TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competição perfeita e quais são as principais características

Tese: Competição perfeita e quais são as principais características. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  Tese  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 4

Questões

1 – O que é concorrência perfeita e quais são suas principais características?

É um tipo de estrutura de mercado onde existe um grande número de produtores e consumidores. Numa situação de concorrência perfeita nenhuma empresa pode por si só, influenciar o mercado, a qual interagindo com a demanda, determina o preço de equilíbrio. Independente da quantidade que uma empresa produz, essa empresa terá que vender a sua produção ao preço determinado pelo mercado. O preço de equilíbrio é determinado pela interação entre oferta e procura, sendo a oferta o resultado da produção do conjunto das empresas existentes nesse mercado concorrencial.

As principais características de um mercado de concorrência perfeita são: grande número de empresas ofertando produtos substituíveis, inexistência de economia de escala (produção em larga escala), nenhuma empresa de consumidor é suficientemente grande para impor preço, quantidade, tipo e outras condições – quem dita a regra é a lei da oferta e procura, o senhor da situação é o mercado, vendedores e compradores ficam subordinados ao mercado. Numa estrutura de concorrência perfeita, devem prevalecer as seguintes premissas: mercado atomizado (composto de um grande número de empresas, como se fosse átomos), produtos homogêneos (não existe diferença entre os produtos ofertados pelas empresas concorrentes), transparência de mercado (todas as informações sobre lucros e preços são conhecidos por todos os participantes do mercado).

Atualmente não existe mercado tipicamente de concorrência perfeita. O mercado dos produtos horti frut grande juros é o exemplo que mais se aproxima a esse tipo de mercado. O mercado da concorrência perfeita é o sonho ideal de todo economista liberal.

Referencia: Blog Carlos Escóssia / Economia

2 – Por que uma empresa em concorrência perfeita é uma tomadora de preços?

As empresas na concorrência perfeita são tomadoras de preço. Uma tomadora de preço é uma empresa que não tem como influenciar o preço de mercado, determinando seu próprio preço ao nível daquele de mercado. A principal razão pela qual uma empresa perfeitamente competitiva é uma tomadora de preços é que ela produz uma proporção muito pequena da produção total de determinado bem e os compradores conhecem os preços praticados pela empresa.

3 – Como são os lucros no mercado de concorrência perfeita?

Cada uma das empresas concorrentes enfrenta uma curva da procura horizontal, ou seja, perfeitamente elástica, não existindo por isso, qualquer incentivo para praticar um preço diferente do preço de mercado. De fato se uma empresa individualmente praticar um preço mais elevado do que o preço de mercado perderá imediatamente toda a procura que lhe é dirigida pois os produtos e serviços são perfeitamente homogêneos e os consumidores têm informação perfeita sobre a oferta existente, por outro lado, se a empresa decidir praticar um preço mais baixo do que o preço de mercado também não resistirá muito tempo, pois numa situação de concorrência perfeita o preço de mercado corresponde a uma situação de lucro econômico nulo, pelo que um preço mais baixo originará uma acumulação de prejuízos não sustentáveis no longo prazo.

Em longo prazo, se existirem lucros anormais, isto é, acima do lucro econômico zero, tal atrairá novas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com