TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências E Habilidades

Trabalho Universitário: Competências E Habilidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  3.870 Palavras (16 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 16

Olá LUCIANABE...

Trabalhos Feitos - Trabalhos Premium e Grátis, Monografias & Notas de Livros

Trabalhos e Monografias

Gerador de Citação

Mais

Página Inicial » Negócios e Publicidade

A Indústria de Bebidas Pira

Enviado por gabrielmargera, agosto 2014 | 19 Páginas (4618 Palavras) | 958 Consultas |

4.5 12345

| Denunciar |

ME CHAME TALVEZ...

Envie



UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO XXX

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

NOME DO ACADÊMICO: RA 1234567890

DESAFIO PROFISSIONAL

ECONOMIA E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TUTOR EaD: PRISCILA MUNARI

CIDADE / UF

2014

SUMÁRIO

Item não obrigatório

1. INTRODUÇÃO

A introdução ilustra brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, não devendo antecipar as conclusões e recomendações decorrentes do estudo. Apesar de figurar no início do trabalho, é a última parte a ser redigida em definitivo, visto constituir uma síntese de caráter didático das ideias e da matéria tratada.

Você deverá apresentar em linhas gerais, o que o leitor encontrará no desenvolvimento de todo o trabalho, baseando-se em todas as tarefas realizadas neste desafio, de forma resumida.

OBS: Item não obrigatório

2. PERFIL DE PAULO E IRAN

Competências e Habilidades do Gestor

Paulo

Iran

Indicar a competência e habilidade

-

x

Indicar a competência e habilidade

x

-

Indicar a competência e habilidade

x

x

Instruções: (primeiramente fazer a leitura do desafio original na sua íntegra para melhor compreender os passos a serem desenvolvidos).

Na tabela você deve apontar as competências, habilidades e deficiências no comportamento profissional de cada filho.

Use a criatividade. Esta tabela é bem pessoal.

Lembre-se de que há cargos dentro da

empresa com diferentes tipos de perfis.

Algumas pessoas possuem maior aptidão para gerenciar pessoas, outras se dão melhor com finanças, e assim por diante.

3. ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DE PAULO E IRAN

Competências e Habilidades Deficitárias

Paulo

Iran

Explicação

Autocontrole emocional

-

x

Iran fica alterado quando suas convicções são contestadas.

Veja no roteiro do Desafio Profissional como preencher a tabela.

A partir das deficiências apresentadas no passo 2, identificar os procedimentos a serem feitos para que essa deficiência se torne uma competência.

Por exemplo, umas das deficiências do Paulo é a dificuldade em efetuar cálculos.

O que deveria ser feito para que ele adquira um maior conhecimento em cálculos? Ser treinado por alguém responsável por este departamento dentro da empresa? Matriculá-lo em algum curso?

4. ESCOLHA DO NOVO GESTOR DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA

Neste passo, você deverá decidir qual dos filhos do Dr. João tem as competências e habilidades para ser o seu sucessor.

Analise as informações das tabelas que você criou (passo 01 e 02) e defina se a mudança será reativa ou proativa, e justifique a escolha pela gestão de Paulo ou Iran.

Caso verifique a inviabilidade de gestão por parte de Paulo e Iran, apresente o perfil de um novo gestor a partir das competências e habilidades adequadas para a gestão da Indústria de Bebidas Pira.

Escreva em

forma de texto, justifique sua decisão.

5. NOVA FUNÇÃO DE PAULO E IRAN

Neste passo você deverá apresentar a nova função a ser exercida pelo filho que não será o sucessor do Dr. João.

Caso tenha decidido que nenhum dos filhos seja o sucessor, apresente a nova função dos dois filhos.

Escreva em forma de texto e justifique sua escolha.

6. NOVO ORGANOGRAMA DA INUSTRIA DE BEBIDAS PIRA

Faça um novo organograma para Indústria de Bebidas Pira.

Considere as competências e habilidades requeridas para cada função e analise a importância de contratação, ou não, de novos colaboradores para assumir os cargos demandados.

