TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias profissionais na contabilidade

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.871 Palavras (8 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Nesse trabalho falaremos um sobre administração e alguns acontecimentos importantes para o processo administrativo no decorrer da história, as teorias administrativas, e sua utilização nos dias de hoje no comércio local.

Veremos também as questões éticas, seu significado, importância dessa pratica tanto para o código de ética do administrador como para questões diversas na organização.

Teorias da Administração. Processos Administrativos.

O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história:

O surgimento da administração ocorreu 4.00 A.C, no país da Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma forma para melhoria e resoluções de seus problemas práticos, desta forma surgi o exercício de administrar. O significado da palavra Administração é um termo usado que significa direção ou gerencia, é uma forma que se usa para administrar ou gerenciar negócios tendo como visão metas e objetivos a serem alcançados. Constituída por um conjunto de princípios e normas tendo funções que delegam uma forma de organizar e maximizar lucros ou adequar-se a qualquer tipo de serviço.

As principais escolas da administração:

Na evolução da história da administração, duas instituições se destacaram, a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. A igreja ela é vista como uma organização mais formal, mas eficiente da civilização Ocidental. E através dos séculos vem mostrando e provando a força de poder de seus objetivos, tendo uma eficácia em suas técnicas organizacionais e administrativas, onde espalha pelo mundo a influência e inclusive o comportamento de seus fiéis. Já as Organizações Militares cresceram das displicentes ordens de cavalheiros medievais e dos exércitos mercenários do século XVII e XVII sendo até os tempos modernos como hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns de todas as empresas da atualidade. Recordando também que no Egito, Plotomeu planejava e dimensionava um sistema econômico que não poderia ter-se operacionalizado sem uma Administração pública sistêmica e organizada. E a ocorreu que a China teve a necessidade de ser ter um sistema organizado de governo para império, a constituição de Chow com 8 regaras de administração alimento, mercado, os Ritos, o Ministério do Emprego, o Ministério da Educação, Administração da Justiça, Recepção de Hóspedes e o Exército. O que levou o aparecimento da empresa e da moderna administração deu início no século XVII e se estendeu o longo século XIX. Dessa forma trouxe varias e profundas mudanças econômicas sócias e politicas o que se deu origem A Revolução Industrial. Esta revolução se teve início na Inglaterra, devido a invenção de uma máquina a vapor construída James Watt, em 19776. Com essa aplicação de máquina a vapor no processo de produção ocorreu o surto da industrialização, que se prorrogou em toda a Europa e os Estados Unidos. Essa revolução Industrial se desenvolveu em duas fases: a primeira fase entre 1780 a 1860. Revolução do carvão como principal fonte de energia e do ferro como principal matéria prima. A segunda fase ocorreu 1860 a 1914 com a revolução da eletricidade e derivados do petróleo.

A moderna administração surgiu em resposta as duas consequências provocadas pela Revolução Industrial.

Sendo a Primeira devido ao crescimento acelerado e desorganizado das organizações que devido a isso passaram a exigir uma administração cientifica e eficaz para substituir o empirismo e a improvisação. Segunda tendo a necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas e para a intenção concorrências e competições de mercado.

No início do século XX surgi o Frederick W. Taylor (1856-1915), o engenheiro americano que apresentou os princípios da administração cientifica e o estudo da administração como ciência. Suas propostas básicas era o planejamento, padronização, especialização, controle e remuneração trouxeram decorrências sociais e culturais da sua aplicação representavam a total alienação das equipes de trabalho. Taylor contribuiu de uma forma muito importante para a formação das teorias da administração, tendo como objetivo a sua maior preocupação a tarefa.

O francês Henri Fayol (1841-1925) nascido na Europa e também engenheiro através de seus estudos desenvolveu a principal preocupação de organizar a empresa, construindo uma estrutura a figura do administrador profissional na gestão de grandes indústrias, dando-se ao nome de Teoria Clássica da administração.

Com a teoria das Relações Humanas, ela foi desenvolvida com o proposito inicialmente para avaliar a produtividade em relação a estímulos físicos no ambiente da fábrica, com o objetivo de gerar questões de fadiga, rotatividade, acidentes de trabalho.

A Teoria da Estruturalista da Administração surgiu como uma separação da Teoria da Burocracia e de uma leve aproximação a Teoria das Relações Humanas, com o objetivo de desenvolver aspectos parecidos as abordagens Clássicas e Humanística.

A Abordagem da Teoria Contingencial não existe o certo ou errado todas as propostas são validas, ou seja não existe uma única melhor maneira a de se fazer as coisas, porque tudo vai depender da contingência de cada organização.

Nos tempos de hoje, a administração moderna esta evoluída de com a velocidade incrível exigindo-se novas posturas, pensamento com maior eficiência em resolver problemas, criatividade, inovação, comprometimento de pessoas envolvidas e principalmente competências, liderança, comunicação e motivação. Para novos tempos requerem novos parâmetros para que a administração possa enfrentar novos ambientes imprevisibilidade e instabilidades exacerbados com a globalização dos negócios. Com isso a era da modernidade esta revolucionado conceitos tradicionais e mandando para o armário muitas praticas consolidadas pelo tempo. Cada vez mais, o sucesso das organizações em um contexto globalizado e intensamente competitivo de negócios, como está ocorrendo nos tempos de hoje. Tendo como consequência uma administração mas moderna com eficiência e eficaz.

Ênfase

Teorias Administrativas

Principais Enfoques

Nas Tarefas

Administração Cientifica

Contribuiu para o comportamento nas tarefas executadas. No nível operacional.

Na Estrutura

Teoria Clássica

Desenvolveu-se a preocupação em organizar as empresas.

Teoria Neoclássica

Integra os princípios gerais da administração, funções do administrador.

Teoria da Burocracia

Max Weber acreditava na eficiência de uma organização e a Racionalidade organizacional.

Teoria Estruturalista

Acompanha a Teoria da Burocracia pois consiste em uma eficiência produtiva, ou seja uma organização formal e informal.

Nas Pessoas

Teoria das Relações Humanas

Tem como objetivo na organização informal, a motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo.

Teoria do Comportamento Organizacional

Inspira em administração com teorias de decisões, visando objetivos organizacionais e individuais.

Teoria do Desenvolvimento Organizacional

Mostra a diferença de uma organização planejada. Abordagem de um sistema aberto.

No Ambiente

Teoria Estruturalista

Analisa a infra- organizacional e análise ambiental.

Teoria da Contingência

Defende a organização imperativo ambiental, e diretamente o sistema aberto.

Na competividade

Novas Abordagens na Administração.

Competividade de mercado, aprimorando o aprendizado organizacional. Capital Intectual.

Qual seria a melhor teoria administrativa a ser usada que melhor contribua com a transição que a empresa L.O.C.A.L. encontra-se?

No ponto de vista do grupo não melhor teoria a ser usada dentro de uma organização pois todas de uma forma diferente contribuem com o sucesso das organizações. Mas através das pesquisas realizada a melhor a ser usada seria a Teoria Clássica que contribuiria dentro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com