TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Do Enfermeiro

Ensaios: Competencias Do Enfermeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

As Competências Gerenciais dos Enfermeiros

A constituição do saber administração na enfermagem deu-se a partir d a necessidade de organizar os hospitais.

Dentro da equipe multiprofissional o enfermeiro assume o papel de gerente, além de suas tarefas relacionadas ao cliente, cabe a ele gerenciar recursos físicos, materiais, humanos, financeiros, políticos e de informação dentro de uma instituição de saúde.

É, portanto exigido que seja competente no que faz, tenha conhecimentos teórico e prático das tarefas a ele estabelecidas, bem como transmita confiança e segurança para toda equipe. Dessa forma podemos dizer que uma das funções do enfermeiro é administrar as funções desempenhadas pela sua equipe.

O enfermeiro como gerente exerce papel de liderança, capacidade de resolver os problemas a ele impostos, tanto pela instituição de saúde onde trabalha, quanto aos clientes. Hoje em dia cada vez mais na graduação de enfermagem é focado a administração e aspectos gerenciais, pois tem se percebido o quanto é importante e a necessário nessa área.

Administrar significa tomar decisões em projetos desenvolvidos pelos gestores e com qualidade os colocar em prática de maneira eficiente, por outro lado o trabalho de o gerenciamento, ajuda a qualificar de maneira produtiva, levando em conta o profissional de saúde, a sua integridade física e mental, colocando em prática conhecimentos de uma melhor maneira de desempenhar uma tarefa.

Nos últimos anos o planejamento tem sido de fundamental importância para a equipe de saúde, pois com base nele consegue-se, tomar decisões, aprimorar o trabalho da equipe, distribuir tarefas e organizar melhor o ambiente de trabalho.

O enfermeiro tem que estar apto a tomar iniciativas, cada vez mais tem ocupado espaço dentro dos hospitais, promovendo educação continuada para as equipes de saúde, alem de ser responsável por assistenciais dentro das instituições de saúde.

Competências gerenciais de enfermeiras: um novo velho desafio?, disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v15n3/v15n3a13.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2011.

Gerência e competências gerais do enfermeiro, disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v15n3/v15n3a15.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com