TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competição perfeita e quais são as principais características

Tese: Competição perfeita e quais são as principais características. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  Tese  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que é concorrência perfeita e quais são suas principais características?

Concorrência perfeita é quando o preço de equilibro é determinado pela interação entre oferta e procura, sendo a oferta o resultado da produção do conjunto das empresas existentes nesse mercado concorrencial. As principais características são: facilidade de entrada no mercado; grande número de compradores e vendedores; transparência; mercado define o preço; produtos homogêneos; lucro equilibrado; demanda definida pelo mercado; e também uma parte boa é que o governo não interfere no mercado.

2. Por que uma empresa em concorrência perfeita é uma tomadora de preços?

Cada empresa individualmente produz uma parcela muito pequena da produção total do mercado e, portanto não tem influência sobre os preços de equilíbrio dos mesmos, que é determinado pela oferta e demanda do mercado.

3. Como são os lucros no mercado de concorrência perfeita?

Os lucros no mercado de concorrência perfeita são em longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários, mas apenas o chamado lucro normal que representa a remuneração implícita do empresário (seu custo de oportunidade, ou o que ele ganharia se aplicasse seu capital em outra atividade, que pode ser associado a uma espécie de rentabilidade média de mercado).

4. Na concorrência perfeita, qual é a relação entre a demanda pela produção da empresa e a demanda do mercado?

A demanda pela produção da empresa é a própria demanda do mercado, uma vez que ao definir o que será produzido pela empresa, ele deverá tomar como base o que o mercado deseja, caso opte por ofertar algo diferente daquilo que o mercado esta demandando, o produto não será aceito.

5. Faça uma pesquisa na internet ou na biblioteca da faculdade, consultando livros de economia, artigos acadêmicos, jornais, revistas e periódicos em geral, buscando empresas ou setores do mercado de concorrência perfeita, escolham um case a ser mencionado/anexado no seu portfólio e explique o porquê do enquadramento dessa empresa nesse mercado.

Ficar sem comprar calçados é um castigo feminino e também masculino, as mulheres sempre gostam de renovar seus calçados e mesmo assim sempre acaba parecendo modelos diferentes junto com as estações do ano, ou seja, as mulheres não conseguem parar de comprar. A loja pontal calçados dispõe aos seus clientes uma enorme variedade de calçados femininos e masculinos de acordo com a moda e também com as estações do ano.

Reportagem de: http://www.mulherbeleza.com.br/empresas/lojas-pontal-calcados-enderecos/

Essa reportagem como pode ver, trata-se das lojas Pontal, uma empresa que pode ser usada como um exemplo de Concorrência Perfeita, por existir várias outras empresas revendedoras de calçados, em todos os lugares.

Este é um tipo de segmento onde não existe obstáculos para a entrada e nem saída, pois até lojinhas de bairro são capazes de revender produtos da mesma linha.

A mesma é composta por um produto homogêneo onde há diversos compradores e vendedores. Os preços passados por ela, tem como base um padrão seguido por todos as outras concorrentes, não sendo capaz de influenciar o mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com