TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Companhia Siderúrgica Nacional

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)

A empresa

A companhia foi fundada em 9 de abril de 1941 pelo presidente Getúlio Vargas. No entanto, suas atividades foram iniciadas somente em 1º de outubro de 1946. A CSN é muito importante no processo industrial brasileiro por ser a primeira produtora integrada de aço plano no Brasil. Sua privatização aconteceu em 1993 e, mesmo assim, continuou fazendo histórias.

O ano mais marcante para a empresa foi o de 2011 o qual rendeu mais lucro em toda história da empresa, com um aumento de 14%, a receita líquida atingiu o recorde de R$16,5 bilhões e o lucro líquido cresceu 46% chegando a R$3,7 bilhões. Por conta disso, o investimento em seu desenvolvimento aumentou e o número de funcionários era acerca de 21 mil no final de 2011, crescimento de 8% sobre o ano anterior.

Com os investimentos sobre a empresa, a área de atuação não era só siderúrgica e metalúrgica, mas também a produção de cimento e a geração de energia “Com capacidade de produção anual de 5,6 milhões de toneladas a CSN concentra suas atividades em siderurgia, mineração, infraestrutura e cimentos, o mais recente negócio da CSN, lançado em maio de 2009”. Em Volta Redonda, seu principal reduto. Foram construídas a fábrica de cimento e a central termoelétrica, além de participações em duas usinas hidrelétricas em Minas Gerais e Santa Catarina.

A sua principal unidade é a Usina Presidente Vargas, em Volta Redonda, Região Médio Paraíba do Estado do Rio de Janeiro. Possui participação na MRS Logística, concessionária da ferrovia que interligaas minas do chamado “Quadrilátero Ferrífero’’, em Minas Gerais, ao porto de Itaguaí, no município de Itaguaí (RJ), em que a CSN administra dois terminais: Terminal de Granéis Sólidos (Tecar) e o Terminal de Contêineres (Sepetiba Tecon), sendo um deles para exportação de minérios de ferro e importação de carvão e coque utilizados no processo siderúrgico.

“A Companhia continua a apostar em inovação, na melhoria de seus produtos e serviços e no diálogo com os clientes.

Por conta dessa postura, foi escolhida a Fornecedora do Ano pela GM Brasil”.

Conforme o site da CSN, “A estratégia integrada e alinhada ao negócio principal assegura posição de liderança no setor siderúrgico brasileiro. A aquisição dos ativos da Heartland Steel, constituindo a CSN LLC, nos Estados Unidos, em 2001, marcou o início do processo de internacionalização da CSN. Atualmente, entre seus ativos a empresa conta com uma usina siderúrgica integrada, cinco unidades industriais, sendo duas delas no exterior (Estados Unidos e Portugal), minas de minério de ferro, calcário e dolomita, uma forte distribuidora de aços planos, terminais portuários, participações em estradas de ferro e em duas usinas hidrelétricas. Com uma gestão firme e inovadora, a empresa acredita na força empreendedora do capital nacional e no enorme potencial brasileiro de competitividade no setor siderúrgico. O aço da CSN está presente em diversos segmentos, entre os quais se destacam o Automotivo, Construção Civil, Embalagem, Linha Branca e OEM, fornecidos para clientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com