TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Profissionais

Casos: Competencias Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE VERTICAL

A análise Vertical também denominada análise de estrutura, facilita a avaliação da estrutura das demonstrações financeiras (Balanço Patrimonial e DRE) e a representatividade de cada conta em relação ao total do Ativo e Passivo bem como a participação de cada conta do Demonstrativo de resultado na formação do lucro ou prejuízo do período analisado.

Apresenta valores percentuais de cada conta e grupo de conta em relação a um valor base: no caso do Balanço Patrimonial, esse valor base é total do Ativo ou do passivo; na DRE, o valor base é o total da receita líquida.

O cálculo do percentual da participação relativa das contas ou grupo de contas do Ativo ou do Passivo obtém-se dividindo o valor de cada conta ou grupo de conta pelo valor total do Ativo ou do Passivo. A análise vertical é a técnica mais simples e também a mais completa para análise de Balanço. Ela mede PROPORÇÕES entre valores, ajudando-nos a determinar quais as contas de maior importância e relevância para a análise.

Na análise do Ativo, ela mede com a empresa distribui ou usou seus recursos dentro do Ativo. É importante começar esta análise pelos principais grupos (Circulante, Permanente e Realizável L. Prazo) e só depois ver cada conta isoladamente (Duplicatas a Receber, Estoques, Imobilizado, etc).

Na análise do Passivo, ela mede como a empresa obteve os recursos que estão ajudando a financiar seus ativos. É importante começar a análise pelo Patrimônio Líquido (a principal fonte de recursos) e depois os dois grupos de dívidas (Circulante e Exigível L.Prazo) e só então cada conta isoladamente. Não se deve, porém, analisar as contas dentro do Patrimônio Líquido (analise apenas o total dele).

Na análise da Demonstração de Resultados, ela mede quanto cada custo ou despesa consumiu das receitas e, no fim, se houve sobras (lucros) ou faltas (prejuízos).

FORMULA DE CÁLCULO

Cálculo

Análise

Vertical

Arredonde os resultados dos cálculos.

Não use casas decimais.

O Total do Ativo é a base de cálculo para todas as contas do Ativo.

O Total do Passivo é a base de cálculo para todas as contas do Passivo (que sempre tem o mesmo total que o Ativo).

A Receita Líquida de Vendas ou Vendas Líquidas é a base de cálculo para todas as contas de Demonstração de Resultados.

...

Baixar como  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »