TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Componentes De Demanda Agregada

Artigos Científicos: Componentes De Demanda Agregada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  952 Visualizações

Página 1 de 3

Componentes de demanda agregada

A condição de equilíbrio do modelo Keynesiano,simples em termos de componentes demanda agregada.Os Fatores que afetam os componentes da demanda agregada são:

• Consumo

• Investimento

• Gastos do governo

Consumo

Os dispêndios do consumidores costumam ser maior componentes da demanda agregada.

O valor do incremento para os dispêndios com consumo por incremento unitário a renda(b) é denominada propensão marginal a consumir(PMgC).

Esse incremento da poupança por aumento unitário na renda disponível (1-b)é denominada propensão marginal a poupar(PMgS)

Investimento

O investimento também era visto como variável-chave no sistema keynesiano.Na opinião de Keynes,a mudança nos dispêndios com investimentos desejados era um dos fatores responsáveis pelas alterações na renda.Keynes acreditava que o consumo fosse uma função estável da renda disponível.

O consumo era fundamentalmente,um dispêndio induzido,dependente do nível de renda.Para explicar seus subjacentes aos movimentos da demanda agregada e, por seguinte da renda,Keynes procurou pelos componentes autônomos da demanda agregada,determinados, em grande medida,independentemente da renda corrente.

Quando esses componentes dos dispêndios se alteravam a renda variava.

Ao explicar a relação entre os investimentos e a taxa de juros,a análise de Keynes não deferiu da visão clássica.De novo supõe-se que o nível de investimentos esteja inversamente relacionado com o valor da taxa de juros.

As expectativas de lucratividade futura dos projetos de investimento apoiavam-se sobre uma base de conhecimento muito precária e Keynes acha que essas expectativas mudariam com muita frequência,eventualmente de forma drástica,em resposta a novas informações e eventos.Consequentemente, a demanda por investimentos seria instável.Os dispêndios com investimentos são o componente dos dispêndios autônomos de Keynes acreditava ser responsável pela instabilidade da renda.

Gastos do governo e impostos

Os gastos do governo(G) constituem o segundo elemento dos dispêndios autônomos. Supõe-se que os gastos governamentais sejam controlados pelos formuladores de política econômica e que, portanto.não dependem diretamente do nível de renda.

Supomos que a arrecadação liquida(T) também seja uma variável de política econômica controlada pelos mesmos formuladores de política. Uma suposição mais realista é que o formulador fixe a alíquota de imposto e que receitas tributárias variem de acordo com sua renda.Isso implicaria,um pouco nossos cálculos mas não mudaria as principais conclusões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com