TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais na Contabilidade

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.966 Palavras (16 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 16

Atividade Pratica Supervisionada

Contabilidade Gerencial

        

Curso: Ciências Contábeis                                 Período Letivo: 2014/1

Semestre: 7º                                                        Pólo: Nioaque - MS                Disciplina: Contabilidade Gerencial                    

Aluno: Patricia Rejane da Silva                      RA: 306606

Tutor presencial: Murilo José Rossetto

Professor EAD: Wagner Luiz Villalva

Grupo:                                                                         RA:

            Elenilton Suares de Oliveira                                302012

            Lino Ferreira Gonçalves Junior                               302000

            Patrícia Rejane da Silva                                           306606

            Willian de Oliveira Bernal                                       306608  

Patricia Rejane da Silva

RA: 306606

Contabilidade Gerencial

                     

A proposta do presente trabalho e desenvolver os conceitos e habilidades relacionados à Contabilidade Gerencial. Com os conhecimentos passados pelo tutor a distancia Wagner Luiz Villalva e Professor Presencial Murilo José Rossetto.

                                                         Sumário

Introdução.......................................................................................................................04

Desenvolvimento............................................................................................................05

Resumo Comparativo dos Custos Recebidos Pelos Departamentos..............................12

Componentes do Orçamento...........................................................................................15

Conclusão.......................................................................................................................18

Bibliografia.....................................................................................................................19

Introdução

Em meio a um ambiente empresarial competitivo, como mostra o cenário econômico, o trabalho tem como objetivo especifico de apontar como a contabilidade gerencial, é importante na tomada de decisões para a administração, e de forma geral a dissertação deste material visa apresentar as etapas da contabilidade gerencial quando esta busca identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar as informações financeiras ocorridas em um determinado período para a correta analise da vida econômica da empresa.

         Justifica se esta pesquisa pelo fato de que todo o processo de desenvolvimento da contabilidade acabou por criar uma necessidade de um agente que pudesse quantificar qualificar e interpretar os efeitos de transações planejadas e outros eventos econômicos na empresa, incluindo aspectos estratégicos, táticos e operacionais, requerendo assim a figura da contabilidade gerencial. 

         A realização deste trabalhou baseia se na pesquisa bibliográfica, em materiais já existentes e publicados dissertando o assunto. Onde inicialmente se faz uma conceituação sobre a contabilidade gerencial, e posteriormente uma introdução sobre alguns tópicos e resultados de métodos aplicados na pratica.

Desenvolvimento

A contabilidade tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais. É voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuado por um sistema de informação gerencial. Segundo Crepaldi (1998, P.18)

          A Contabilidade Gerencial é definida pela CVM e o IBRACON, objetivamente um sistema de informação e avaliação destinadas a prover a seus usuários, por meio de demonstrações e analises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade com relação à entidade objeto de contabilização.

          Os objetivos da contabilidade devem atender efetivamente as necessidades dos usuários quanto aos elementos importantes para seu processo decisório.

          O fluxo da informação é um recurso considerado estratégico. Já que uma das dificuldades está no processo de comunicação entre os níveis hierárquicos da empresa, onde o nível de entendimento dos problemas acaba sendo pequeno. A solução para determinados tipos de problemas está no aumento da comunicação interna e externa, que visam à eliminação das barreiras em relação ao fluxo de idéias, e à informação sobre problemas que contribuirão para a melhoria da empresa.

Á três tipos de Macro conjuntos de Informação que são:

  • Gerenciamento contábil global: se caracteriza por se apresentarem de forma sintética em grandes agregados a fim de possibilitar ao administrador um visão conjuntural da empresa, trata de informações sobre o todo empresarial.
  • Gerenciamento contábil setorial: objetiva suprir à demanda da média administração, neste grupamento as informações é pouco mais detalhado que a anterior, mas ainda contém elevado grau de sintetização, objetivam o estabelecimento de contabilidade por responsabilidade ou contabilidade divisional em que as informações contábeis qualificam e quantificam a desempenho de unidades, divisões. Departamentos.
  • Gerenciamento contábil específico: fornece informações detalhadas relativas às atividades operacionais, neste conjunto de informações inexiste a visão de conjunto sendo as informações diretamente associadas a uma unidade e ou setor específico. Segundo a tipologia estabelecida por Padoveze (2000, p.34).

Os objetivos dos Sistemas Contábeis em termos gerenciais são:

  • Controle Operacional – fornece informação (feedback) sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas.
  • Custeio do produto e do cliente – Mensura os custos dos recursos para se produzir, vender e entregar um produto ou serviço aos clientes.
  • Controle administrativo – fornece informação sobre o desempenho dos gerentes e de unidades operacionais.
  • Controle estratégico – Fornece informações sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado preferência dos clientes e inovações tecnológicas.
    Segundo Atkinson et al. (2000, p. 45).

       Os usuários das informações geradas são no caso da contabilidade Gerencial, os internos como funcionários e administradores. Já a financeira visa os usuários externos, como os acionistas, os credores e outros interessados, podendo também atender os usuários internos.

        A contabilidade financeira fornece informações objetivas, precisas e direcionadas por regras e princípios fundamentais da contabilidade e autoridades governamentais, em contraste com a gerencial que não é regulamentada, onde as informações sofrem apenas as restrições determinadas pela administração, sendo subjetivas e menos precisas.
        A contabilidade Gerencial utiliza outras disciplinas nas áreas de economia, finanças, administração de forma integrada, utilizando a informação contábil como instrumento gerencial da administração. Além do que, uma de suas características principais é a ênfase dos relatórios atuais orientados para o futuro, enquanto a contabilidade financeira, não é dada a mesma importância apresentado uma orientação histórica e atrasada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (221.2 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com