TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como fazer pesquisa de mercado

Por:   •  14/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

A X é uma empresa que atua com serviços de pesquisa de mercado. Seus projetos são voltados para a análise de dados, sendo estes projetos realizados através de metodologias desenvolvidas pela própria empresa. Um de seus serviços apresentados na palestra é o Retail Index, sendo este, um tipo de pesquisa quantitativa contínua amostral que, tem como principal público, determinadas empresas que atuam no seguimento de varejo.

O Retail Index tem com uma de suas principais características ser executada em lojas físicas, ou seja, a coleta de dados ocorre no local onde o cliente dispõe seus produtos. Além disso, essa prática pode ser utilizada também em todas as áreas do mercado e contribuir para todas as etapas do ciclo de vida da empresa.

Esse tipo de serviço acompanha a dinâmica de produtos de bens de consumo rápido no varejo, no geral, produtos essenciais e de conveniência. Dentre as principais etapas dessa metodologia a análise de dados mostra-se com a mais importante, pois busca avaliar o comportamento do mercado minunciosamente e além de mostrar a posição competitiva em que o cliente se encontra. Ainda sobre esta etapa, temos como alguns processos e ferramentas utilizadas pela X:

1) Tipo de Pesquisa- Ambiente: Campos (lojas físicas), Lares (residências), Scanning (recebimento de dados dos clientes).

2) Distribuição sem Estoque: indica se houve falta ou sobra de produto.

3) Panorama da Marca: Share Volume, Share Valor, Distribuição Numérica, Distribuição Ponderada.

4) Venda Média: Quantidade vendida por loja (quando a empresa possui vários pontos físicos).

5) Giro de Estoque: Tempo de duração de estoque em dias se mantido o mesmo ritmo de vendas.

6) Dados Causais: Material promocional/publicitário, ponto extra (ilhas de produtos), ponta de gôndola, check-out, entre outros.

Para a aplicação e introdução dessas análises, são feitas as seguintes perguntas iniciais que são responsáveis por desencadear todo o processo de verificação e análise.

a. O que aconteceu?

b. Onde e quando?

c. Por quê aconteceu?

Assim, a X entrega seus resultados de maneira mais assertiva, e mostra não só os pontos de problema, mas pontos de melhoria, vantagens competitivas e sugestões de planos de ação com os resultados obtidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com