TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Profissionais

Artigo: Competencias Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITO E AS DIFERENTES APLICALIDADES DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

O Sistema de Informação pode ser definido tecnicamente, como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam ou recuperam dados, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisão, à coordenação e ao controle, esses sistemas auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos. A informação vem acompanhada com uma bagagem de dados. O sistema de informação vem acompanhado de informações e dados, sendo:

Informação: dados apresentados em uma forma significativa e útil.

Dados: ao contrário são sequências de fatos ainda não analisados, representativos de eventos que ocorrem nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que possam ser entendidos e usados.

Três atividades em um sistema de informação geram conclusões que as organizações necessitam para tomar decisões, controlar operações, analisar problemas e criar novos produtos ou serviços. Essas atividades são entradas, processamento e saída.

A entrada: captura ou coleta dados brutos de dentro da organização ou de seu ambiente externo.

O processamento: converte esses dados brutos em uma forma mais significativa.

A saída: transfere estas informações processadas às pessoas que às utilizarão ou às atividades nas quais elas serão empregadas.

O sistema de informação também requer um Feedback, que é uma resposta a ação adotada a determinados membros da organização para ajudá-los a avaliar ou corrigir o estágio de entrada, ou seja, necessita da melhoria contínua.

As dimensões dos Sistemas de Informação são as organizações, as pessoas e a tecnologia de informação.

Organizações:

Os sistemas de informação são parte integrante das organizações. E embora nossa tendência seja pensar que a tecnologia da informação está alterando as organizações e empresas, trata-se, na verdade, de uma via de mão dupla: a história e a cultura das empresas também determinam como a tecnologia é e deveria ser usada. A fim de entender melhor é preciso saber algo sobre sua estrutura, história e cultura da mesma.

As organizações têm uma estrutura composta por diferentes níveis e especializações, revelando uma clara divisão do trabalho. A autoridade e a responsabilidade em uma empresa são organizadas na forma de uma hierarquia, ou uma estrutura piramidal de responsabilidade e autoridade crescente. Uma organização executa e coordena o trabalho por meio dessa hierarquia e de seus processos de negócios, isto é, comportamentos e tarefas logicamente relacionados para execução do trabalho. Desenvolver um novo produto, preencher um pedido ou contratar um novo funcionário são exemplos de processos organizacionais.

Cada empresa tem uma cultura peculiar ou um conjunto fundamental de premissas, valores e modos de fazer coisas que é aceito pela maioria de seus membros. Sempre se podem encontrar partes da cultura de uma organização embutidas em seus sistemas de informação.

Pessoas:

Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com