TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE CONSUMO

Por:   •  7/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE PORTO ALEGRENSE – FAPA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Roger de Bem Jaeger

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE CONSUMO DA CLASSE MÉDIA EM PERIODOS DE RECESSÃO ECONÔMICA.

PORTO ALEGRE

2015

Roger de Bem Jaeger

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE CONSUMO DA CLASSE MÉDIA EM PERIODOS DE RECESSÃO ECONÔMICA.

Projeto de pesquisa, apresentado como pré-requisito para aprovação na disciplina de Pesquisa em Administração, do Curso de Administração de Empresas, da Faculdade Porto-Alegrense.

Orientador: Prof. Ms. Vanda Regina Machado

Porto Alegre

2015

1. INTRODUÇÃO

O comportamento de consumo, a demanda e a oferta são reflexos da situação econômica que o país enfrenta. Essa situação é refletida nos Estados e Municípios e, por fim, muitas vezes inconsciente e automaticamente o comportamento do consumidor final se altera para se adaptar conforme o momento e a situação. De acordo com Krugman e Wells (2007, p. 473) “[...] a recessão traz desemprego mais alto, produto reduzido, rendimentos em queda e padrão de vida mais baixo”.

Em uma visão macroeconômica, o governo federal tem instrumentos que permitem certa manipulação da economia, de modo a proteger sua saúde econômico/financeira, regular a inflação, provocar crescimento (aumento de consumo) ou retração (redução de consumo). De acordo com Vasconcellos (2011), esses instrumentos dividem-se em 4: política fiscal; política monetária; política cambial e comercial e política de rendas (controle de preços e salários).

Em momentos de saúde estável, ou para atenuar momentos de crise o governo tende a estimular o consumo com políticas expansionistas, reduzindo carga tributária, reduzindo a taxa de juros e aumentando a circulação de moeda. Já em momentos de crise ou para controlar a inflação, o governo adota políticas restritivas, aumentando a carga tributária, aumentando a taxa de juros e diminuindo a circulação de moeda. Barro e Gordon (1994) sugerem que um governo com má reputação deve aplicar política monetária restritiva.

“Na prática, os governos muitas vezes respondem a recessões aumentando o gasto, cortando impostos ou fazendo ambas as coisas. Eles muitas vezes respondem à inflação reduzindo gastos ou aumentando impostos”. (Krugman e Wells, 2007, p. 565)

Essas políticas restritivas causam uma retração no mercado, aumentando, consequentemente, os preços médios. O cliente final, por sua vez, modifica seu comportamento de consumo para se adaptar à crise sem comprometer seu orçamento pessoal.

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Assim como a economia do país sente quando o mercado internacional enxuga, devendo procurar instrumentos para diminuir os impactos negativos. Os Estados e Municípios também reagem, atingindo, por fim, o cidadão comum, que deve procurar readaptar seu comportamento de consumo para que a crise econômica e o aumento dos preços não prejudiquem sua finança pessoal evitando endividamento. De acordo com Krugman e Wells (2007, p. 564) “Tanto o gasto de consumo quanto o de investimento dependem em parte das expectativas das pessoas sobre o futuro. Os consumidores baseiam seus gastos não apenas na renda que têm agora, mas na renda que esperam ter no futuro”.

1.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com