetivo de promoção mesmo para o acesso para o ensino fundamental e a expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

6. Qual é a sua opinião sobre a mudança proposta? Responda, apresentando, no mínimo, três argumentos.

Eu acho boa essa nova lei.

As mães vão conseguir ter menos preocupação com os filhos para irem trabalhar

As crianças já vão conseguir ter uma autonomia melhor para depois entrarem na escola.

E vão ter a possibilidade de ter uma aprendizagem adequada para sua idade.

E cuidar de crianças abandonadas

UNIDADE 2

OS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O FAZER PEDAGÓGICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Como o professor pode desenvolver a criatividade nos alunos de educação infantil? Cite, no mínimo, três atividades que contribuem para tal finalidade.

Com designer e planejamento.fazer desenhos,brincadeiras, faz com que eles mostrem sua criatividade.

2. Considerando o desenvolvimento da criatividade e da percepção visual da criança, explique as fases do desenho infantil.

Por volta dos dois anos de idade a criança so consegue fazer rabiscos que so ela consegue entender. Aos 4 anos ela já consegue fazer desenhos mais representativos conseguindo uma forma mais concreta,aos 7 anos a criança o desenho já fica mais estruturado e mais visual,aos 9 doze anos o desenho já esta representativo bem estruturado já dos doze e quatorze anos já há

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com