TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competências Profissionais Pedagogia_RDR  Questões Para Acompanhamento Da Aprendizagem 

Trabalho Escolar: Competências Profissionais Pedagogia_RDR  Questões Para Acompanhamento Da Aprendizagem . Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 6

Competências Profissionais Pedagogia_RDR 

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem 

Revisão da tentativa 2 

Parte superior do formulário 

Parte inferior do formulário 

Iniciado em 

domingo, 21 julho 2013, 15:10 

Completado em 

domingo, 21 julho 2013, 15:14 

Tempo empregado 

3 minutos 13 segundos 

Notas 

5/6 

Nota 

0.625 de um máximo de 0.75(83%) 

Question1 

Notas: 1 

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 28/março/2012 pelo Instituto Pró-Livro, demonstra que o hábito da leitura está relacionado com a frequência à escola: 

“Entre os que estudam estão apenas 16% do total da população de não leitores. Mesmo entre aqueles considerados leitores, a média de obras lidas é 1,4 para quem não está estudando ante 3,4 para quem estuda (considerando os últimos três meses) [...] A representante do Ministério da Cultura defende que as escolas e as bibliotecas, apontadas como um local desinteressante pelos entrevistados, precisam ter bons mediadores de leitura. ‘São professores verdadeiramente capazes de fazer o olhinho do aluno brilhar ao ouvir uma história. Para isso o próprio professor precisa ser um apaixonado pela leitura.’ ” 

(Disponível em: http://noticias.uol.com.br/. Acesso em: 11 Abr. 2012) 

Considere as afirmações abaixo: 

I. O professor é sempre um modelo para o aluno tornar-se leitor. O aluno precisa presenciar seu professor lendo e compreender os mecanismos de que o professor se vale para interagir e entender o textoII. A competência leitora é algo que pode ser aprendido. E o professor é peça fundamental para tal aprendizagem. 

III. O processo de leitura precisa assegurar que o leitor compreenda os diversos e diferenciados tipos de textos que se propõe a ler. Trata-se de um processo interno, que pode ser ensinado. A condição essencial para que um aluno possa aprender a ler e compreender é fundamentalmente que possua um modelo. 

Escolha uma alternativa que indique a veracidade das afirmações na ordem correta: 

Escolher uma resposta. 

a. Verdadeira - Falsa - Falsa. 

b. Falsa - Verdadeira - Verdadeira. 

c. Verdadeira - Verdadeira - Verdadeira.  

d. Verdadeira - Verdadeira -Falsa. 

e. Falsa - Falsa - Falsa. 

Resposta correta: Verdadeira - Verdadeira - Verdadeira. 

Comentário sobre a resposta correta: Isso mesmo, você acertou! Esta é a opção já que as três afirmações estão corretas. Tanto o papel da escola como o do professor são fundamentais na formação do leitor. O professor é o modelo. Tanto modelo para a leitura pelo prazer como modelo para que o aluno aprenda como se lê com compreensão leitora. 

Correto 

Notas relativas a este envio: 1/1. 

Question2 

Notas: 1 

“_______________ é, pois, o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever, bem como o resultado da ação de usar essas habilidades em práticas sociais. É o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da língua escrita e de ter-se inserido num mundo organizado diferentemente: a cultura escrita. Como são muito variados os usos sociais da escrita e as competências a eles associadas (de ler um bilhete simples a escrever um romance), é frequente levar em consideração níveis de _____________ (dos mais elementares aos mais complexos). Tendo em vista as diferentes funções (para se distrair, para se informar e se posicionar, por exemplo) e as formas pelas quais as pessoas têm acesso à língua escrita – com ampla autonomia, com ajuda do professor ou da professora, ou mesmo por meio de alguém que escreve, por exemplo, cartas ditadas por analfabetos – a literatura a respeito assume ainda a existência de tipos de _____________ou de _________________, no plural.” 

PRÓ Letramento - Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Alfabetização e Linguagem. 

Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica. Brasília – 2007. 

(Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: 12 Abr. 2012) 

Escolha a alternativa que preenche corretamente as quatro lacunas do texto acima: 

Escolher uma resposta. 

a. Aprendizagem - Letramento - Letramento - Letramentos. 

b. Alfabetização - Letramento - Compreensão - Compreensões. 

c. Alfabetização - Letramento - Letramento - Letramentos.  

d. Aprendizagem - Letramento - Compreensão - Compreensões. 

e. Letramento - Letramento - Letramento - Letramentos. 

Comentário sobre a resposta incorreta: Não foi desta vez! Volte ao Resumo da Aula-tema 06. 

Errado 

Notas relativas a este envio: 0/1. 

Question3 

Notas: 1 

Considere o trecho abaixo: 

“Para Maria Antonieta Cunha, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretora do programa do Livro Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, o brasileiro associa a leitura à obrigação e não ao prazer. Um trecho do estudo que evidencia essa tese são as respostas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com