Construa o organograma e justifique a sua decisão de contratar, ou não, novos colaboradores.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Item não obrigatório

REFERÊNCIAS

As referências dos documentos consultados para a elaboração do Desafio Profissional é um item obrigatório. Nela normalmente constam os documentos e qualquer fonte de informação consultada no levantamento de literatura.

Exemplos:

SOBRENOME, Nome. Título da obra. Local: Editora, ano. Exemplo:

GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político religioso e governamental. 16ª ed. Petrópolis, R.J. Vozes, 2009.

No caso de um artigo científico obtido via internet:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Disponível em: site em que o texto foi encontrado. Acesso em: data de

acesso ao site. Ex:

Barros RP, Henriques R & Mendonça R 2000a. A estabilidade inaceitável: desigualdade e pobreza no Brasil, pp. 21-47. In R Henriques (org.). Desigualdade e pobreza no Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v15n42/1741.pdf, acessado em 13 de janeiro de 2012

Site para consulta das normas da ABNT para as referências bibliográficas:

http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE MATÃO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Desafio Profissional das Disciplinas de Teorias da Administração e Economia

ALBERTO FERREIRA DOS SANTOS – RA 7706672685

Matão

2013

ALBERTO FERREIRA DOS SANTOS – RA 7706672685

Desafio Profissional das Disciplinas de Teorias da Administração e Economia

Monografia apresentada como exigência para obtenção do grau de Bacharelado em CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS da UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP .

Orientador: TUTORA EaD CAROLINE MORAES

Matão

2013

RESUMO

Diante a busca da permanência no mercado o plano sucessório das empresas familiares deve representar para essas organizações uma tomada de decisão planejada e coerente.

A empresa familiar está diretamente vinculada ao processo sucessório, portanto deve haver profissionalismo da sucessão

empresarial onde o sucessor deve possuir características empreendedoras necessárias e conhecimento da empresa que passará a administrar. Pois os sonhos e objetivos dos filhos nem sempre são os mesmos dos pais,precisa-se de que se goste do que se faz pra que seja alcançado o melhor para empresa no processo de sucessão.

Palavras-chave: fundador,sucessão,família.

LISTA DE FIGURAS

LISTA DE QUADROSSUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

Mudanças nos cenários de mercado e de negócios são cada vez mais constantes,nota-se no entanto que exigi-se muito da dedicação e conhecimento pra poder se manter em mercados cada vez mais competitivos.

Em meio a esse cenário as empresas familiares passam muitas vezes por sérios problemas pra conseguir se manterem em seus respectivos segmentos de negócios sendo muito importante frisar a adequação e preparação de seus sucessores para continuidade de vida da empresa.

2 SUCESSÃO FAMILIAR DE EMPRESAS

Dentre os vários riscos que se defronta uma empresa familiar ao longo de seu período de vida o processo de sucessão familiar é um dos maiores e mais fatais.O processo de sucessão em uma empresa familiar pode ser muito complexo e confuso na vida de seu fundador ou até mesmo daquele que está sendo sucedido na geração seguinte tendo influência tanto a parte financeira dos negócios quanto lado emocional.

"Segundo Domingos Ricca,consultor especialista e autor de vários livros sobre o tema,a realização de um

planejamento sucessório é uma das melhores maneiras de se assegurar a perpetuação de um negócio." (Revista Incorporativa).

2.1 Indústria de Bebidas Pira

A Indústria de Bebidas Pira,um exemplo de empresa familiar que trabalha no ramo de bebidas alcoólicas na região metropolitana de São Paulo e quetem seu fundador o Dr.João Barroso é uma empresa familiar de sucesso no segmento de bebidas,mas que passa por uma crise de gestão,pois seu fundador sentindo já o peso da idade,decidiu que pretende se aposentar e transferir a gestão da empresa pra seus filhos Paulo e Iran,sendo que os mesmos desempenham funções gerenciais em todas áreas da empresa,determinadas de acordo com orientações de Dr.João.

2.2 Processo Sucessório

Para que ocorra um processo sucessório eficaz é preciso que haja planejamento,pois o mesmo é um ponto mais que vital para a sobrevivência da empresa,sendo necessário o envolvimento de todos,tanto o sucedido,o sucessor,a familia e a própria empresa também.Portanto o Doutor João deverá antes a sua saída definitiva da empresa dar melhor suporte junto com consultoria externa,esta mesma sugerida tal para facilitar uma melhor análise de escolha de um futuro sucessor pra empresa junto a seus filhos Paulo e Iran e também à possíveis sucessores dentre os setores da indústria de Bebidas Pira,deixando de forma bem clara se o futuro sucessor tem mesmo foco e prioridade a continuidade de atuação e desenvolvimento daquilo à que trabalha a empresa

visto ao fato de que os mesmos já apresentam inclusive conhecimento dos setores da empresa em geral,mas que se mostra necessário a esse processo aprimoramento e capacitação pracontinuidade dos negócios da indústria de Bebidas Pira.

3 PLANO DE SUCESSÃO PARA INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA

"“A empresa e a família só sobreviverão e se sairão bem se a família servir à empresa. Nenhuma das duas se sairá bem se a empresa for dirigida para servir à família”.(PETERDRUKER)."(ftp://ftp.fapa.com.br/Sandra_Stival/AULA_MBA_-_ALUNOS.PPT).

Portanto pra que haja um bom desenvolvimento do plano de sucessão familiar à indústria de Bebidas Pira,será necessário que a consultoria externa e o fundador da empresa atue juntamente aos setores que envolvem a empresa de uma forma geral,sendo que junto com a empresa enfatize no sucessor desde a escolha uma estrutura voltada a busca por adequação e formação acadêmica melhorada ao perfil da empresa e do mesmo,ao diálogo e que implante um sistema de gestão voltada a governança corporativa,pois o mesmo envolve melhor os relacionamentos entre Acionistas / Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal,aumentando valor da sociedade,facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a perenidade da empresa.

Quadro - Concelhos para combinar soluções para um bom plano de sucessão da indústria de Bebidas Pira

Fatores

Solução

1.Falta de habilidade ou conhecimento

Treinamento e melhoramento acadêmico em geral

2.Realização do trabalho de acordocom procedimentos e práticas aceitáveis levando muito tempo e demanda de esforço.

Aconselhamento aos trabalhadores (acordo/consequências,compromisso de mudança de atitudes,levando em conta caráter intencional da ocorrência).

3.Criar atalhos ou não seguir procedimentos e práticas aceitáveis de forma aceitável,positiva e tolerada

Aconselhamento a quem influenciou o trabalhador a não cumprir o procedimento.

4.Não seguiu procedimentos ou práticas aceitáveis no passado e nenhum incidente ocorreu

Aconselhamento ao trabalhador (acordo / consequências,compromisso de maior atenção,levando em conta caráter não intencional da ocorrência)

5.Falta de Procedimentos ou eles são inadequados

Escrever ou melhorar os procedimentos

6.Comunicação inadequada de expectativas com relação aos procedimentos ou práticas aceitáveis

Comunicar melhor / divulgar os procedimentos

7.Ferramentas ou equipamentos e soluções de trabalho inadequados

Disponibilizar a ferramenta,soluções ou equipamentos adequados

8.Fatores externos (fora de controle)

Possíveis ações para mitigar? (busca por melhores soluções a determinado problema de forma cautelosa e cuidadosa a determinado processo)

Fonte: Autoria própria.

3.1 Análise do Processo de Sucessão da Indústria de Bebidas Pira

A identificação do perfil básico do futuro sucessor, será aquele queestará se qualificando melhor tanto

em formação acadêmica,treinamentos,quanto à busca por novas experências profissionais pra se adequar as exigências de mercado e a empresa como um todo,organizando-a e repassando a todo sistema que forma a empresa de um modo geral de inclusão de todos setores qual sua real situação, tendo que negociar e administrar conflitos que sempre existirão agindo de forma neutra para não criar atritos pessoais e assim podendo por em prática os objetivos da empresa de Bebidas Pira conforme até a continuidade e melhoramento da empresa desde seu fundador até sua posterior continuidade.

