TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demanda Agregada

Trabalho Escolar: Demanda Agregada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 5

Demanda agregada (DA) significa a totalidade de bens e serviços (demanda total) que numa determinada economia os consumidores, as empresas e o Estado, estão dispostos a comprar, a um determinado nível de preço e em determinado momento.

é um processo que balanceia a produção e a demanda, projetado a médio prazo geralmente para um período de seis a doze meses.

12 - O Planejamento Agregado procura conciliar o Planejamento da capacidade com as previsões da demanda, projetado a médio prazo geralmente para um período de seis a doze meses e o Programa Mestre de Produção estabelece o que irá efetivamente ser produzido a curto prazo (poucas semanas).

Questões

1)

O que é demanda agregada, por que utiliza-la?É a quantidade de bens ou serviços que o total de consumidores está disposto aconsumir ou adquirir em determinado período de tempo, e por determinado preço.Ela representa o gasto total da economia em nível de preços.

2)

O que é um plano agregado? Por que se agregam famílias de produtos para efeito depreparação de planos agregados?O plano agregado é compartilhamento dos recursos produtivos da empresa com ademanda agregada, no médio prazo, isto é, com um horizonte de 5 a 18 meses,aproximadamente. Nessa compatibilização, a empresa define uma estratégia deoperação, que pode ser:

3)

Quais as vantagens e desvantagens da estratégia de atuação na oferta de recursos?A vantagem é a utilização de estoques, para captação de flutuações decorrentes dasdemandas, tornando possível o nivelamento de produções. Outra vantagem é acontratação é contratação ou demissão para ajuste de demanda, Aumento oudiminuição(conforme for o caso, do turno de trabalho, e manter Recursos, projetandoos altos níveis de demanda.As desvantagens, Estar relacionado à baixa no nível de atendimento á clienteprincipalmente devido o fator (falta de produto). Preço de aquisição de produtos eserviços elevados. E a contratação de colaboradores para compor o quadro, emvirtude de ajustes na demanda.

4)

Quais as vantagens e desvantagens da estratégia de atuação na demanda?Na demanda uma de suas vantagens é a alteração da demanda para outrosmomentos, incentivando promoções de vendas, diminuição dos preços, marketingpublicitários, oferta de produtos/serviços em períodos considerados críticos.As desvantagens mais comuns são: Qualidade de baixo nível nos serviços, criação deum novo leque de produtos para suprir perda de produtos já existentes, e os preçosdiferenciados.

5)

Quais as principais informações (input) do sistema de planejamento agregado e quaisas principais informações (output) decorrentes do processo do processo deplanejamento? Input, Permite o controle da capacidade durante a execução do planejamento. Essecontrole é feito a partir dos dados acumulados da capacidade que entra no SFS (Input),Já o montante que sai do sistema (Output) e a capacidade disponível. Tais informaçõesindicam quando há necessidade de atualização do planejamento, ou de interferênciasna capacidade de produção, como horas extras, aumento de quadro de pessoal entreoutros.

6)

Você acha possível em uma mesma empresa, se utilizar para certa família de produtosuma estratégia de atuação na oferta de recursos e para outra família a estratégia deatuação de demanda?Isto é perfeitamente aceito, tendo em vista a execução de a estratégia possuir planosque se diferem, tendo como objetivo suprir as eventuais necessidades de cada umadelas. Sendo que na ação de recursos, há por objetivo igualar a produção; realizarcontratação e demissão de pessoal garantindo o ajuste da demanda, e mantendorecursos com vistas aos níveis elevados de demanda; podendo assim aumentar ou reduzir os turnos de trabalho, ou ainda subcontratar a mão de obra terceirizada.Porem, na atuação da demanda, oferta-se os produtos/serviços em momentos quedaou baixos níveis da demanda, transferindo a mesma para períodos diferentes.

7)

Quais as informações sobre custos que devem ser consideradas na elaboração doplano agregado?As informações a serem consideradas são os custos com os respectivos pontos a baixo:

Custos de contratação de pessoal

nesse são considerados os custosAssociados com o processo de recrutamento, seleção e treinamento dePessoal. Tais custos dependem do tipo de cargo a ser preenchido.

Custo de demissão de pessoal

considera-se neste os custos referentes àPagamentos de indenizações, aviso prévio, férias, décimo terceiro salário.Podendo haver acréscimos em casos específicos. Alguns custos são de difícilmensuração quando da ocorrência de demissões, como,Por exemplo, abalos na moral e na motivação dos trabalhadores.Remanescentes.

Custo de horas extras

o custo da hora extra normalmente é calculado pelo acréscimode um percentual sobre o custo da hora normal, esse percentual varia segundo alegislação de cada país e/ou acordos sindicais.

Custo com estoques

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com