TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como as eleições afetam o Brasil

Por:   •  21/6/2017  •  Resenha  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

As escolhas dentro do possível: as eleições para executivo e legislativo no Brasil

Um regime democrático é estabelecido por meio de eleições, ou seja, os cidadãos possuem a capacidade de escolher seus representantes políticos, sendo essas escolhas fruto de uma ação coletiva. Entretanto, essa decisão coletiva não precisa respeitar a ordem de preferência de cada um, pois o que vale é a opinião democrática da maioria.

O comportamento dos políticos e dos eleitores dependem das regras eleitorais. Essas regras impõem incentivos aos políticos para que estabeleçam determinado tipo de vínculo com o eleitorado. Incentivam também determinados comportamentos, como a representação em torno de políticas, a representação em torno de temas, a prestação de serviços e o envio de benefícios.

O poder de agenda é o que determina a ordem de votação em uma determinada configuração institucional. Com o efeito das regras eleitorais, seja ele mecânico ou psicológico, gera determinadas consequências. Em eleições majoritárias, o sistema partidário será bipartidário, e em eleições proporcionais, o sistema será multipartidário. No Brasil, devido a magnitude elevada presente nos distritos, o recomendado é regra majoritária para os cargos do Executivo e regra proporcional para os cargos do Legislativo.

O teorema do eleitor mediano possui determinada ordem. Assumindo ser uma eleição majoritária, os eleitores devem estar ordenados em uma dimensão qualquer. Os partidos então, devem oferecer plataformas em suas campanhas de forma a buscar alcançar a maior votação possível. Assim, os eleitores escolhem o partido cuja plataforma é a mais próxima de sua preferência. Com isso teremos dois partidos cujas plataformas serão semelhantes à do eleitor mediano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com