TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE GERENCIAL, CONTABILIDADE AVANÇADA I, CONTABILIDADE INTERNACIONAL, COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS, NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS.

Por:   •  3/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.824 Palavras (16 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 16


[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINAS: CONTABILIDADE GERENCIAL, CONTABILIDADE AVANÇADA I, CONTABILIDADE INTERNACIONAL, COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS, NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS.

Maicon Silva de Lima – RA 1299131514

Adriana Araújo da Silva – RA 1221451098

Tutor (a): Gleison Nunes de Paula

TAGUATINGA/ DF

Maio/2016

RESUMO

As demonstrações contábeis são essenciais para que uma organização financeira, sócios de empresa ou para que um novo investidor possa tomar suas decisões. É através delas que é possível, por exemplo, conseguir financiamentos bancários, pois é através delas que podemos perceber se a empresa pode ou não arcar com a dívida proposta ou analisar se os seus investimentos estão surtindo efeito, ou até mesmo avaliar o montante de seus gastos e custos estão condizentes com o retorno da empresa. Em geral é através da demonstrações contábeis que se proporciona um verdadeiro “RAIO-X” financeiro de sua empresa e com isso, possibilitar que novas portas sejam abertas, novos investimentos sejam feitos ou, quando necessários, ajustes e alterações na condução dos negócios sejam realizados. Através deste trabalho vamos apresentar algumas formas de como gerenciar uma organização, e de como as demonstrações contábeis são essências em uma organização onde todos os passos devem ser devidamente registrados.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .................................................................................................................................. 4

  1. DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS  ................................................................................ 5

2. ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL .................................................................6

3.  INDICADORES ECONÔMICOS-FINANCEIROS – CONCEITOS ........................... 7

3.1 RENTABILIDADE ..................................................................................................... 8

3.2 EBTIDA ........................................................................................................................ 8

3.3 LIQUIDEZ .................................................................................................................... 8

3.4 ESTRUTURA DE CAPITAL .................................................................................... 9

3.5 INDICADORES DE ATIVIDADE CONCEITOS ...................................................... 9

3.6 INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS – CÁLCULOS ............................ 10

3.7 INDICADORES DE CAPACIDADE DE PAGAMENTO .......................................... 13

3.8 INDICADORES DE ATIVIDADE – CÁLCULOS ...................................................... 16

4. EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL ..............................................................................  18

5. CONCLUSÃO ................................................................................................................... 20

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ............................................................................ 21

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo geral comparar as informações geradas pela JBS, com as informações geradas por meio da Análise das Demonstrações Contábeis.

Estudo feito a partir da conceituação da Análise das Demonstrações Contábeis, por meio de pesquisas à literatura, tratando-se de um trabalho com o objetivo de evidenciar as possibilidades de conhecimento da situação econômico-financeira de uma empresa por meio das técnicas e fórmulas usuais.

Foram elaborados vários indicadores da empresa, tais como os que compõem o endividamento da empresa, índices de liquidez e os quocientes de rentabilidade, possibilitando análise dos três exercícios e sua evolução.

Houve aplicação das principais técnicas utilizadas na análise de demonstrativos contábeis, especialmente o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo do Resultado do Exercício, e tem como objetivo fazer um diagnóstico da situação econômica e financeira da empresa. Estão embasados em pesquisas bibliográficas, livros, artigos e sites que conceituam informações sobre o tema.

1.1 DEMOSTRAÇÕES CONTÁBEIS

As Demonstrações Contábeis são essenciais para uma organização, é através delas que relatamos como a entidade se encontra, também tem como objetivo fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, as demonstrações são compostas basicamente por: Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultados, Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração do Fluxo de Caixa, e Demonstração do Valor Adicionado, também possui outros itens de prestação de contas anual.

“A Análise de Balanços permite uma visão da estratégia e dos planos da empresa analisada, permite estimar seu futuro, limitações e potencialidades. É de primordial importância, portanto, para todos que pretendem relacionar-se com uma empresa, quer como fornecedores, financiadores, acionistas e até como empregados”.

MARION José Carlos, Analise das Demonstrações Contábeis, 7ª edição. São Paulo: Editora Atlas. S.A 2012

Mais com toda a movimentação que ocorre em uma empresa faz-se necessário a utilização de instrumentos que possibilite uma abordagem mais clara das informações contábeis, é a partir daí que as Demonstrações se tornam ferramentas que transmitem as informações de um modo mais resumido e simplificado, mas sem deixar de passar qualquer dado que se diz importante da empresa.  Os dados que constam nas demonstrações são extraídos de relatórios da contabilidade da empresa, após o registro de todos os documentos que fizeram parte do sistema contábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (559.8 Kb)   docx (346 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com