TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Profissionais

Trabalho Universitário: Competencias Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

Planejamento e Controle de Produção

Passo 1

Informações referentes ao Planejamento e Controle de Produção utilizada pelas Empresas

SISTEMAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Os sistemas de planejamento e controle da produção, chamados por Corrêa e

Gianesi (1993) de sistemas de administração de produção (SAP), são os responsáveis por prover as informações necessárias utilizadas no planejamento e controle do fluxo de materiais, da capacidade de produção, da utilização de mão-de-obra e dos equipamentos.

A tarefa essencial do sistema de PCP é gerenciar com eficiência o fluxo de material, a utilização de pessoas e equipamentos e responder às necessidades do cliente utilizando a capacidade dos fornecedores, da estrutura interna e, em alguns casos, dos clientes para atender à demanda dos clientes.

SISTEMAS MRP/MRP II

Objetivo do MRP é executar computacionalmente a atividade de

planejamento das necessidades de materiais, permitindo assim determinar, precisa e

rapidamente, as prioridades das ordens de compra e fabricação.

O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO E OS SITEMAS MRP/MRP II

A função produção está relacionada às atividades que tem por finalidade a produção de bens e serviços. Consiste em adicionar valor aos bens ou serviços durante o processo de transformação. De uma forma geral pode-se dizer que a função de produção trata-se do ato intencional de produzir algum bem. Tal função é utilizada dentro de um sistema produtivo.

Planejamento da Produção - Agregado

Elaborado com base no planejamento estratégico da produção, o planejamento agregado de produção é um plano de médio prazo que estabelece níveis de produção, dimensões da força de trabalho e níveis de estoque. Esse planejamento é definido em termos de famílias de itens, isto é, os produtos a serem produzidos não são definidos individualmente, e sim agregados, formando famílias de itens semelhantes.

Programa Mestre de Produção

O programa mestre de produção define a quantidade de cada item final a ser concluída em cada semana do horizonte de planejamento de curto prazo.

O MPS (master program schedule – programa mestre de produção) é a parte do planejamento executável no curto prazo, definindo a seqüência de atividades, quanto vai se produzir de cada item, quanto de estoque vai gerar, quanto de matéria-prima vai ser necessário nesse horizonte de planejamento. É durante esta etapa do planejamento que são emitidas as ordens de fabricação, montagem e compra.

Controle das Atividades de Produção

Esta é a tarefa do PCP onde é realizada uma comparação entre o planejado para produção e o executado a fim de comparar os resultados e elaborar uma avaliação do processo, através de indicadores criados pelos gestores da produção.

O Objetivo do acompanhamento e controle da produção.

O Planejamento e Controle de Produção é um sistema que comanda tarefas de produção, congregando informações que após processadas, serão distribuídas aos setores envolvidos. Um bom sistema de planejamento e controle da produção tem entre suas funções primordiais é otimizar o uso dos recursos produtivos, proporcionar fluidez à produção e auxiliar a manter a eficiência em níveis condizentes com os exigidos pela demanda e pela concorrência.

No planejamento da produção é o nível mais agregado de planejamento, onde envolve a definição das quantidades a produzir em longo prazo. Tem início no projeto do produto, passa pelo projeto do processo, até chegar à definição das quantidades a produzir. Ou seja, inclui procedimentos que preparam e organizam as informações permitindo a programação e o controle da produção.

Programação da produção estabelece quando e quanto de cada produto poderá ser produzido, definindo os prazos numa visão real, ou seja, estabelece antecipadamente as atividades da produção em médio e curto prazo, organizando informações para subsidiar correções de eventuais desvios dentro da programação.

Controle de produção representa a fase onde são avaliadas as questões de conformidades e não conformidades dos produtos. Encontram-se também nesta fase, as funções de movimento de materiais, descarga dos materiais, inspeção de recebimento e transporte para o almoxarifado ou para linha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com