3.2 Metodologia

A alteração do perfil de gestão pode provocar melhorias interessantes para empresa. No entanto é bom ressaltar que o perfil do sucessor deve estar de acordo com os valores e objetivos da empresa e assim a partir das observações realizadas e da pesquisa aplicada ser possível identificar que seus sucessores prezam e tendem aplicar os valores e crenças da família adaptadas as mudanças do mercado.

Após a pesquisa e estudos realizados perceberar-se o quanto é importante e necessário a realização de um planejamento estratégico, para assim eliminar dúvidas e possíveis conflitos e dar continuidade ao negócio.

Figura

Fonte:“ftp://ftp.fapa.com.br/Sandra_Stival/AULA_MBA_-_ALUNOS.PPT”

4 CONCLUSÃO

SegundoOliveira (2010, p.4) informa que “No Brasil, existem dados que afirmam que a vida média das empresas não familiares é de 12 anos e a das

empresas familiares é de 9 anos, apenas 30% das empresas familiares passam para o comando da segunda geração e, pior ainda, apenas 5% passam para a terceira”.

Seus fundadores criam a empresa em função da realização de um sonho que lhe traga benefícios, mas que ao passar do tempo se transforma para seus sucessores em um bem somente de interesse capitalista o que pode ameaçar o desenvolvimento e a evolução da organização. Portanto, é importante organizar e preparar a empresa e sua equipe para a sucessão de modo a assegurar a sua continuidade de forma segura e sem conflitos através do controle familiar.

Sem um trabalho claro e objetivo junto a organização bem elaborada em equipe e planejada não há como uma empresa sobreviver,pois os sistemas tecnológicos cada vez avançam mais e nessa constante linha de mudanças é preciso ter no perfil gerencial dos gestores do negócio o âmbito inerente de constante busca por inovação,qualidade e gosto pelo que se faz.

REFERÊNCIAS

Oliveira (2010, p.4). Disponível em: Acesso em: 30 set. 2013

ftp://ftp.fapa.com.br/Sandra_Stival/AULA_MBA_-_ALUNOS.PPT. Disponível em: Acesso em: 30 set. 2013

Revista Incorporativa. Disponível em: Acesso em: 30 set. 2013

No passo 1 você deve elaborar uma tabela e traçar o perfil de Paulo e Iran, ou seja, a tabela deve apresentar as competências, habilidades e as deficiências de cada filho do Dr. João.

No passo 2, a partir das características de cada filho, marque na

tabela as que precisam ser melhoradas, apresentando os argumentos para cada uma das competências e habilidades que são deficitárias. Veja o exemplo no Roteiro do Desafio Profissional.

No passo 3 você deve decidir qual dos filhos de Iran será o sucessor do pai, e explicar se a mudança será reativa ou proativa.

Caso nenhum deles tenham habilidades e características para assumir a gerência será necessário a contratação de um novo gestor. Apresente o perfil do novo gestor, suas características. Sugiro que leia o PLT 755 para analisar quais são as habilidades para ser um bom administrador. Justifique sua escolha.

No passo 4 você deve apresenta qual é o cargo que o filho que não será sucessor do pai atuará. Caso nenhum dos filhos tenham sidos eleitos para administrar da Indústria, apresente o cargo dos dois filhos, Paulo e Iran. Para escolher o cargo análise as características destes filhos e justifique sua resposta.

No passo 5 você deve elaborar um novo organograma para a Industria de Bebidas Pira, apresente os cargos de Paulo e Iran, assim como as competências dos cargos envolvidos. Veja a importância de contratar ou não novos funcionários e justifique sua resposta.

Esse trabalho tem como objetivo fundamental apresentar a situação da Indústria de bebidas Pira, produtora de cachaça e conhaque, uma referencia no mercado de bebidas alcoólicas, que passa por uma crise de gestão após a decisão do Diretor geral da Indústria Drº João em se

aposentar.

