TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Profissionais

Artigo: Competencias Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 7

Competência Profissionais do Século XXI

• Enviado por vando388

• 19/08/2014

• 1965 Palavras

PÁGINA

1

DE 8

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO

SÉCULO XXI

Wando Carlos

Produção independente

RESUMO

Uma das principais etapas da Gestão de Pessoas é o desenvolvimento das competências dos seus colaboradores, que estão intimamente relacionadas ao conhecimento, habilidades e atitudes. Neste sentido, o presente estudo, por meio de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório descritivo, tem por objetivo apresentar as principais competências necessárias aos profissionais do século XXI. Dentre os resultados, destaca-se que as competências profissionais dizem respeito ao desenvolvimento de formas adequadas para administrar a complexidade dinâmica do cenário interno e externo à organização, através do saber e saber fazer. Além disso, as competências precisam atender às necessidades da empresa e do próprio profissional, por meio da aplicação prática das novas competências criando, assim, um círculo de melhoria contínua no sistema empresarial, no qual as duas partes saem beneficiadas: o empregado e o empregador.

Palavras-chave: Competências; Profissional; Século XXI.

1 INTRODUÇÃO

Levando em conta que o mercado atual está cada vez mais competitivo é de fundamental importância que os profissionais estejam preparados adequadamente para enfrentá-lo. À medida que o profissional do século XXI desenvolve suas competências, aumenta consideravelmente a possibilidade de o mesmo alcançar seus objetivos, bem como as metas da organização. Para isso, é preciso identificar quais as principais competências necessárias aos profissionais do século XXI.

Desse modo, o presente estudo tem por objetivoapresentar as principais competências necessárias ao profissional do século XXI, com base em especialistas do assunto, através de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. Apesar de existirem diversas abordagens de quais seriam as principais competências de um profissional, no atual século XXI, para efeito deste estudo, utilizaram-se aquelas destacadas por Le Boterf (2003); Chiavenato (2006) e Nascimento (2006). Optou-se por abordar os referidos autores por entender que os mesmos apontam, de forma clara e objetiva, as competências profissionais voltadas à realidade brasileira.

O estudo está estruturado em quatro etapas distintas. A primeira, após a presente etapa introdutória, traz algumas conceituações relacionadas à competência profissional. A segunda etapa apresenta as principais competências conforme mencionado pelos três autores. A terceira faz o fechamento do estudo apresentando as considerações finais e, por fim, destacam-se as referências utilizadas para a confecção desta pesquisa.

2 CONCEITOS DE COMPETÊNCIAS

Competências são atributos que um indivíduo desenvolve em função de suas buscas práticas e teóricas, em relação a uma determinada especialidade. Le Boterf (2003) comenta que a competência de um profissional está intimamente ligada ao processo de saber administrar certa situação com grau considerável de complexidade. O profissional competente deverá saber o que é preciso fazer, antecipadamente, e como deverá fazer.

Para Bitencourt (2010), as competências estão relacionadas ao cargo que o profissional ocupa na empresa:

Competências são habilidades, traços,qualidades ou características que contribuem para que uma pessoa desempenhe adequadamente as tarefas e responsabilidades atribuídas ao cargo que ocupa. Naturalmente, a identificação das competências demandadas pela posição deverá ser feita antes do desencadeamento do processo de recrutamento. Isto facilitará a identificação do que mensurar nos teste e entrevistas de seleção (BITENCOURT, 2010, p.87).

As competências para desenvolver uma determinada função na organização, como complementa Bitencourt (2010), podem ser expressas através de conhecimentos, habilidades e atitudes ou comportamentos.

O conhecimento diz respeito àquilo que é necessário previamente a um profissional, para que o mesmo tenha condições adequadas para assumir o cargo em questão. Neste aspecto, é preciso que o profissional saiba interagir com seus diferentes públicos, tendo capacidade de aplicar perícia técnica na solução de problemas, além da necessidade de conhecer a tecnologia inerente à função, ou que a organização trabalhe (BITENCOURT, 2010).

Já as habilidades estão relacionadas às questões práticas do conhecimento, no desempenho de cargo, como, por exemplo: “capacidade de gerenciar projetos, habilidades para solucionar problemas, para tomar decisões, gerenciamento de tempo”, entre outros, conforme relata Bitencourt (2010, p.87).

E, as atitudes ou comportamentos, são aspectos relacionados ao como o ocupante do cargo deve agir em determinadas circunstâncias e como deve relacionar-se com as outras pessoas da organização. Por mais que este aspecto é um pouco mais difícil de mensurar (intangíveis), são fundamentais paraum profissional ter sucesso num cargo. Dentre alguns exemplos de atitudes e comportamentos, Bitencourt (2010) cita as reações às críticas, resistências ao estresse, capacidade de autocontrole, capacidade de ouvir ativamente, entre outros.

Nota-se que as competências estão relacionadas aos conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais que um profissional qualificado precisa portar, ou desenvolver, para desempenhar uma determinada função. Defrontar-se com situações que exigem flexibilidade e habilidade de para tomar as atitudes adequadas, são tão importantes quanto o fato de possuir ou não os conhecimentos necessários à ação.

3 PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO SÉCULO XXI

Le Boterf (2003) ressalta que as atividades profissionais estão mais ligadas ao processo de administrar situações, e pode ser dividido em seis saberes distintos:

a)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com