TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competência Docente Na Educação

Monografias: Competência Docente Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

Competência é aptidão, conhecimento ou capacidade, em alguma área específica, consiste na junção de atitudes e habilidades. A noção de competência expressa uma totalidade que abraça um conjunto de recursos que permite ao sujeito conhecer, analisar, refletir, problematizar e promover ações responsáveis.

Para que a aprendizagem escolar seja uma experiência intelectualmente estimulante e socialmente relevante, é indispensável a mediação de professores com boa cultura geral e domínio dos conhecimentos que devem ensinar e dos meios para fazê-lo com eficácia. Quando o professor vai para a sala de aula, ele tem que se preocupar em traduzir o conteúdo para o aluno, de forma esmiuçada, explicada e analisada, fazendo assim, a disciplina ficar clara e objetiva, para que o aluno possa compreender e aprender.

. No contexto do educador é necessário, por exemplo, ter uma boa oratória, saber aplicar estratégias de aprendizagem favoráveis à transmissão dos conteúdos e saber lidar com as características da faixa etária dos seus alunos.

O aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente competente pelas atitudes e métodos de motivação em sala de aula. Para que isto possa ser melhor cultivado, o professor deve despertar a curiosidade dos alunos, acompanhando suas ações no desenvolver das atividades.

O professor não deve preocupar-se somente com o conhecimento através da absorção de informações, mas também pelo processo de construção da cidadania do aluno. Apesar de tal, para que isto ocorra, é necessária a conscientização do professor de que seu papel é de facilitador de aprendizagem, aberto às novas experiências.

A relação entre professor e aluno depende, fundamentalmente, do clima estabelecido pelo professor, da relação empática com seus alunos, da criação das pontes entre o seu conhecimento e o deles. Indica também, que o professor, educador deve buscar educar para as mudanças, para a autonomia, para a liberdade, trabalhando o lado positivo dos alunos e para a formação de um cidadão consciente de seus deveres e de suas responsabilidades sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com