TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como é Tratado O Lixo Na Cidade Onde Moro

Exames: Como é Tratado O Lixo Na Cidade Onde Moro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  3.742 Palavras (15 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

PESQUISA DE CAMPO 5

DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO..................................................................9

CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

INTRODUÇÃO

Reportando-se ao período da Revolução Industrial, percebe-se que o único interesse das empresas, naquela época, era maximizar seus lucros. As pessoas (trabalhadores, clientes,...), enquanto seres humanos, pouco importava para as empresas. Por isso, a exploração da mão-de-obra feminina e infantil era bem mais comum que nos dias de hoje. Foi somente nos anos 30, após a Grande Depressão, que os administradores e o Governo despertaram sua solidariedade para com as pessoas (empregado, clientes e comunidade) e reconheceram que “o poder traz responsabilidade”, sem se desvencilhar dos interesses dos acionistas.

A preocupação com o meio ambiente demorou um pouco mais, até chegar aos dias de hoje tornando-se uma tendência mundial irreversível. Ao longo de várias décadas de desenvolvimento industrial desprovido de cuidados com o meio ambiente, surge o conceito de desenvolvimento sustentável, o qual condiciona o crescimento econômico e a geração de riquezas à preservação do meio ambiente através do descarte correto dos resíduos gerados bem como a reciclagem e reaproveitamento dos resíduos inorgânicos, diminuição e uso racional dos recursos naturais, a fim de garantir as condições de vida adequadas para as gerações futuras e atuais.

Compreender essa mudança de paradigma é vital para a competitividade, pois o mercado está, a cada dia, mais aberto e competitivo, fazendo com que as empresas tenham que se preocupar com o controle dos seus resíduos bem como os impactos ambientais que podem gerar. Este cenário que, a princípio, parece colocar as organizações em xeque, no que diz respeito as suas relações com a natureza, deve ser encarado como uma oportunidade para que elas passem a implementar práticas sustentáveis de gerenciamento, não apenas como uma postura reativa a exigências legais ou pressões de grupos ambientalistas, mas sim com a intenção de obter vantagens competitivas. Os Sistemas de Gestão Ambiental vêm se tornando um grande aliado das organizações que buscam manter seus processos, aspectos e impacto ambiental sob controle.

PESQUISA DE CAMPO: PERGUNTAS RELACIONADAS SOBRE O LIXO NA MINHA CIDADE:

1. Existe algum estudo realizado na sua cidade, que quantificou a produção de lixo?

( x ) Sim ( )Não

Se sua resposta for positiva, quem realizou este estudo?

R: O estudo foi realizado pela empresa Apuanã Gestão em Turismo e Meio Ambiente Ltda.

Empresa contratada pela Mrn para realização de avaliação de área de disposição final de resíduos sólidos e usina de triagem e compostagem de Porto Trombetas.

2. A partir do estudo realizado, qual foi a quantidade de lixo produzida por dia em sua cidade? Caso não haja o estudo, a Prefeitura Municipal (ou outro órgão responsável) tem uma estimativa sobre essa quantidade? Qual é essa estimativa?

R: O controle de entrada de material (lixo), a entrada de material para despejo no local esta sendo feita sem nenhuma fiscalização, pois além dos caminhões de coleta da empresa contratada foi verificado que veículos de empresas terceirizadas também realizam o despejo de material no local e dessas empresas não há registro da quantidade de material depositado, porém estima-se que seja depositado a quantidade total de 7,2 toneladas por dia no local.

3. Existe alguma lei municipal que estabelece a coleta seletiva do lixo na cidade?

( x ) Sim ( ) Não

Se a resposta for positiva, cite o número da lei:

R: Lei 12.305 – Política Nacional de Resíduos Sólidos. 02 de Agosto de 2010.

4. Quantas famílias existem na cidade? Se a coleta seletiva esta implantada, qual a porcentagem dessas famílias atendidas por ela?

R: Sim, esta implantada a coleta seletiva e a mesma atende 100% das famílias moradoras e funcionários alojados no complexo de Porto Trombetas.

5. Quem faz a coleta seletiva, o poder público, uma empresa privada ou alguma associação/cooperativa de catadores de materiais recicláveis? Cite o nome da empresa ou associação/cooperativa?

R: É uma empresa prestadora de serviços do setor privado, GR S.A

Não existe nenhuma associação ou cooperativa de catadores de materiais, também não tem nenhum programa de transferência de renda.

COLETA SELETIVA EM PORTO TROMBETAS

• A adesão da população ao programa de coletas seletiva é fator determinante para o sucesso na reciclagem. O lixo seco pode ser reaproveitável e o lixo úmido compostado. A participação efetiva da comunidade na separação do lixo facilita o tratamento deste lixo na unidade de triagem e compostagem.

• A reciclagem trata o lixo como matéria-primas, a ser reaproveitável para fazer novos produtos e trás benefícios para a população tais como:

• Reduz a quantidade de lixo enviada aos aterros sanitários

• Diminui o consumo de energia

• Contribui para o controle da poluição

• Proporciona uma cidade limpa e Conscientiza os cidadãos a respeito do destino do lixo.

6. Se existir alguma associação ou cooperativa de catadores, responda:

- Nome e data da fundação/constituição?

- Quantas famílias são associadas?

- Qual a quantidade de materiais recicláveis recolhidos por dia?

- O que fazem com eles – venda artesanato, etc.?

- Qual a renda obtida por essas famílias, provenientes dos materiais recicláveis?

- Essas famílias são beneficiárias de algum programa de transferência de renda (federal estadual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com