TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Supervisionado Na Companhia Nacional De Abastecimento - CONAB.

Exames: Relatório De Estágio Supervisionado Na Companhia Nacional De Abastecimento - CONAB.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  2.633 Palavras (11 Páginas)  •  897 Visualizações

Página 1 de 11

Relatorio Estagio Supervisonado

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Instituto Dom José de Educação e Cultura

Curso: Administração de Empresas

Disciplina: Estagio Supervisionado I

Professor: Antonio Jansen Ferreira Silva.

Relatório de Estágio Supervisionado na Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB.

Brunno Rodrigues da Silva

Quixeramobim-Ce

Dezembro 2010.

Instituto Dom José de Educação e Cultura

Curso: Administração de Empresas

Disciplina: Estagio Supervisionado I

Relatório de Estágio Supervisionado

Brunno Rodrigues da Silva

Projeto de Relatório de Estágio elaborado por exigência da conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado sob a orientação do professor Antonio Jansen Ferreira Silva.

Quixeramobim-Ce

Dezembro 2010.

1. Delimitação da área:

- Administrativa

2. Delimitação do tema:

- Falta de Qualidade no serviço público

3. Problema:

- Porque a burocracia atrasa o serviço publico?

Diante desse questionamento podemos notar que esse atraso se dar basicamente em virtude das pessoas que estão inseridas no serviço publico adiarem as decisões a serem adotadas, voltando-se para si mesmo e perde a noção de sua missão, que é servir a sociedade.

4. Objetivos:

a) Gerais:

• Pretende-se, com a realização do presente trabalho, mostrar como o serviço publico tem que se tornar mais flexíveis, adaptáveis, coerentes e que precisa racionalizar atividades, buscando desta maneira formas criativas de agir.

b) Específicos:

• Descrever o cenário atual da administração pública e a importância de melhoria na sua qualidade;

• Apresentar ações voltadas à valorização das pessoas na administração publica;

5. Justificativa

O governo é o mecanismo que a sociedade utiliza para tomar decisões, é a forma de prestar serviços em beneficio de todo o povo. Todavia, os órgãos governamentais com suas extensas burocracias centralizadas e padronizadas, preocupada com normas e regulamentos, sujeitas à cadeia de comando hierárquico e prestando serviços uniformes, não estão à altura dos desafios de uma sociedade baseada no conhecimento e na informação que se transforma com rapidez.

A maioria das instituições governamentais é obrigada a executar tarefas cada vez mais complexas, em ambientes que mudam rapidamente, para clientes que exigem opção e qualidade. Mesmo assim, pouco tem sido feito para tornar as organizações públicas mais ágeis e modernas.

6. Metodologia

6.1- Criação e atividades da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab.

A empresa contribui para a regularidade do abastecimento e garantia de renda ao produtor rural, participando da formulação e execução das políticas agrícolas e de abastecimento. O surgimento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) representou uma racionalização da estrutura do Governo Federal, originou da fusão de três empresas públicas, sendo elas: Companhia de Financiamento da Produção (CFP, instituída no ano de 1943, por meio do Decreto Lei N° 5.212, de 21/01/1943) Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal, criada no ano de 1962, nos termos da Lei Delegada n° 06, de 26/09/1962)),) e a Companhia Brasileira de Armazenamento (Cibrazem, instituída por forca da Lei Delegada n° 07, de 26/09/1962), que atuavam em áreas distintas e complementares, quais seja abastecimento, fomento à produção agrícola e armazenagem, respectivamente.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está presente em todas as regiões brasileira, que acompanha a trajetória de produção agrícola, desde o plantio até a mesa do consumidor. A atuação da Companhia contribui com a decisão do agricultor na hora de plantar, colher e armazenar e segue até a distribuição do produto no mercado, fase em que a garantia dos preços mínimos oferecidos pelo governo é traduzida em abundância no abastecimento e estímulo à produção. As operações realizadas pela Conab são coordenadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Para estas ações, a Companhia realiza estudos e estatística dos preços, assim como os levantamentos de custos de produção da agropecuária, a expectativa de plantio e de colheita de grãos, além do volume e localização de estoques públicos e privados de uma gama de produtos. A estimativa da produção sucroalcooleira e outras informações pertinentes são estendidas também à safra de café e de cana-de-açúcar.

No que diz respeito à definição das políticas públicas para o abastecimento alimentar no país, no âmbito da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), a Companhia é responsável por sua execução. A atuação se faz por meio da Aquisição do Governo Federal (AGF), instrumento capaz de equilibrar a renda do produtor rural, do agricultor familiar e de suas cooperativas, frente a oscilação do preço no mercado.

Na prática, isso significa comprar produtos agrícolas, formar estoques e vendê-los na hora certa para regularização do mercado consumidor. Nas economias em que a agricultura tem papel relevante, como, por exemplo, na agricultura familiar, existe a preocupação em estabelecer políticas de sustentação de renda para o setor. O governo brasileiro conta com mecanismos para corrigir as distorções próprias da atividade. Isso ocorre ao se reduzir o excesso eventual de oferta, num período crítico para o produtor, ou devolver esse excedente ao mercado na entressafra, atenuando, assim, o impacto da elevação dos preços ao consumidor. Esse conjunto de ações que traduzem a prática da PGPM é uma importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com