TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Companhia Fechada

Trabalho Universitário: Companhia Fechada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  495 Visualizações

Companhia Fechada

Obtém recursos entre os próprios acionistas para formação de seu capital proprio . É a sociedade tradicional restrita a pequenos grupos.

Não se negocia na bolsa, os sócios tem contato entre si, é um grupo fechado (amigos e familiares)

Obrigatoriedades das S/A

Assembleia Geral

É a reunião dos acionistas quando convocada tem poderes para decidir sobre todos negócios relativos ao objeto da empresa e outros assuntos. Anualmente nos quatro primeiros meses seguintes ao término do exercício, há reunião dos acionistas que se denomina (AGO) Assembleia Geral Ordinária. Quando houver necessidade de outra assembleia será (AGE) Assembleia Geral Extraordinária.

Ata e Convocação

É o resumo dos assuntos discutidos e deliberados nas Assembleias, que será lavrado em livro próprio e publicado em jornal.

Publicação das Demonstrações Financeiras

Tanto S/A de capital fechado, como a S/A de capital aberto devem publicar as Demonstrações financeiras no Diário Oficial e em outro jornal de grande circulação (semestralmente).

Evidencia maior transparência nas informações, dando mais credibilidade para essas empresas na sociedade.

Conselho de Administração

É composto por no mínimo 03 acionistas, cujo objetivo é ajudar a Diretoria nas estratégias da companhia. É facultativo, sendo obrigatório somente na Companhia aberta, sociedade de capital autorizado e sociedade econômica mista.

Diretoria

É o órgão que governa a companhia e executa as determinações na Assembleia Geral e do conselho de administração, é composta por no mínimo duas pessoas (acionistas ou terceiros por estes contratados)

Conselho Fiscal

É quem fiscaliza e controla os órgãos da Administração. É obrigatório, mas o seu funcionamento depende da vontade dos acionistas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com