TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competência Profissional - Significados Dos Termos

Exames: Competência Profissional - Significados Dos Termos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  4.226 Palavras (17 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 17

MBA

O Mestrado em Administração de Negócios é um grau acadêmico de pós-graduação destinado a administradores e executores na área de gestão de empresas. Difere do MBA (Master of Business Administration), que traduzindo também significa mestrado em administração de empresas. Apesar do MBA ser sinônimo de "mestrado" em diversos países, no Brasil e Portugal ele é enquadrado como "Especialização", ou seja, uma "Pós-graduação Lato Sensu". Quem o obtém, portanto, não recebe o título de Mestre.

Human Resources

Recursos humanos é o conjunto de indivíduos que compõem a força de trabalho de uma organização , setor empresarial , ou economia . " O capital humano "às vezes é usado como sinônimo de recursos humanos, embora o capital humano normalmente se refere a uma visão mais estreita (ou seja, o conhecimento que os indivíduos incorporam e pode contribuir para uma organização). Da mesma forma, outros termos às vezes usados incluem "mão de obra", "talento", "trabalho", ou simplesmente "pessoas".

Franchise

Segundo a definição do SEBRAE, “Franchising é uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio”. Com base nessa definição, podemos dizer que o franchising é um modelo de negócio onde empreendedores compram o direito de representar comercialmente marcas já consagradas, na venda de produtos ou serviços, e obter ganhos financeiros com isso. Para tal, esses empreendedores contam com todo o know-how e suporte da empresa a que pretendem representar, tendo assim uma maior probabilidade de êxito em seus empreendimentos.

Latu Sensu

Lato sensu é uma expressão em Latim que significa "em sentido amplo". É utilizada em outros idiomas e áreas como Direito, Linguística, Semiótica e outras, para referir que determinada interpretação deve ser compreendida no seu sentido lato, mais abrangente. No Brasil, a expressão foi introduzida para distinguir os cursos de pós-graduação de menor duração por oposição a "stricto sensu". "Lato sensu" designa os cursos de especialização e MBAs em que a atividade de pesquisa tem sentido amplo, envolvendo problemas específicos da área de estudo. O aluno recebe um certificado de conclusão no final do curso. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), as pós-graduações "lato sensu" devem ter duração mínima de 360 horas.

Downsizing

Redução dos níveis hierárquicos em uma organização com o objetivo de aproximar os níveis operacionais da alta direção. Nos anos 80, as grandes empresas cresceram de forma desordenada através da diversificação para novos negócios. Criaram estruturas gigantescas para competir numa era em que a velocidade e a flexibilidade são os dois requisitos-chave. Por isso, nos anos 90 foram forçadas a reestruturar-se, um processo designado downsizing (um termo importado da informática). Aplicado à gestão significa a redução radical do tamanho da empresa, geralmente através do delayering (redução dos níveis hierárquicos) ou da venda de negócios não estratégicos. As empresas ganham flexibilidade e perdem burocracia e ficam mais próximas do mercado e dos clientes.

Stakeholders

Stakeholder significa público estratégico. Em inglês stake significa interesse, participação, risco. Holder significa aquele que possui. Assim, stakeholder também significa parte interessada ou interveniente. É uma palavra em inglês, muito utilizada nas áreas de comunicação, administração e tecnologia da informação cujo objetivo é designar as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas. O stakeholder é uma pessoa ou um grupo, que legitima as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa mesma organização. É formado pelos funcionários da empresa, gestores, gerentes, proprietários, fornecedores, concorrentes, ONGs, clientes, o Estado, credores, sindicatos e diversas outras pessoas ou empresas que estejam relacionadas com uma determinada ação ou projeto.

Outsourcing

Outsourcing é uma expressão em inglês normalmente traduzida para português como terceirização. No mundo dos negócios, o outsourcing é um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver uma certa área da empresa.

Em inglês, a palavra "out" significa "fora", e "source" significa "fonte", ou seja, a expressão remete para uma fonte que está no exterior. Assim, uma empresa procura uma fonte no exterior que possa trabalhar uma área do negócio de forma mais eficiente, obtendo desta forma mais tempo para se concentrar nos aspectos fulcrais da gestão empresarial. O outsourcing está intimamente relacionado com a sub-contratação de serviços e na grande maioria dos casos, é capaz de tornar uma empresa mais rentável, porque a contratação de empresas externas especializadas pode representar uma grande vantagem para a empresa contratadora. O outsourcing confere uma maior visibilidade dos custos e coloca mais recursos humanos e tecnologia ao dispor da empresa.

Budgets

Budget (pronuncia-se bâdget) é um termo da língua inglesa que significa orçamento. É frequentemente utilizado no meio empresarial para designar o orçamento periódico (normalmente anual) feito por uma empresa, onde são inseridas variáveis de custos, receitas e despesas, definindo um plano de contas.

O budget é normalmente o plano base para início da atividade produtiva. Através desse plano estratégico, são traçados os objetivos de venda e produção e se consegue fazer uma previsão das condições financeiras durante o período determinado, bem como um planejamento futuro.

PDCA

O PDCA é, provavelmente, o mais conhecido conceito da gestão da qualidade. Mesmo pessoas leigas costumam conhecer as quatro etapas básicas que ficaram famosas depois que ele foi introduzido no Japão e daí ganhou o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com