TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Complice Aplicado em Chernobyl

Por:   •  9/11/2020  •  Dissertação  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

                                                  SENAI DR

                        UNIDADE CAMAÇARI – BA

CURSO DE ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS

                                CARINE DE JESUS SILVA

                                ÉRICA ROCHA DE SOUZA

                         GISELLE CARVALHO DOS SANTOS

                           MILENA QUEIROZ DOS SANTOS

                               RHAYRA DA SILVA SANTOS

                                 WILLIAN SILVA SANTOS

                                    DISSERTAÇÃO

                                         

                                            CAMAÇARI – BA

                                                    2020.2

                                CARINE DE JESUS SILVA

                                ÉRICA ROCHA DE SOUZA

                         GISELLE CARVALHO DOS SANTOS

                           MILENA QUEIROZ DOS SANTOS

                               RHAYRA DA SILVA SANTOS

                                 WILLIAN SILVA SANTOS

Dissertação apresentado ao curso de aprendizagem básica, Assistente de RH, como parte dos requisitos necessários para obtenção de aprendizagem e nota, da disciplina de Fundamentos da confiabilidade humana. Turma: 73223 – matutino. Entregue no dia

Professor (a): Lis Quarantini de Souza Guimarães.

                                          CAMAÇARI – BA

                                                      2020.2

A utilização da energia nuclear foi e ainda é motivo de grandes discussões, já que, a possibilidade de ocorrer acidentes estão atrelados ao uso dela. No Brasil, por exemplo, um investimento desse gênero, sempre custa a pensar em todas as possibilidades de um possível acidente e é inevitável pensar que o pior possa acontecer. Visto que acompanhamos algumas tragédias que envolvem o uso da energia nuclear, o medo é recorrente e assim como já vimos em alguns casos como Chernobyl (1986), Three Mile Island (1979) e Césio – 137 (1987) que ficaram bastante conhecidos graças a grandes ruínas causada e a grande quantidade de radiação espalhada, a probabilidade de acidentes como esses se repetirem pode ser grande, afinal, foram por deslizes que se transformaram em catástrofes. Por isso, algumas empresas adotam medidas de prevenção como a aplicação da Segurança do Trabalho e o Compliance. Ambas reduzem e detectam situações de não conformidade no ambiente fabril. O Compliance, especificamente, age para inibir o suborno, fraude, propina, atitudes racistas, homofóbicas e preconceituosas, assédio moral, assédio sexual, trabalho forçado, infantil e escravo.

Em primeiro plano, é importante destacar que grande parte da sociedade não tem consciência da importância da utilização do compliance, de forma correta, nas empresas. Dessa forma, as instituições empresariais não agem de acordo com a lei vigente, seguindo o código de conduta e instruções que deveriam ser aplicas pelas organizações. O filosofo John Locke defende que ‘’ as leis fizeram-se para os homens e não para as leis’’. Ou seja, mesmo com conformidade, é preciso que medidas imediatas sejam tomadas para que o compliance possa ser usado de acordo com as leis, prevenindo qualquer situação de irregularidade que fere as normas e políticas de uma organização e da sociedade.

O seriado, “Chernobyl”, documenta o terrível acidente nuclear ocorrido perto da cidade de Pripyat, no norte da Ucrânia Soviética. Fora da ficção, Chernobyl é conhecida como “a maior tragédia nuclear na história da humanidade” foi devido por falhas de projeto e erro humano profundo durante um teste de sistemas de rotina causando uma explosão e um incêndio que lançaram grandes quantidades de partículas radioativas na atmosfera. Adicionando a isso, como ocultação dos fatos expostos, mentiras foram perpetuadas nos níveis mais altos do governo, ajudadas por uma mídia que se engajou voluntariamente na propaganda e na disseminação de informações falsas. O que omitia a real situação do acidente a população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com