TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como criar um bom currículo para cargos legais?

Resenha: Como criar um bom currículo para cargos legais?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Resenha  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 7

Como montar um bom currículo para vagas jurídicas? Alunos de Direito e Advogados Muitos alunos dos Cursos de Direito elaboram currículos ou preenchem formulários eletrônicos para concorrerem a vagas de estágio sem que tenham tido a oportunidade de aprender alguns detalhes importantes sobre isso. No exercício da advocacia como sócio do CMO Advogados ou no exercício da função de Coordenador do Curso de Direito do Centro UNISAL Lorena SP recebo currículos diariamente, de advogados, de professores e de estagiários. O objetivo desta postagem é ajudar o aluno ou o advogado a elaborar um bom currículo, focado na conquista da vaga de estágio ou de emprego almejada! A pergunta é: como preparar um bom currículo para vagas na área jurídica? 1 - Para que serve o currículo? O currículo mostra quem você, o que você já fez e o que tem capacidade de fazer. Eis a razão para participar de todos os eventos e projetos durante os primeiros anos de faculdade: para montar um bom currículo! Para advogados manter-se atualizado e em contato com o mundo jurídico após a faculdade é fundamental, seja em eventos, palestras, cursos de extensão ou mesmo em pós graduação.

Na área jurídica o currículo tem 3 objetivos iniciais que destaco abaixo. O candidato pode se utilizar do currículo para tentar alcançar uma melhor colocação em vagas nas carreiras públicas. Na maioria das vezes o edital prevê pontuação para "títulos e documentos", ou seja, o candidato com um bom currículo poderá ganhar alguns pontos que se somará à nota da prova do concurso e colocá-lo em melhor posição na classificação final. Fica a dica: leia com atenção o edital de abertura da vaga e elabore um currículo adequado ao que o edital pretende pontuar. Muitas vezes o curso de inglês não vale pontos, portanto, foque nos cursos e eventos que valem pontos no edital! O candidato também pode preparar um currículo para tentar criar uma oportunidade de estágio ou de trabalho. Ou seja, não há nenhuma vaga aberta, mas ele preparar um currículo e distribui em diversos locais onde há potencial chance de existir uma vaga. É uma conduta pró ativa e que demonstra, logo no início, uma capacidade importante de lutar pelos seus objetivos! Isso é positivo! Mas, fica a dica: entregar para a pessoa certa! Pesquise primeiro quem realmente recebe e arquiva os currículos, pois se entregar para qualquer um ele irá para a gaveta, ou vira papel de rascunho! Por fim, em terceiro lugar, podemos destacar que o candidato cria o seu currículo direcionado para determinada vaga aberta no setor privado, geralmente, na advocacia. Se o seu currículo é direcionado para determinada vaga é preciso percorrer um caminho para que ele seja visto e chame a atenção dos selecionadores!

Eis o objetivo desta postagem, ajudá-lo nisso: como elaborar um bom currículo para vagas de estágio na área jurídica! 2 - Qual o perfil de quem seleciona? Qual é o perfil das pessoas que selecionam os currículos? Já imaginou quantos ela recebe mesmo quando uma vaga não está aberta? Imagine também quantos currículos ela pode ter recebido para aquela vaga! Via de regra quem seleciona tem o tempo curto para fazer isso ou pelo menos faz isso rápido porque tem o olhar clínico, aguçado, sabe exatamente o que quer encontrar! A maioria dos candidatos tem o perfil muito parecido. Então é preciso se destacar na multidão! Quem seleciona vai direto ao ponto e busca diferenciais, portanto, precisamos mostrar para ele o que ele pretende encontrar! Vamos ver como isso pode ser feito! 3 - Faça o dever de casa! Antes de elaborar o currículo você deve conhecer duas coisas: a vaga e você. Saiba exatamente qual é a função e os requisitos da vaga, conheça o perfil dela e conheça também a empresa que está selecionando! Isso ajuda na elaboração do currículo e, depois, na entrevista!

Se você é aluno, veja quais são as atividades que você já realizou como aluno, como estagiário, ou mesmo antes da faculdade, que tenham ligação com o perfil da vaga. Se você é advogado, veja quais atividades foram praticadas durante e depois da faculdade e que podem ser informações úteis para o selecionador. É muito importante conhecer bem você para que a preparação do seu currículo deixe claro quem você é e, além disso, mostre que você tem o perfil necessário ao preenchimento da vaga! Se você conhece o seu perfil e o perfil da vaga terá maiores chances de elaborar um currículo adequado! Isso mesmo, adequação é a primeira palavra de ouro para que seu currículo seja selecionado! A capacidade que um candidato tem de compreender a vaga e destacar no seu currículo aquilo que ele oferece para aquela vaga é sem dúvida uma ferramenta importante! 4 - Como montar o currículo? Algumas características gerais devem ser conhecidas antes de se montar um currículo. Ele deve ser completo (não é sua história de vida, mas completo em relação ao perfil da vaga), objetivo (não é um texto dissertativo, portanto, é mero informativo, pois os detalhes ficam para a entrevista), organizado (dividido em partes que seguem um critério de grau de importância e ordem cronológica) e adequado (ao perfil da vaga, destacando, portanto, o que é essencial). Se você conseguir atingir esses objetivos gerais vai causar impacto inicial, vai gerar boa impressão! Essa é a segunda regra de ouro para alcançar a vaga de estágio desejada: causar boa impressão ao selecionador!

Há vários modelos de currículo na internet, é fácil encontrar um para se orientar inicialmente! Não vou postar um modelo aqui, mas além destas características gerais é possível observar a estrutura básica do currículo para vagas na área jurídica: - cabeçalho e informes pessoais - objetivo do candidato - escolaridade - experiências na área (se houver)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com