TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Profissionais

Pesquisas Acadêmicas: Competencias Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

O objetivo deste trabalho é estudar os modelos de gestão de competências que são processos de gerenciamento que visam reconhecer, manter e ampliar conhecimentos, habilidades e atitudes positivas no trabalho. Veremos também sobre ética profissional, estratégia dinâmica e competitiva e por fim sobre tecnologia de informação. Geralmente as empresas adotam estes modelos em busca de aprimoramento, inovação e aprendizagem organizacional, acreditando que os recursos humanos são peças estratégicas e representam oportunidades de investimento, especialmente quando o objetivo é a competitividade.

.

2. TEORIAS DA AMINISTRAÇÃO E PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

2.1 Significado da palavra Administração

Administração é como agimos ao administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções focadas para organizar, maximizar lucros e rendas ou adequar qualquer prestação de serviço.

Em uma organização, o ato de administrar significa planejar, organizar, coordenar e controlar tarefas visando alcançar produtividade, bem-estar dos trabalhadores e lucratividade, além de outros objetivos definidos pela organização.

2.2 As variáveis da Administração no decorrer da história

As variáveis são os principais componentes do estudo da administração na organização de uma empresa. Uma complementa a outra, sendo assim uma é influenciada pela outra, são cinco variáveis básicas da teoria geral da administração:

• Ênfase nas tarefas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais.

• Ênfase nas estruturas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da configuração e estruturação das organizações.

• Ênfase nas pessoas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada na sobre as pessoas e suas atividades dentro das organizações.

• Ênfase na tecnologia: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da aplicação bem-sucedida da tecnologia na atividade organizacional.

• Ênfase no ambiente: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que busca a adequação das organizações às demandas e situações que ocorrem em seu contexto externo.

2.3 Principais teorias Administrativas

Teorias Administrativas Foco de

Estudo Consistência

do estudo Principais críticas

Administração Científica

(Taylor – 1903)

Nas tarefas Aplicação do

método científico

na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos Ignorar as necessidades dos trabalhadores; transformar o homem em uma máquina; tratar os indivíduos como um só grupo

Teoria Clássica (Fayol – 1916)

Na estrutura

Olhar sobre todas as esferas da organização, bem como na direção de aplicação do topo para baixo. Obsessão pelo comando; a empresa como sistema fechado; manipulação dos trabalhadores; a inexistência científica das concepções

Teoria Neoclássica

(1954)

Na estrutura Estudo eclético e

pragmático, baseado na atualização e no

redimensionamento da Teoria Clássica e na ênfase colocada nos objetivos.

De que a Teoria Clássica foi desenvolvida sem comprovação científica.

Teoria da Burocracia

(Weber – 1909)

Na estrutura Estudo baseado nos trabalhos de Max Weber; descreve as características do modelo burocrático de organização. Consideram ultrapassado o seu sistema de controle, que não é capaz de resolver os conflitos internos.

Teoria Estruturalista

(1947)

Na estrutura e no ambiente

Estudo baseado na sociologia organizacional; procura

consolidar e expandir os horizontes da administração. Ampliação da abordagem; Ampliação do estudo para outros campos; Convergência de várias teorias; Dupla tendência teórica.

Teoria das Relações

Humanas (1932)

Nas pessoas

Estudo iniciado com a experiência de

Hawthorne; combatia os pressupostos clássicos através da ênfase nas pessoas e nas relações humanas. Apresentação uma visão inadequada dos problemas de relações industriais;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com