TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Profissionais

Artigos Científicos: Competencias Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

Elabore um texto que:

a. Apresente e explique duas justificativas pedagógicas que deverão fundamentar a resposta de Renata a Alice.

b. Explique a persistência do analfabetismo funcional, a despeito do trabalho pedagógico realizado nas escolas.

A atitude da professora foi totalmente correta, mesmo sem saber ler ou escrever as crianças já vivem em contato com o mundo letrado, seja através de livros de histórias, os quais infelizmente, a maioria não tem em casa, ou através de rótulos de embalagens, cartazes nas ruas ou em papéis de embrulho enfim, de alguma maneira existe esse contato. Apesar das crianças no primeiro ano, estarem iniciando sua alfabetização e ainda não possuirem o domínio do sistema da escrita ou uma leitura de forma fluente, já trazem de casa um conhecimento prévio referente à linguagem e a escrita, cabe ao professor aproveitar e trabalhar este conhecimento tornando o processo de aquisição da leitura e escrita significativo. Não basta apenas representar ou decodificar códigos, trata-se de um processo interno, ou seja, a criança adquiri o domínio da leitura e escrita quando atribui sentido ou significado ao que está fazendo. Sendo assim, apresentar texto que fazem sentido e trazem significados a crianças, como jornais, revistas, gibis, receitas, etc., que fazem parte de sua prática social despertando o prazer e o interesse das mesmas pela leitura e escrita.

Infelizmente percebo que hoje os alunos são promovidos através da progressão continuada, mesmo sem saberem ler e escrever de verdade, durante os estágios, ouço algumas professoras reclamando desse fato. Existe um pensamento de que o aluno que não aprendeu neste ano tem mais alguns anos pela frente para concluir sua aprendizagem, me parece que alguns professores se apropriam desta fala, e deixam alguns alunos de lado. Assim não existe mais um grande número de alunos que repetem, porém os repetentes foram substituídos pelos analfabetos funcionais, aqueles que mal sabem escrever, lêem com dificuldade alguns até lêem soletrando, mas, não compreende o que de fato está escrito. Cabe ao professor avaliar sua prática e repensar seus conceitos sobre o ensinar a ler e escrever, transformando o processo de aquisição do sistema alfabético de forma que atribua significado as crianças a partir do que as mesmas atribuem sentido, despertando assim o prazer e o interesse pela leitura.

O analfabetismo funcional persiste entre os jovens brasileiros: 15% deles não têm habilidades de leitura e escrita compatíveis com sua escolaridade.

Revista Nova Escola.

Referências bibliográficas

http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/avaliacao/uma-lenta-caminhada-analfabetismo-funcional-alfabetismo-inaf-instituto-paulo-montenegro-leitura-escrita-518768.shtml

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com