TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Profissionais

Artigos Científicos: Competencias Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  4.014 Palavras (17 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 17

Uniderp - Centro de Educação a distancia

Luciana A Santos Fernandes – RA: 3316521063 – 3º ano – 4º semestre

Marta da Silva Alves – RA: 3306495283 – 3º ano– 4º semestre

Psicologia Social

Curso: Serviço Social letivo: 2012/3°

3º Ano - Semestre: 4º

Disciplina: Psicologia Social

Professor Ma. Helenrose A. da s. Pedroso Coelho

Tutor presencia: Sandro Ilídio

São José dos Campos – 2012.

SUMÁRIO

1 Introdução: 1

2 Etapa 1 – analise tropa de elite 1

3 Etapa 2 – Conflitos Sociais 3

4 Etapa 3 – Formação de um grupo e suas características 5

5 ETAPA 4 – Considerações finais 10

6 Bibliografia 11

1 INTRODUÇÃO:

A construção deste trabalho visa mostrar, como nosso país esta doente, os que foram formados para nos proteger, e acabar com o trafico, por algum dinheiro se vendem e aceitam propina de traficantes que serão talvez o pai adotivo do filho de um destes policiais, que subirão nos morros para compra as drogas.

Falta de caráter, talvez, mais posso dizer que é mais falta de um sistema operacional sadio, onde policiais tenham salários dignos, reciclagem, folgas e férias, e a implantação de projetos sociais.

Tirar estes jovens do trafico e incluí-los na sociedade, não é trabalho fácil, pois para estas crianças, adolescentes e jovens, o tráfico é uma alternativa que receberam, e que não recebem da sociedade. Hoje o que a sociedade esta negando para estes jovens infelizmente é oferecido pelo trafico de drogas.

Mais ainda a tempo de ajuda-los e não vermos mais crianças e adolescentes morrendo sem nenhuma perspectiva de vida. Faremos nós a parte que nos cabe.

2 ETAPA 1 – ANALISE TROPA DE ELITE

O Filme ``Tropa de Elite´´, trata especificamente de problemas sociais,no filme é demonstrada a realidade vivenciada pelos policiais do Batalhão de Operações Especiais da policia Militar do Rio de Janeiro.No filme, narrado pelo Capitão Nascimento,diz que o Rio de Janeiro tem mais de setecentas favelas, e as armas que são usadas em outros países para fazer guerra,é usada aqui no Rio pelas facções criminosas.

Vimos que o Estado de Direito não está presente, mais sim o Estado Paralelo, tendo em vista a ausência do Estado (Poder Público) em oferecer aos integrantes das favelas a devida assistência. O Poder paralelo, basicamente dividido pelas facções Comando Vermelho e Terceiro Comando, é a mais pura expressão da tirania, eles dividem o Rio de Janeiro em dois estados, comandados por autoridades opostas. É uma cidade em guerra.

A ineficiência do Estado em viabilizar o exercício de direitos individuais fundamentais que são garantias previstas na Constituição Federal, tais como saúde, educação, lazer, entre outras, esta ausência de oportunidades é derivada de um estado Capitalista, o impulso pelo consumismo incentivado e prestigiado por este mesmo sistema, e por muitas vezes a ausência de freios morais de pessoas que foram criadas em lares desestruturados.

Portanto, o assunto proposto pelo filme é a guerra que a policia carioca move contra os traficantes de drogas encastelados nos morros favelizados da cidade, coloca os bandidos como realmente bandidos, e não como os protetores da favela, o filme retrata que há muitos policiais corruptos, porém há aqueles que são honestos e compromissados com a sociedade, vimos também que, se existe traficante é porque há milhares de consumidores que os bancam, mostra que a população muitas vezes compactua com o trafico,retrata também a situação de pressão e estresse que o estado permite a seus policiais, não repassando a eles seus direitos como férias, folgas e até mesmo um salário digno.

“A psicologia social deste século nos ensinou uma importante lição:usualmente não é caráter de uma pessoa que determina como ela age, mas a situação na qual ela se encontra.

Stanley Milgran(1974)-Psicólogo Americano”

O Filme nos mostra que, por ser excluído da sociedade, o povo da favela criou sua própria cultura e veremos algumas manifestações culturais apresentadas no filme, porém antes precisamos entender o que é Cultura; E Porque o Homem é um Ser Cultural?

O homem é um ser cultural, ele produz, reproduz e cria cultura, por fazer parte de uma sociedade onde estão presentes costumes, valores, crenças e saberes, e que estão em constante mudança,e estes processos culturais interferem diretamente as nossas vidas.

Entre nós e os animais da Terra há muitas semelhanças biológicas, genéticas, psicológica, porém a também muitas diferenças, mais uma delas, a Cultura é essencial.

Vários outros seres podem ser produtivos ou sociais, mais só o ser humano é um ser cultural, por ser capaz de consciente e intencionalmente reproduzir o seu mundo,que não existe por si mesmo, mais por ser entendido pelo homem, este elemento que nos diferencia dos outros seres, nossa capacidade de interferir , criar e recriar o mundo,tudo que aprendemos e as ações que realizamos formam o conjunto de elementos que caracterizam a cultura,fazendo de nós seres culturais.Esse processo de refazer e ressignificar é um dos traços culturais mais significativos do Ser Humano,podemos dizer que é nossa marca distintiva.

Podemos dizer que cultura são um conjunto de significados, atitudes e valores partilhados e formas simbólicas (apresentações, objetos artesanais),em que eles são expressos, que são construídos socialmente,variando portanto de grupo para grupo e de uma época a outra. No início do filme, mostra um baile funk,uma das manifestações culturais de grande impacto em todo o Brasil.Vimos também à arte, que é ensinada nas ONGs.

Finalizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com