TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Profissionais

Artigos Científicos: Competencias Profissionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/7/2013  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

1) (10,00 ponto) Faça uma pesquisa na Internet e elabore um trabalho sobre os testes de competências profissionais que o mercado de trabalho toma como base nas avaliações de candidatos durante a seleção para contratar profissionais. Procure relacionar os tipos de testes e a forma de aplicação desses testes. Analise se essa é a melhor forma e a mais justa de avaliar as competências de um candidato.

Podemos dizer que hoje o diploma universitario já não tem tanto valor como antigamente , ele se tornou um quesito básico , talvés fruto do “shopping center universitario” onde está cada vez mais facíl se formar, devido a parcelamentos e financiamentos das mensalidades. Longe estão os dias em que frequentar uma universidade altamente credenciada era uma garantia para conseguir um bom emprego ou uma boa posição profissional. É necessario muito mais: experiência, comunicação e outras habilidades.

E de grande importância, são as competencias profissionais, que são formadas basicamente por três fatores:conhecimento, habilidades e atitudes. Dentre elas , as mais procuradas no mercado de trabalho são:

1. Adaptabilidade.

É a capacidade de adaptação às mudanças, a diferentes situações e realidades, a novas atividades e projetos.

2. Criatividade.

É o processo através do qual as ideias são geradas, desenvolvidas e transformadas em valores. O processo envolve a descoberta de maneiras novas e eficazes de lidar com o mundo, resolver problemas e ampliar o círculo de influência.

3.Iniciativa.

É tomar a iniciativa de resolver problemas e realizar tarefas fáceis ou difíceis. Não só ter a ideia ou solução, mas acima de tudo, tomar medidas. O mercado está procurando profissionais que respondem com rapidez e agilidade às demandas da vida cotidiana.

4.Facilidade de comunicação.

Com a evolução da tecnologia surgiram diversas ferramentas de comunicação. Por outro lado, fazer uso destas novas ferramentas não significa ter facilidade de comunicação. Você precisa saber expor claramente as ideias e opiniões, o que exige ser capaz de observar os acontecimentos e situações, e ouvir os outros.

5. Facilidade de relacionamento interpessoal.

Relacionar-se facilmente com os outros exige ser empático, aceitar a si mesmo e aos outros com os pontos fortes e fracos de cada um, estar disponível para o outro.

6. Capacidade de resolver problemas.

Resolução de problemas faz parte da rotina diária em todas as atividades de trabalho, o que muda é o tipo e a dimensão de tais problemas.

7. Capacidade para trabalhar em equipe.

Não podemos mais trabalhar sozinhos.Vivemos em um mundo globalizado que exige que o trabalho seja feito em equipe, às vezes composta de pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância.

8. Liderança.

Um bom líder ouve as ideias dos outros, inspira confiança nos colegas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com