TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Profissionais

Dissertações: Competencias Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  3.675 Palavras (15 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Competências Profissionais”, sob orientação do professor-tutor à distância Tatiane Heiffig Borges Bispo.

SOROCABA

2013

INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentamos o desafio de educar, e principalmente o de educar através do lúdico, e que embora o brincar sempre tenha feito parte do cotidiano infantil, nem sempre lhe foi dada a devida importância.

Mesmo sabendo que a presença das atividades lúdicas vem desde os tempos primitivos, pois têm evidências disso através de brinquedos e brincadeiras infantis.Neste trabalho apresentamos as brincadeiras letras do alfabeto e a música que ensina de maneira alegre e divertida.

E certamente nosso maior objetivo é compreendermos e reconhecermos o ato de brincar com prática social principalmente na alfabetização para a construção do conhecimento.

Durante muito tempo, o brincar era visto apenas como recreação. Somente após muitos anos rompeu-se com esse pensamento e que assim atribuíram um valor especial e cognitivo ao brincar infantil.

Através deste trabalho tivemos a oportunidade de conhecer melhor a união entre a educação e ludicidade e assim poder trazer grandes contribuições no que se refere a formação da criança na alfabetização. Obtivemos resultados satisfatórios com relação ao nosso tema para que assim possamos dar nossa parcela de contribuição.

ETAPA 1

PERFIL DA ESCOLA “X” E DISCUSSÃO SOBRE A SITUAÇÃO RELATADA.

Em uma sala de aula, com alunos com dificuldades de leitura e aprendizado, cabe ao professor determinar atividades que levem o aluno a interagir com a escrita e a leitura, para que ele possa entender a aprender.

O professor poderia elaborar praticas divertidas para os alunos assimilarem melhor o conteúdo que precisa ser ensinado, Avaliar o nível de alfabetização e as intervenções mais adequadas para cada aluno.

Antes mesmo de entrar na escola, as crianças já estão cercadas por textos, mas o contato com eles depende dos hábitos de cada família a turma do 3 ano vai apresentar uma variedade enorme de saberes. Cabe ao professor usar disso para ensina-los

HIPÓTESE 1

Aprender a ler e escrever as vezes é uma tarefa muito difícil de ensinar às crianças, pois quando estão na faixa etária de 5 a 8 anos ainda são muito dispersas.

Então a melhor forma de ensinar uma criança a escrever é fazendo o que elas mais gostam, brincadeiras. Não existe melhor método de ensinar uma criança a escrever do que brincando.

Para ensinar a escrever brincando é preciso de:

• Jogos;

• Livros infantis;

• Ilustrações de personagens infantis;

• Apostilas ilustradas;

• Fazer brincadeiras em grupo.

Saiba com detalhes sobre os itens descritos acima:

JOGOS: São instrumentos fundamentais e muito importantes para auxiliar os professores no ensino das crianças. Todos os jogos infantis como: quebra-cabeça de letras, caça palavras, jogo de forca, entre outros, são muito importantes para que a criança se interesse em tentar escrever. O educador poderá fazer estes jogos com todas as crianças em sala de aula, desafiando a criança a escrever o que se quer falar. Além disso, esses jogos são divertidos e fazem com que a criança comece a identificar letras e formar sílabas.

LIVROS INFANTIS: A leitura em voz alta é uma ferramenta muito eficaz para que a criança se interesse por histórias infantis. Estas historinhas ficam gravadas no imaginário infantil e além de divertir, causam um profundo interesse da criança em aprender a ler e escrever.

ILUSTRAÇÕES DE PERSONAGENS INFANTIS

Mostrar ilustrações e brincar de adivinhar o nome do personagem, objeto, fruta ou qualquer outra figura, também é uma forma divertida de aprender a escrever brincando. O educador poderá desafiar a criança a tentar escrever o nome da ilustração.

APOSTILAS ILUSTRADAS

As apostilas são ferramentas muito importantes para a alfabetização das crianças, e quando possuem ilustrações infantis são ainda mais interessantes. Uma boa apostila dever ser bem ilustrada e destacar cada letra do alfabeto, além disso, deve conter muitos exercícios de fixação, o que também torna o aprendizado eficaz e acima de tudo divertido, pois crianças adoram ver ilustrações.

FAZER BRINCADEIRAS EM GRUPO

É um dos métodos mais divertidos de se aprender a escrever. Atividades dinâmicas com brincadeiras como: mímica, brincadeiras de adivinhação de palavras, entre outras, são muito interessantes. O educador deve distribuir lápis e papel, e fazer com que a criança escreva o que ele está fazendo, que continue uma história inacabada, ou que tente adivinhar a mímica, escrevendo no papel o que ela acha que está sendo representado. Existem instrumentos interessantes e que auxiliam no aprendizado como: aparelhos de som, vídeos e cronômetros.

Enfim, cabe a cada educador estabelecer o seu método de ensino. Mas todos devem ser divertidos e interessantes para as crianças, pois além de aprender elas podem brincar e assim adquirir o hábito de se dedicar as lições escolares.

ETAPA 2

TEMA : APRENDENDO A LER E A ESCREVER BRINCANDO.

Publico alvo: crianças do 3 ºano.

Ensinar as crianças a lerem com massinhas de modelar. As crianças irão formar as letras com as macinhas, e formar palavras com a intervenção do professor.

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE ENSINO DE APRENDIZAGEM :

Quando utilizamos a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com