TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como você define Micro e Small Business?

Projeto de pesquisa: Como você define Micro e Small Business?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNÇIA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

PERÍODO LETIVO: 2014/1 - 7º SEMESTRE

POLO - MACAÉ

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇAO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESA

TUTOR A DISTÂNCIA:

TUTOR PRESENCIAL: PATRICIA AZEVEDO

ALUNOS:

ELISANGELA ESTEVES DE BARCELOS SANTOS - RA: 33765

VIVIANE AZAVEDO DE A. XAVIER - RA: 337710

HÉLIO RODRIGUES DA SILVA – RA: 345193

ATPS ADMINISTRAÇAO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESA

2014

POLO – MACAÉ

SUMARIO

INTRODUÇÃO..........................................3

ETAPA 1 ....................................................4

ETAPA 2 ...................................................7

ETAPA 3.....................................................9

CONCLUSÃO.............................................13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........14

INTRODUÇÃO

O presente artigo estuda a importância do segmento das micro e pequenas empresas no desenvolvimento econômico do país. Sua perspectiva de crescimento, informações sobre sua geração de emprego, participação no mercado e seu lucro.

As micro e pequenas respondem por 98% do mercado empresarial brasileiro(SEBRAE:2006), por esse motivos, destacam-se também as micro e pequenas empresas como a principal mola impulsionadora das reduções das desigualdades sociais, então, seu estudo torna-se relevante para o conhecimento do atual cenário econômico/social e seu futuro desenvolvimento.

Podemos perceber mais claramente a sua importância ao analisarmos o ciclo do desenvolvimento econômico, que é movimentado pela produção, este influência a formação de novos postos de trabalho, o quelevará a um aumento de renda e por consequência poderá haver um aumento no consumo que precisará de uma maior produção para suprir o aumento desse consumo. O motor desse ciclo, como podemos perceber, está no poder de compra, que vem do aumento de posto de trabalhos, que só serão possíveis com o aumento do setor empresarial no qual é formado em sua maioria por micro e pequenas empresas.

Sendo assim, nosso estudo buscará mostrar o real valor econômico das micro e pequenas empresas e até que ponto ela pode influenciar a economia nacional.

ETAPA 1

Como se define Micro e Pequena Empresa?

O conceito de tributos pode ser encontrado no Código Tributário Nacional (CTN) que em seu art. 3º define: “Art. 3º - Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”.

Um tributo é caracterizado pelos seguintes elementos: Fato Gerador, Contribuinte ou Responsável e a Base de Cálculo. Para que venha a existir uma obrigação tributária, é preciso que exista um vínculo jurídico entre um credor (Sujeito Ativo) e um devedor (Sujeito Passivo), pelo qual o Estado, com base na legislação tributária, possa exigir uma prestação tributária positiva ou negativa. Ou seja, as empresas sempre buscaram repassar a carga tributaria que suportam para o consumidor final.

De acordo com Pesce (2005), denomina-se planejamento tributário a construção de um conjunto de operações, consubstanciadas em negócios ou atos jurídicos ou situações materiais que, em relação a outro conjunto de operações, com o mesmo resultado econômico, representa carga tributária menor e, portanto, resultado econômico maior. Planejamento tributário jamais deve ser confundido com sonegação fiscal, planejar é escolher, entre duas ou mais opções lícitas, aquela que possa dar melhores resultados para a empresa. Enquanto sonegar, é utilizar-se de meios ilegais para deixar de recolher um tributo que é devido, assim como a fraude, a simulação ou a dissimulação, sendo o uso destas considerado como omissão dolosa que tende a impedir ou retardar o conhecimento do fato gerador da obrigação fiscal, da autoridade fazendária.

Quais os desafios do micro e pequeno empreendedor?

São inúmeras as dificuldades enfrentadas pelo empreendedor. Algumas variam de mercado para mercado, mas outras parecem ser bastante comuns para quem se aventura em um negócio próprio.

Segue a baixo alguns desafios para o micro e pequeno empreendedor:

1. Desafios financeiros. Ter acesso a recursos financeiros para criar a empresa, promover seu crescimento economicamente sustentável e manter a estabilidade.

2. Aplicação de recursos. Garantir que os recursos humanos, financeiros e materiais estão sendo aplicados da forma mais otimizada possível ao negócio.

3. Eliminar a sensação de que há coisas demais para fazer e pouco tempo para realizá-las.

4. Ter um plano de viabilidade muito fraco – ou simplesmente não ter um plano de viabilidade do negócio.

5. Criar um plano de negócios que tenha uma estratégia de saída. Ou seja, o empreendedor não deve criar um negócio que amarre completamente sua vida.

6. Desenvolver e alavancar relacionamentos com outras pessoas (incluindo mentores) que podem ajudar e guiar o empreendedor em seu negócio.

7. Usar as novas tecnologias e a internet de forma vantajosa para o negócio.

8. Se concentrar em seus pontos fortes e terceirizar eficientemente as demais tarefas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com