O principal problema encontrado foi a falta de planejamento para que ocorresse a sucessão do Drº João e a falta de sucessores habilitados para assumir a direção da indústria.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. Tabela 1: Competências e Habilidades Identificadas

Competências e Habilidades

Paulo

Iran

01

Relacionamento interpessoal

X

X

02

Gestão de pessoas

X

X

03

Foco nos resultados

X

_

04

Proatividade

X

_

05

Liderança

X

_

06

Criatividade

_

X

07

Boa comunicação

X

_

08

Flexibilidade

_

X

09

Capacidade de negociação

X

_

10

Visão estratégica

X

X

11

Capacidade de trabalhar em equipe

X

X

12

Comprometimento com a empresa

X

X

Tabela : Legenda: (X) competências e habilidades identificadas; (—) deficiência de competências e habilidades.

A indústria de bebidas Pira passa por uma crise de gestão, pois o Dr. João decidiu anunciar em assembleia que pretende se aposentar e transferir para seus filhos Paulo e Iran as responsabilidades da gestão da indústria. Durante a consultoria realizada na Indústria de bebidas Pira procurou-setraçar o perfil dos sucessores do Dr. João. Os dados analisados são de extrema importância para se obter sucesso na nova gestão. A tabela 1 mostra as 12 competências e habilidades inerentes ao perfil de Paulo e Iran.

Foram constatadas que os dois possuem habilidades para se tornarem gestores da empresa, porém Paulo e Iran possuem algumas deficiências que talvez possam se

tornar competências, desde que desenvolvidas para que possam se aperfeiçoar. A tabela mostra as competências e habilidades deficitárias identificadas, inerentes ao perfil de Paulo e Iran.

Iran possui 5 competências e habilidades deficitárias, Foco nos resultados, Pro atividade, Liderança, Boa Comunicação e por último Capacidade de Negociação . Paulo por sua vez possui 2 competências e habilidades deficitárias, Criatividade e Flexibilidade. Participar de palestras para empreendedores os ajudara a superar estas deficiências e transformá-las em competências.

Paulo e Iran possuem competências e habilidades deficitárias, porém Paulo abrange maiores qualidades para assumir o cargo, devido a isso sugerimos que Paulo seja o sucessor do Drº João.

Contudo Iran possui qualidades que são úteis para a Indústria, poderá assumir o cargo de Gerência Administrativa, visto que também é um ótimo profissional e possui qualidades para assumir o cargo.

2.2. Tabela 3: Competências e Habilidades Deficitárias

Competências e Habilidades Deficitárias

Paulo

Iran

01

Foco nos resultados

_

X

Iran tem várias ideias, mas dificilmente consegue se focar nos resultados.

02

Proatividade

_

X

Iran não é proativo, não age antesque aconteça espera acontecer para depois agir.

03

Liderança

_

X

Iran não tem espirito de liderança.

04

Criatividade

X

_

Paulo é pouco criativo

05

Boa comunicação

_

X

Iran não se comunica muito bem

06

Flexibilidade

X

_

Paulo não é muito flexível á mudanças

07

Capacidade de negociação

_

X

Iran não possui muita capacidade de negociação

Tabela : Legenda: (X) competências e habilidades deficitárias identificadas; (—) deficiência de competências e habilidades não identificada.

2.3. ORGANOGRAMA

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho teve como objetivo geral analisar a situação da Indústria de bebidas Pira e fazer que esta continue atuando no mercado de bebidas alcóolicas após a sucessão do Diretor Geral Drº João.

Foram analisadas as competências e habilidades de cada sucessor e consequentemente foi sugerido que Paulo fosse o escolhido por possuir competências e habilidades para assumir o cargo, com a nova administração a Indústria de Bebidas Pira continuará sendo uma referência no mercado.

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE ECONOMIA DE TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TUTOR EaD:

CAXIAS DO SUL /RIO GRANDE DO SUL

2013

INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho é apresentar alternativas para o processo de sucessão da Indústria de Bebidas Pira. Diagnosticar competências e habilidades para conduzir a Indústria de Bebidas Pira.

