TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Companhia De Capital Aberta E Fechada

Monografias: Companhia De Capital Aberta E Fechada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  204 Palavras (1 Páginas)  •  443 Visualizações

Companhia Aberta- é aquela em que o capital social é formado por valores mobiliários (ações, debêntures, partes beneficiárias etc.) e são lançados para negociação nas bolsa de valores ou mercado de balcão, devendo ser registrada e ter seus valores mobiliários registrados perante a CVM (Comissão de Valores Mobiliários)

Exemplos:

ELETROPAULO METROPOLITANA ELETRICIDADE DE SÃO PAULO S.A.

NATURA COSMETICOS S.A.

Companhia Fechada- São sociedades pequenas, costuma possuir menos de 20 acionistas e a soma de seus patrimônios é menor do que o estabelecido pela CVM para o registro das S/As de capital aberto. A característica que a diferencia da outra espécie de sociedade anônima é que as ações desta não podem ser negociadas no mercado ou na bolsa de valores. Podem também ser empresas que tinham seu capital aberto e por determinada razão resolveram fechar seu capital deixando de ser negociadas em bolsa.

Exemplos :

REDECARD, AMIL, NET SERVIÇOS

Outra característica interessante da sociedade anônima - aberta ou fechada - é que os dirigentes não podem dispor livremente sobre os lucros da companhia. Existe uma obrigatoriedade legal que determina que parte dos lucros da sociedade deve ser dividido entre os acionistas - são os denominados dividendos obrigatórios - e outra parte, deve permanecer forçosamente na própria companhia – reserva legal, dentre outras.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com