TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atv 2 comportamento e consumo

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.583 Palavras (15 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 15

Leia o trecho a seguir: "Na contra mão de uma tendência mundial, a circulação do jornal impresso no Brasil cresceu em 2007, 12% em relação ao mesmo período do ano anterior, bem como aconteceu na China e na Índia, obviamente com percentuais maiores. Este aumento na circulação da mídia impressa deve-se ao fato do crescimento, ou do direcionamento deste tipo de produto para as classes mais baixas da população, como por exemplo, o jornal Super Notícia, veiculado em Belo Horizonte. Sua fórmula é moldada para a classe C, com preço popular (25 centavos) e distribuição de brindes, entre outras estratégias. Também temos o caso dos jornais Metro e Destak, distribuídos gratuitamente na capital de São Paulo. Já o faturamento publicitário, o que sustenta o setor, teve um crescimento de 22% no mesmo período, devido ao intenso investimento em propagandas do setor imobiliário, mais uma amostra do crescimento das classes mais baixas da população, que agora procuram comprar a sua primeira casa própria." (http://desmistificandomarketing.blogspot.com). Pensando, apenas em termos culturais, podemos afirmar que o caso em destaque refere-se a hábitos e costumes relacionados a:

Resposta Selecionada:

Incorretad. Fatores Demográficos.

Respostas:

Corretaa. Fatores Culturais.

b. Fatores Psicológicos.

c. Fatores Pessoais.

d. Fatores Demográficos.

e. Fatores Sociais.

Feedback da resposta:

No texto podemos perceber uma adaptação das empresas em relação a determinados hábitos e costumes dos consumidores. Ciente dos hábitos de leitura de jornal, as empresas direcionaram as suas estratégias para as classes mais baixas da população. Assim, temos os fatores culturais, mas precisamente a classe social.

Pergunta 2

0 em 0,25 pontos

Incorreta

Relacione as categorias abaixo com os respectivos fatores que influenciam o comportamento do consumidor:

I. Aprendizagem

II. Influências Pessoais

III. Personalidade e autoimagem

Resposta Selecionada:

Incorretaa.

I. Culturais; II. Sociais; III. Psicológicos.

Respostas:

a.

I. Culturais; II. Sociais; III. Psicológicos.

b.

I. Sociais; II. Pessoais; III. Psicológicas;

c.

I. Sociais; II. Pessoais; III. Culturais.

d.

I. Psicológicas; II. Pessoais; III. Culturais.

Corretae.

I. Psicológicas; II. Sociais; III. Pessoais.

Feedback da resposta:

Neste caso temos o seguinte: I. Sociais; II. Pessoais; III. Psicológicos;

I. Grupos de Referência - Fatores Sociais

II. Estilo de Vida - Fatores Pessoais

III. Motivação - Fatores Psicológicos

Pergunta 3

0 em 0,25 pontos

Incorreta

Quando pensamos nos fatores que influenciam o comportamento do consumidor não podemos deixar de considerar os fatores Culturais. Em termos de amplitude em nossa análise, podemos dizer que estes fatores são aqueles mais fortes, pois são determinantes de valores, percepções e comportamentos enraizados em um determinado segmento de mercado. Devido a sua força em termos de influência, destacamos que as empresas, normalmente, devem se adaptar a estes fatores, pois dificilmente uma organização consegue mudá-los. Pensando em termos destes fatores que estudamos em nossas aulas, indique a alternativa INCORRETA em relação ao componente dos fatores culturais e o exemplo descrito:

Resposta Selecionada:

Incorretaa. Cultura - são os costumes que enxergarmos aos analisar determinados grupo de consumidores, como as novelas, papel Noel para os ocidentais, crenças e superstições (Deus é brasileiro), entre outros.

Respostas:

a. Cultura - são os costumes que enxergarmos aos analisar determinados grupo de consumidores, como as novelas, papel Noel para os ocidentais, crenças e superstições (Deus é brasileiro), entre outros.

b. Classe social - são os costumes que determinadas classes sociais possuem, como por exemplo, jantar fora para as classes mais altas.

c. Cultura - são os hábitos e costumes enraizados em um determinado segmento de mercado. Podemos citar como exemplo, a campanha do Guaraná Antartica, denominada "Pipoca com Guaraná". O objetivo era relacionar um aspecto cultual (comer pipoca no cinema) com o seu produto.

d. Subcultura - são aspectos relacionados a determinados grupos específicos como etnia e nacionalidade. Podemos citar como exemplo, o hábito dos italianos por massa.

Corretae. Subcultura - determinadas classes sociais possuem padrões de consumo teoricamente idênticos. As classes sociais mais altas estão residem perto dos grandes centros, enquanto as mais baixas residem nas periferias.

Feedback da resposta:

A descrição mencionada refere-se aos aspectos Sociais, pois estamos nos referindo aos hábitos e costumes de determinadas classes sociais, ou seja, o padrão de moradia.

Pergunta 4

0,25 em 0,25 pontos

Correta

Relacione as categorias abaixo com os respectivos fatores que influenciam o comportamento do consumidor:

I. Família

II. Ocupação

III. Crenças e atitudes

Resposta Selecionada:

Corretac.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com