DESENVOLVIMENTO

Passo 1

Tabela de Competência e Habilidades de Paulo e Iran:

Competências e Habilidades Paulo Iran

Assumir responsabilidades 10 10

Autocontrole emocional 10 08

Capacidade de gerenciamento 10 10

Capacidade de trabalha em equipe 10 10

Criatividade 10 10

Liderança 08 10

Aprender novos conceitos e tecnologia 10 10

Negociar 10 10

Capacidade de transferir conhecimento 08 10

Senso crítico 08 08

Capacidade de tomar novas decisões 09 10

Inovação 10 10

Definir prioridades 10 10

Financeira 10 08

Legenda: (%) De 0 a 10 porcentagens de Paulo e Iran para todas as Competências e Habilidades;

Conforme a tabela acima Paulo tem menos capacidade de trabalha em equipe, mas como Paulo tem mais controle emocional, isso mostra algumas deficiências de Paulo e Iram.

Passo 2

Tabela de Competências e Habilidades Deficitárias de Paulo e Iran:

Paulo Liderança Dificuldade em toma atitudes necessária no dia a dia.

Paulo Capacidade de transferir conhecimento Dificuldade em repassar informações claras e precisas para os subordinados.

Paulo Senso critica Dificuldade em criticar as decisões do Pai, DR. João.

Paulo Capacidade de tomar novas decisões Dificuldade em tomar atitude.

Iran Autocontrole emocional Dificuldade em se controlar quando suas convicções são contestadas.

Iran Senso critica Dificuldade em criticar as decisões do Pai, DR.João.

Iran Financeira Dificuldade em ciências contábeis e cálculos matemáticos.

Conforme a tabela de Competências e habilidades deficitárias deve-se trabalhar em cima dessas dificuldades de cada um deles, aprimorando seus conceitos e considerando seu perfil para ter um sucessor da Empresa de Bebida Pira. Para tonar essas deficiências em competências, Paulo e Iran devem realizar treinamentos conforme suas deficiências em

competências e habilidades de cada um, assim obtendo êxito no foco desejado.

Passo 3

O novo sucessor do DR. João será seu filho Iran que tem competências e habilidades para administrar a empresa, conforme vimos Iran apresenta o perfil de um Gestor com características de liderança, controle, planejamento, organização, execução, responsabilidade e capacidade de gerenciamento, obtendo eficiência e eficácia para exercer a função de Diretor Geral.

Passo 4

Paulo ficará na função da gerência financeira, pois apresenta um ótimo grau em finanças, pelo desempenho e entendimento sobre ciências contábeis e cálculos matemáticos. Paulo tem responsabilidades em assumir essa função e se dedicou para ter um bom trabalho em equipe, capacidade de gerenciamento, planejamento, aprender novos conceito e tecnologia e se especializou na área de finança.

Passo 5

Organograma resumido da Indústria e Bebida Pira:

No organograma abaixo mostra os cargos definidos para os filhos do DR. João.

Para cada Gerência diferente é necessário ter uma competência e habilidades que necessitam para exercer a função. Conforme vimos nas etapas foram definidas essas funções conforme o perfil de cada filho do DR. João.

Os Gerentes devem ter todas as capacidades de competências e habilidades para administrar suas funções. Conforme as Empresas de Bebidas Pira estão passando por vários processos de reforma optei em mudar só as funções dos filhos do DR. João para a empresa não sofre

grande impacto e pode dar continuidade ao seu crescimento que é o objetivo principal.

DESAFIO PROFISSIONAL

Este desafio foi elaborado com base em diversas fontes, tendo comoobjetivo escolher um substituto para a indústria de bebidas Pira, através de suas habilidades e competências.

