TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS DA GESTÃO AMBIENTAL NA LOGÍSTICA: ANALISE DO DESCARTE DO LIXO ELETRÔNICO NA CIDADE DE FERRAZ VASCONCELOS.

Pesquisas Acadêmicas: ASPECTOS DA GESTÃO AMBIENTAL NA LOGÍSTICA: ANALISE DO DESCARTE DO LIXO ELETRÔNICO NA CIDADE DE FERRAZ VASCONCELOS.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.873 Palavras (8 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 8

ETEC FERRAZ DE VASCONCELOS

TÉCNICO EM LOGÍSTICA

ALEXANDRE ALVES DE LIMA

GREICE RODRIGUES FREITAS

JOICE ALVES DA SILVA

RONEI BALDUINO

ROSENILDO DA SILVA

ASPECTOS DA GESTÃO AMBIENTAL NA LOGÍSTICA: ANALISE DO DESCARTE DO LIXO ELETRÔNICO NA CIDADE DE FERRAZ VASCONCELOS.

FERRAZ VASCONCELOS

2014

ALEXANDRE ALVES DE LIMA

GREICE RODRIGUES FREITAS

JOICE ALVES DA SILVA

RONEI BALDUINO

ROSENILDO DA SILVA

ASPECTOS DA GESTÃO AMBIENTAL NA LOGÍSTICA: ANALISE DO DESCARTE DO LIXO ELETRÔNICO NA CIDADE DE FERRAZ VASCONCELOS.

Pré-projeto apresentado na disciplina de Planejamento de Trabalho de Conclusão de Curso como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do Técnico em Logística.

Orientador (a): Professor David Lima.

FERRAZ VASCONCELOS

2014

Sumário

1 TEMA 4

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA 4

2. PROBLEMA 7

3. OBJETIVO GERAL 8

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 8

4. JUSTIFICATIVA 9

5. METODOLOGIA 10

6. ESTUDO DE CASO 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 12

1. TEMA

Aspectos da gestão ambiental na logística: Análise do descarte do lixo eletrônico na cidade de Ferraz Vasconcelos.

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A importância da coleta de lixo eletrônico para o município de Ferraz de Vasconcelos tem por objetivo a preservação do meio ambiente e principalmente a preocupação com a saúde publica.

Após realizar varias pesquisas, foi possível identificar a falta de informação e principalmente a conscientização, no qual as empresas omitem informações referentes à composição de seus produtos.

Hoje somos todos reféns desse mundo tecnológico, infelizmente a inovação desses produtos nos deixam cegos a frente dos males que podem causar a nossa saúde e também ao meio ambiente. O mais preocupante é que em determinada época o celular e computador, por exemplo, era limitado a um determinado tipo de usuários, a nível social, a questão financeira prevalecia quando se tratava de aquisição de produto, por ser novidade seus valores eram elevados, com isso a demanda de consumo se tornaria menor.

Mas com a inovação constante desses produtos hoje podemos perceber a mudança estratégica dessas empresas, com o foco na inovação e visando a ampliação de seu publico, sem exceção de classes, nível de acadêmico e principalmente idade, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, não podemos negar que é uma ferramenta útil em nossas vidas, só que podemos pagar um preço caro se não soubermos realmente como é sua composição e quais riscos que estamos expostos.

Segundo o blog ser melhor, o autor Pereira (2014) destaca as substâncias tóxicas dos computadores e celulares e quais os males que causam a nossa saúde e ao meio ambiente.

 CHUMBO – Prejudicial ao celebro e ao sistema nervoso. Afeta sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor.

 CÁDMIO – É um agente cancerígeno. Acumula-se nos rins, no fígado e nos ossos, o que pode causar osteoporose, irritação nos pulmões, distúrbios neurológicos e redução imunológica.

 NIQUEL – Causa irritação nos pulmões, bronquite crônica, reações alérgicas, ataques asmáticos e problema no fígado e no sangue.

 MERCÚRIO – Prejudica o fígado e causam distúrbios neurológicos, como tremores, vertigens, irritabilidade e depressão.

 ZINCO – Produz segura na garganta, tosse, fraqueza, dor generalizada, arrepios, febre, náusea e vômito.

Como pode ser visto nas tabelas, muitos desses componentes são altamente poluentes quando lançados indiscriminadamente no meio ambiente.

Na visão de Pereira (2014) destaca também que o Ministério do Meio Ambiente acredita que, entre 1996 e 1999, tenham sido descartadas, em todo Brasil, 11 toneladas de baterias, cerca de 80% delas tinham a combinação de níquel e cádmio, a mais tóxica;

Outro ponto em destaque desse artigo é o alerta no qual o autor refere-se ao que nós podemos fazer.

Segundo Pereira (2014), esse problema poderia ser resolvido facilmente com algumas informações básicas referentes á vida útil desses produtos, como a funcionalidade e habilidade em reconhecer alguns problemas básicos que podem interferir no desempenho do equipamento. Com isso, associa-se o processo de logística reversa.

A reciclagem será aborda com o propósito de orientar a criação de padrões de coleta seletiva como aborda Trigueiro (2013), jornalista em seu artigo ele destaca entre os principais problemas ligados ao lixo eletrônico, de acordo, com o relatório, estão à ausência de regulamentações para assegurar a segurança dos que lidam com esses produtos descartados e a falta de incentivos financeiros para reciclar detritos eletrônicos de forma responsável.

Outro dado interessante esta em destaque quanto ao descarte de lixo eletrônico, em seu estudo de caso ele destaca o maior centro de descarte e reuso de lixo eletrônico da América latina funciona num galpão de 450 metros quadrados, na Universidade de São Paulo (USP). Para onde são levados até 20 toneladas de resíduos por mês. A maior concentração de metal pesado está nos televisores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com