TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competência Jurisdicional Civil

Trabalho Universitário: Competência Jurisdicional Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 3

Competencia Juriscional Civil

Cada jurista tem um olhar diferente ou igual,porém escrito com outras palavras o conceito de Competência, eis ai a opinião de alguns: Segundo Liebman (jurista italiano),“ a competência é a quantidade de jurisdição cujo exercício é atribuído a cada órgão, ou seja, a ‘medida da jurisdição’. Em outras palavras, ela determina em que casos e com relação a que controvérsias tem cada órgão em particular o poder de emitir provimentos, ao mesmo tempo em que delimita, em abstrato, o grupo de controvérsias que lhe são atribuídas”.

Para Moacyr Amaral (1990) competência é o poder de exercer a jurisdição nos limites estabelecidos pela lei; ou, generalizadamente, o âmbito dentro do qual o juiz pode exercer a jurisdição. Já para Carvalho “chama-se competência o resultado da divisão do trabalho jurisdicional. Todos os juízes regularmente investidos têm jurisdição, e, como se sabe, a jurisdição é una; mas, como é impossível que todo juiz julgue em todos os lugares todas as matérias jurídicas ao mesmo tempo, divide-se a atividade jurisdicional entre todos os órgãos, resultando daí uma fração da jurisdição para cada um.

Humberto T. Júnior explica que a definição da competência se faz por meio de normas constitucionais, de leis processuais e de organização judiciária. Os critérios legais, por sua vez, levam em conta a soberania nacional, o espaço territorial, a hierarquia de órgãos jurisdicionais, a natureza ou o valor das causas, e as pessoas envolvidas no litígio.

De acordo com João Mendes Júnior: “a competência é a medida da jurisdição”.

A competência para julgar as contravenções penais ambientais é da Justiça Estadual. Desloca-se para a Justiça Federal nos crimes ambientais praticados em detrimento de bens, serviços ou interesses da União, ou suas autarquias ou empresas públicas. Quando a competência é definida no momento da ação ela é denominada de perpetuatio jurisdictionis sendo irrelevantes as modificações do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente.

O Estado antes de passar o poder jurisdicional a outro órgão deve delimitar tais poderes para que não aja nenhum tipo de decisão frustrada. Na competência interna fala-se dos órgãos judiciários brasileiros é sempre interna já a internacional diz-se da existência do conteúdo e extensão estatal.

Em conformidade a competência interna a lei a distribui aos diversos órgãos jurisdicionais dependendo do que se busca no momento em que se dirige a competência a outro órgão, pode ser que seja em atenção ao interesse de ambas as partes ou até mesmo do público, compondo os arts 94, parágrafo 1° e 100 parágrafo único CPC; arts. 94 parágrafo 2° e 96 parágrafo único.

Apenas um órgão tem poder, efetividade e legitimidade para que seja repassada a competência que antes do ajuizamento da demanda, dois ou mais órgãos jurisdicionais podem ser competentes para o processamento de uma mesma causa, perante um desses órgãos seja operada a perpetuatio jurisdictionis de acordo com o art. 87, dessa forma fica explicito como único órgão competente para o processamento excluindo qualquer outro. Há uma situação em que determinados órgãos já nascem verbi gratia, incompetentes, pois, há um interesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com