TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Profissionais

Monografias: Competencias Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  2.270 Palavras (10 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 10

Daiana Maria Alexandre Rocha

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Faculdade Comunitária – Unidade II

Campinas

2010

Daiana Maria Alexandre Rocha

TEMAS CONTEMPORÂNEOS

Trabalho apresentado para avaliação da disciplina Competências Profissionais no curso de Administração de Empresas referente ao Programa de Compensação de Ausência (Licença Maternidade) sob orientação do Prof. Ronaldo Carvalho.

Campinas

2010

SUMÁRIO

Tecnologias de Gestão 04

Arquitetura Organizacional 05

Visão Sistemática 06

Ética e Responsabilidade Social..................................................................................... 08

Governança Corporativa................................................................................................ 10

Gestão do Conhecimento ............................................................................................ 12

Gestão do Capital Intelectual.......................................................................................14 Conclusão 15

Referências Bibliográficas..............................................................................................16

Tecnologias de Gestão

Astecnologias de Gestão são meios que auxiliam os gestores buscando melhorias para o desempenho da organização.

São exemplos de Tecnologia de Gestão:

• Gestão Contemporânea da Qualidade

• Terceirização

• Benchmarking

• Reengenharia

• Empowerment

• Gestão e Organização Horizontal

• Aprendizagem Organizacional

Arquitetura Organizacional

A Arquitetura Organizacional de uma empresa pode ser definida como todos os princípios e padrões de uma empresa que a orientam para as quais atividades executar e decisões tomar, para que ela possa executar uma estratégia pré-estabelecida. É preciso entender seu negócio, seu ramo e o mercado no qual se encontra (ambiente externo), seus processos, sistemas de informação e capital humano (ambiente interno), e alinhar tudo com suas estratégias organizacionais, para atingir os objetivos desejados .

Resumindo, é preciso alinhar a sua estratégia a todo seu contexto.

Outra definição para a arquitetura organizacional de uma organização seria entendendo – a como um conjunto de características relativas ao seu tipo, tamanho, sistema produtivo utilizado, ferramentas dos gestores, grau de informatização, estrutura e capacitação de recursos humanos. Ela pode vir a determinar o quão flexível uma empresa é, principalmente nas implementações de estratégias diferentes, bem como sua capacidade de inovação.

Essa arquitetura deve ser muito bem estruturada, pois ela é que vai acelerar e facilitar futuros projetos, processos de inovação, e posteriores transformações no âmbito organizacional. Para tanto é preciso que existia confiança entre os funcionários compromisso com os propósitos organizacionais, colaboraçãocom idéias e projetos, conexão com o que a empresa deseja para o futuro, visão do que pode vir a ocorrer no mercado, e muito estudo.

Visão Sistemática

Um sistema é um conjunto de partes interdependentes que atuam visando a um objetivo comum. As partes podem ter objetivos bem-definidos e nenhuma liberdade para ação individual, como nos sistemas mecânicos, ou exercerem a sua vontade, seguindo ou não os papéis que lhes foram destinados, como nas organizações humanas. No segundo caso, a luta pelo poder individual leva, no limite, à desnutrição da organização como sistema humano.

A sobrevivência da organização depende de ações coordenadas e harmônicas das pessoas que a compõem. Para administrá-la, é preciso que haja uma missão forte, capaz de tocar os corações, e visões de futuro compartilhadas.

Ter visão sistêmica implica trabalhar em equipe, e não em bando, ou em grupo apenas. A equipe é um conjunto de pessoas que se aplicam a um trabalho. Na equipe não se dá atenção apenas às tarefas, mas, sobretudo, às relações entre as pessoas. A equipe mantém a sua união pela confiança mútua, amizade e solidariedade. O mais forte abdica-se da ostentação do seu poder pela união de todos. O mais fraco é ajudado a encontrar uma tarefa adequada, na qual possa dar o melhor de si. Cada membro da equipe contribui para a coletividade com aquilo que tem de ser melhor.

Ter visão sistêmica implica, também, procurar conhecer, tão detalhadamente quando possível, a influência das variáveis que afetam significativamente os resultados do sistema a curto e longo prazo. Sabe-se que 80% dos resultados podem ser creditados a 10% das variáveis, sendo esse fato um alerta para se aplicar aatenção, primariamente, nas variáveis mais importantes para compreender o sistema e controlá-lo num primeiro momento. Aperfeiçoar o controle exige aprofundamento posterior no conhecimento das muitas variáveis restantes que, entretanto, só afetam pequena parte dos resultados. Nisso, porém, poderá estar a vantagem competitiva em relação ao concorrente.

Os sistemas abertos, como as organizações humanas, são dinâmicos e não podem ser tratados como se fossem estáticos; daí a necessidade de interferir nele com conhecimento de causa e de olho no futuro.

Por meio da visão sistêmica, fica fácil compreender o porquê de se levar em consideração, de forma equilibrada, as necessidades dos clientes, dos empregados, dos acionistas e da sociedade em geral. Não fazê-lo poderá estar associado a três grandes possibilidades: a ética da esperteza; saúde mental deficiente ou falta de conhecimento.

Ética e Responsabilidade Social

É crescente o movimento pela ética e responsabilidade social das empresas. Multiplicam-se os eventos nacionais e internacionais com o objetivo de discutir conceitos, práticas e indicadores que possam efetivamente definir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com