TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Complexos Culturais

Casos: Complexos Culturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE

COMPONENTES DA CULTURA

MANAUS

2014

LAUREN MIRANDA

LUCAS BOHN

GUILHERME COSTA

GABRIEL MUNIZ

ANDREA FUNES

YURI HENRIQUE

COMPONENTES DA CULTURA

SOCIOLOGIA

MANAUS

2014

INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de expandir o conhecimento relacionado ao estudo da cultura e para melhor compreensão do sistema que forma uma identidade cultural, analisando alguns de seus principais componentes e a inter-relação existente entre eles. Os aspectos examinados são: traços culturais, complexo cultural e área cultural.

DESENVOLVIMENTO

1. TRAÇOS CULTURAIS

São os elementos mais simples da cultura. Eles são as unidades de uma cultura. É necessário ressaltar que os traços culturais só têm significado quando considerados dentro de uma cultura específica. Um colar pode ser um simples adorno para determinado grupo e para outro ter um significado mágico ou religioso. Para os fiéis das religiões afros – brasileiras, por exemplo, os colares têm usados cores especiais, dependendo da divindade cultuada pessoas e, de acordo com a crença dão proteção a quem os usa. Portanto, só no conjunto da cultura é que se pode entender um determinado traço.

EXEMPLOS: Uma idéia, uma crença, representa traços culturais. Um carro, um lápis, uma capa, uma pulseira, um computador também são exemplos de traços culturais.

2. COMPLEXO CULTURAL

A combinação dos traços culturais em torno de uma atividade básica forma um complexo cultural. Por exemplo, o carnaval no Brasil é um complexo cultural que reúne um grupo de traços culturais relacionados uns com os outros: carro alegórico, música, dança, instrumentos musicais, desfile, etc. Da mesma forma, o futebol é um complexo cultural que pode ser desmembrado em vários traços culturais: o campo, a bola, o juiz, os jogadores, a torcida, as regras do jogo, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com