TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Profissionais

Trabalho Escolar: Competencias Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  3.957 Palavras (16 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 16

Sumário

Introdução…................................................................................................... 03

Competências profissionais................................................................................04

Mercado de Trabalho e Turismo............................................................................05

Divergências e Convergencias............................................................................09

Competências vinculadas ao Tarbalho.................................................................09

Sorte x Sucesso..........................................................................................................10

Conclusão........................................................................................................12

Referências Bibliográficas.................................................................................13

Introdução

Modelos de gestão de competências são processos de gerenciamento que visam reconhecer, manter e ampliar conhecimentos, habilidades e atitudes positivas no trabalho. As organizações adotam estes modelos em busca de aprimoramento, inovação e aprendizagem organizacional, acreditando que os recursos humanos são peças estratégicas e representam oportunidades de investimento.

O atual contexto de globalização marcado pelas inovações científicas e tecnológicas tem levado as organizações a repensar suas estratégias, visando alcançar melhores níveis de competitividade e excelência.Como instrumento de pesquisa foi aplicado questionários a gestores de recursos humanos do setor turístico de Natal e coordenadores dos cursos de turismo de Universidades pesquisadas. Os resultados mostraram convergências e divergências entre responsáveis acadêmicos e gestores do setor turístico em Natal. Como conclusão tem-se que as competências desenvolvidas pelos cursos superiores de turismo atendem parcialmente às exigências do mercado de trabalho do setor turístico de Natal, no que se referem aos indicadores concernentes as competências necessárias para o profissional do setor. Torna-se imprescindível uma maior aproximação entre o mercado de trabalho e a academia, visto que o dinamismo do mundo do trabalho do setor turístico exige profissionais preparados para atender às crescentes exigências em termos de formação e experiência.

Este trabalho busca identificar (através de escala) as competências desenvolvidas por cursos superiores de turismo e as exigências do mercado de trabalho do setor turístico de Natal, no que se refere às competências do profissional do setor. Assim, surgiu este artigo que buscou reunir numa investigação os universos da academia e do mercado de trabalho do turismo. O artigo encontra - se estruturado em 4 partes, incluída esta Introdução, que constitui a primeira parte, na qual foi apresentado a contextualização, foi exposto a problemática que o conduziu, especificando objetivo e justificativa. A segunda parte contempla o referencial teórico, versando sobre Educação e turismo, Mercado de trabalho e Turismo e formação profissional. A terceira parte explica a metodologia utilizada pela pesquisa, detalhando a tipologia, a população, a amostra, a coleta de dados, a forma adotada para a análise e interpretação dos dados. Finalmente, a quarta parte trata das conclusões e recomendações do estudo, indicando ainda algumas temáticas a serem aprofundadas em trabalhos futuros. O atual contexto de globalização marcado pelas inovações científicas e tecnológicas têm levado as organizaçõesa repensar suas estratégias, visando alcançar melhores níveis de competitividade e excelência. Nesse contexto, se aprofunda o debate sobre o desenvolvimento de competências, o que implica na elaboração de indicadores para avaliar este fenômeno. O desenvolvimento de competências se dá por meio da aprendizagem individual e coletiva, isto é, pela assimilação de conhecimentos, integração de habilidades e adoção de atitudes relevantes para um contexto organizacional específico ou para a obtenção de alto desempenho no trabalho.

Competências Profissionais

Incorporando conhecimentos adquiridos na prática, metodologias que propiciem o desenvolvimento de capacidades para resolver problemas, comunicar idéias, tomar decisões, ter iniciativa, ser criativo e ter autonomia intelectual. Como o setor do turismo cresce diariamente, há a necessidade de formação de profissionais de modo aprofundado e abrangente. Dessa forma, a pesquisa teve por base as competências presentes nas Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação em Turismo.

As competências foram divididas em vinculadas à formação, à personalidade e à atividade. No contexto acima delineado, o problema pode ser assim formulado: Quais as competências exigidas aos discentes de curso de turismo, pelo mercado de trabalho e pelas universidades? Do ponto de vista teórico, o estudo se justifica pela atualidadee relevância da problemática, pela abrangência do setor turístico e pelo elevado impacto que esta atividade apresenta na sociedade. Além disso, por ser o turismo um curso superior novo, cujo conteúdo e pertinência vêm sendo discutidos concomitantemente com a expansão da sua oferta nos últimos anos.

Na década de 1980, as escalas de competências passaram a ser definidas baseadas no estudo dos perfis profissionais em organizações em diversos países. Tais escalas incluíram indicadores de desempenho que ultrapassam o conhecimento da tarefa incorporando também habilidades e atitudes necessárias. Por sua vez, a resolução CNE/CEB nº4¹ relaciona as competências à responsabilidade das Instituições de Ensino Superior (IES) na organização curricular na medida em que essas instituições exigem a inclusão de novos conteúdos, novas formas de organizar o trabalho,

Do ponto de vista prático, espera-se que o estudo forneça uma contribuição para uma melhor compreensão do perfil profissional formado pelos cursos superiores de turismo e, consequentemente, possibilite uma reflexão sobre a construção dos currículos dos cursos superiores de Turismo das IES de Natal, para atender às exigências do mercado de trabalho do setor presente na cidade. A pesquisa apresentarelevância institucional, visto que permite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com