TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL 7º SEMESTRE CONTABILIDADE INTERNACIONAL, CONTABILIDADE AVANÇADA I, CONTABILIDADE GERENCIAL, COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS.

Por:   •  11/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  1.798 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distancia

Polo São José dos Campos SP.

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas Norteadoras:

CONTABILIDADE INTERNACIONAL, CONTABILIDADE AVANÇADA I, CONTABILIDADE GERENCIAL, COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS.

                

Nome -------------------- RA

Curso de Ciências Contábeis – 7ª Série

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis – Anhanguera UNIDERP, disciplinas norteadoras : Contabilidade Internacional Contabilidade Avançada I, Contabilidade Gerencial, Competências Profissionais e Noções de Atividades Atuariais.

Tutor Presencial:

Tutora EAD:

São José dos Campos

28 de Março de 2017


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        03
  1. PASSO 1        08
  1. PASSO 2        11
  1. PASSO 3        16
  1. PASSO 4        22
  1. PASSO 5        26        
  1. CONCLUSÃO        29
  2. REFERÊNCIAS        30
  3. REFERÊNCIAS DIGITAIS        30

Passo 1

A contabilidade no Brasil vem mudando para adequar suas normas aos padrões internacionais, essa ação visa deixar as informações e dados contábeis das organizações de mais fácil entendimento no mercado externo, com o advento da globalização, da abertura do mercado financeiro internacional e da formação de grandes blocos econômicos, assim muitas empresas passaram a se destacar internacionalmente e com a demonstração de seus dados contábeis mais claros e alinhados com os padrões internacionais se torna mais fácil a expansão dos negócios, bem como a melhora dos investimentos nas organizações pelo capital estrangeiro.

Todo processo de mudança não é fácil e nem rápido devendo ser analisado e acompanhado para minimizar os problemas que surgem nesse período de transição, assim esse processo de mudança tem causado muitas discussões tanto por parte dos estudiosos no assunto quanto no âmbito organizacional que vão se adequando a nova pratica.

Esse processo de alinhamento entre as normas contábeis internacionais é um processo já discutido anteriormente e que a cada dia que passa se torna mais necessário e urgente sua execução, segundo CHOI e MULLER, o legado da Contabilidade é indiscutivelmente internacional. Deste modo, os atuais interesses por uma Contabilidade multinacional têm mais um caráter de uma ideia renascida que de uma nova.

Dessa forma iremos analisar mais profundamente o parecer de alguns estudiosos sobre esse processo de mudança que vem ocorrendo nos últimos anos, bem como apresentar as impressões identificadas sobre esse processo de mudança e seus impactos, e relacionar com a divulgação das normas do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis).

Assim após a leitura e analise do artigo “Aderência as Normas Internacionais de Contabilidade pelas Empresas Brasileiras”, que apresenta a adesão das empresas do Brasil ás normas internacionais, foi possível conhecer mais profundamente esse processo que vem ocorrendo e o parecer dos estudos realizados nesse sentido.

O Brasil esta se adequando as normas internacionais com a mudança da legislação através das leis 11.638/07 e 11.941/09 que promoveram alterações na lei 6.404/76 que é a lei das sociedades anônimas, essa lei determinou que a Comissão de Valores Mobiliários adequasse as normas contábeis com os padrões internacionais, assim o CPC – Comitê de Pronunciamento Contábeis,  passou a ser o principal produtor de normas contábeis no país, esse processo iniciado pelo CPC visa uma convergência total com as normas produzidas pelo IASB – International Accounting Standards Board , que é o principal normatizador contábil no mundo.

O parecer de alguns autores a cerca de desse processo de convergência para as normas internacionais demonstra que devido às diferenças dos padrões e práticas existentes entre os países essa padronização poderá provocar uma contabilidade de fato e outra de direito.

Se não se levar em conta os aspectos de cada legislação e sua realidade, muitas vezes a pratica não será condizente com a legislação atual, gerando conflitos e a confirmação de que com a imposição radical de normas internacionais pode se existir duas contabilidades uma de fato e outra de direito.

Os estudos realizados para verificar a adoção das normas internacionais pelos países que já se adequavam a elas, demonstrou que na realidade a prática adotada era a da norma local, deixando mais evidente que essa mudança deve ocorrer com um estudo aprofundado, levando em conta as características do país para não ser uma normatização utilizada parcialmente e que no dia a dia as normas locais existentes anteriormente é que ainda permaneçam.

A legislação fiscal no Brasil sempre influenciou a pratica contábil definindo os critérios de avaliação e contabilização de vários itens patrimoniais, como por exemplo, as taxas de depreciação dos ativos imobilizados, mas a nova legislação promoveu melhorias no sentido de que as empresas adotassem critérios estritamente contábeis nas suas avaliações, e que os ajustes necessários à convergência das normas não gerasse efeitos tributários através da criação do RTT – regime transitório de tributação e pela lei 11.941/09, assim permitindo uma melhor adequação as novas normas sem prejudicar as empresas e mais condizente com a realidade contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (544.8 Kb)   docx (301.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com