DESENVOLVIMENTO

Paulo

Iran

Conhece o produto

-

-

Boacomunicação

-

x

Iran não sabe passar ideias claras

Liderança

-

-

Motivação

-

-

Caráter

-

-

Inovador

-

X

Iran não gosta demudanças repentinas

Senso Critico

-

X

Iran sempre concorda com tudo que o Dr. João e Paulo falam

Organização

-

-

Responsabilidade

-

-

Iran é umprofissional sem atitude própria, não gosta de mudanças prefere fazer tudo do jeito que sempre foi feito.

Desde sua fundação até os dias de hoje o mundo mudou, os mercados mudaram e a competiçãotornou-se mais acirrada. Os consumidores procuram bom preço e qualidade o Dr. João tem uma forma muito antiga de administra e hoje a concorrência aumentou muito e a facilidade de divulgação pelas redessociais tem feito que a empresa Pira perca campo, pois ela não inverte em divulgação.

A empresa do Dr. João atinge um público de classe A, B e C. As bebidas de classe C possuem uma maior margem delucro, pois tem um preço bem mais acessível. Nesse mercado os consumidores não são fieis à marca e substituem o produto por outro semelhante por um preço menor muito fácil.

Tendo em vista ashabilidades de Paulo podemos ver que ele é

perfeito para assumir o cargo, pois ele tem cabeça aberta e tem um espírito inovador tudo que a empresa precisa.

Iran tem uma atitude proativa e sabe assimilar... [continua]

1 INTRODUÇÃO

Mudanças nos cenários de mercado e de negócios são cada vez mais constantes,nota-se no entanto que exigi-se muito da dedicação e conhecimento pra poder se manter em mercados cada vez mais competitivos.

Em meio a esse cenário as empresas familiares passam muitas vezes por sérios problemas pra conseguir se manterem em seus respectivos segmentos de negócios sendo muito importante frisar a adequação e preparação de seus sucessores para continuidade de vida da empresa.

2 SUCESSÃO FAMILIAR DE EMPRESAS

Dentre os vários riscos que se defronta uma empresa familiar ao longo de seu período de vida o processo de sucessão familiar é um dos maiores e mais fatais.O processo de sucessão em uma empresa familiar pode ser muito complexo e confuso na vida de seu fundador ou até mesmo daquele que está sendo sucedido na geração seguinte tendo influência tanto a parte financeira dos negócios quanto lado emocional.

"Segundo Domingos Ricca,consultor especialista e autor de vários livros sobre o tema,a realização de um planejamento sucessório é uma das melhores maneiras de se assegurar a perpetuação de um negócio." (Revista Incorporativa).

2.1 Indústria de Bebidas Pira

A Indústria de Bebidas Pira,um exemplo de empresa familiar que trabalha no ramo de bebidas alcoólicas

na região metropolitana de São Paulo e quetem seu fundador o Dr.João Barroso é uma empresa familiar de sucesso no segmento de bebidas,mas que passa por uma crise de gestão,pois seu fundador sentindo já o peso da idade,decidiu que pretende se aposentar e transferir a gestão da empresa pra seus filhos Paulo e Iran,sendo que os mesmos desempenham funções gerenciais em todas áreas da empresa,determinadas de acordo com orientações de Dr.João.

2.2 Processo Sucessório

Para que ocorra um processo sucessório eficaz é preciso que haja planejamento,pois o mesmo é um ponto mais que vital para a sobrevivência da empresa,sendo necessário o envolvimento de todos,tanto o sucedido,o sucessor,a familia e a própria empresa também.Portanto o Doutor João deverá antes a sua saída definitiva da empresa dar melhor suporte junto com consultoria externa,esta mesma sugerida tal para facilitar uma melhor análise de escolha de um futuro sucessor pra empresa junto a seus filhos Paulo e Iran e também à possíveis sucessores dentre os setores da indústria de Bebidas Pira,deixando de forma bem clara se o futuro sucessor tem mesmo foco e prioridade a continuidade de atuação e desenvolvimento daquilo à que trabalha a empresa visto ao fato de que os mesmos já apresentam inclusive conhecimento dos setores da empresa em geral,mas que se mostra necessário a esse processo aprimoramento e capacitação pracontinuidade dos negócios da indústria de Bebidas Pira.

...

Baixar como  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »