TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Profissionais

Monografias: Competencias Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

NOME Jeniffer Robles Magdalena

RA 4200056528

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

Atividade Colaborativa

Atividade desenvolvida para a disciplina Competências Profissionais apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Ana Cristina Tavares Pimenta.

Anhanguera Educacional

2014

Aspectos relevantes sobre o desenvolvimento da oralidade da criança.

Sendo a Linguagem oral o principal instrumento de comunicação o homem esta dependente dos símbolos verbais e sendo assim para saber se expressar ele necessita de um bom desenvolvimento da linguagem. Desenvolvimento que nas primeiras séries é de extrema relevância para adquirir habilidades de fala, leitura e escrita, além da própria compreensão das mesmas. Ao educador cabe o papel de criador de situações autenticas de comunicação e formatação de estímulos necessários para a fala e a organização das ideias para depois os educandos transmiti-las.

O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil Diz que:

A aprendizagem oral possibilita comunicar ideias, pensamentos e intenções de diversas naturezas, influenciar o outro e estabelecer relações interpessoais. Seu aprendizado acontece dentro de um contexto. Quanto mais as crianças puderem falar em situações diferentes, mais poderão desenvolver suas capacidades comunicativas de maneira significativa (1998, vol.3, p. 120).

Sabemos que muitos professores não têm dado a devidaimportância ao trabalho da oralidade em sala de aula. Neste contexto ainda temos a mutação da língua que nas últimas décadas se tornou mais aparente. Como trabalhar estes aspectos nas séries iniciais se tornou mais um desafio. A oralidade da criança é de total importância para o desenvolvimento dela.

Análise sobre a formação do leitor e do escritor.

O leitor utiliza na leitura o que ele já sabe com conhecimento adquirido ao redor de sua vida. A interação de diversos níveis de conhecimento, como o conhecimento linguístico, o textual, o conhecimento de mundo é que o leitor consegue construir o sentido do texto. A vivencia é parte primordial na formação do leitor/escritor. Além da forma culta para a escrita, não existe escritor sem vivencia para que ele se comunique. Nas primeiras séries é claro que os educandos não têm a vivencia tão ampliada, mas é ai que a leitura pode ampliar os horizontes das crianças. A leitura, como forma de despertar a curiosidade e as novas experiências. A leitura e a escrita são muito importantes na aprendizagem da ortografia, pois quanto mais o aluno ler e produz texto, mais ele entra em contato com as palavras e consequentemente aprende, sem a imposição negativa, de certos professores tradicionalistas queacabam desmotivando o aluno não só a deixar de produzir os textos por acharem que não sabem escrever, como também de perderem a oportunidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com