TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento empreendedor

Projeto de pesquisa: Comportamento empreendedor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.760 Palavras (16 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 16

Índice

Introdução: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . pág. 03

Relatório Econômico

Estudo sobre a classe C e o segmento de salões de beleza: . . . . . . ..pág. 04

Gráficos: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ..pág. 05

Formação de preço e custo do negócio: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .pág. 06

Análise do Projeto em Custos: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ..pág. 06

Planilha de Custo Fixo: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .pág. 07

Ficha do Produto: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ..pág. 07

Planilha de Custo Variável: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ...pág. 08

Comportamento Empreendedor

Planejamento e Monitoramento Sistemático: . . . . . . . . . . . . . . . . . .pág. 08

Estudo sobre a cidade de São Paulo: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .pág. 09

Políticas Monetárias do Brasil: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ..pág. 10

Políticas Monetárias do Brasil: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ..pág. 11

Políticas Monetárias do Brasil: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ..pág. 12

Referencias Bibliográficas: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ..pág. 13

Introdução

A economia é uma ciência social, que estuda o funcionamento da Economia Capitalista, sob o pressuposto do comportamento racional do homem econômico, ou seja, da busca da alocação eficiente dos recursos escassos frente às infinitas necessidades da sociedade. Nesse sentido, a economia procura compreender como se resolve os três problemas econômicos básicos: 1) O quê e quanto produzir? 2) Como produzir? e 3) Para quem produzir? Ou seja, o estudo da eficiência e da equidade. Contudo, no mundo contemporâneo, a sustentabilidade da produção para as gerações futuras se impõe como um quarto problema econômico básico, exigindo que se repense o crescimento econômico e o próprio sentido coletivo do consumo em permanente expansão sem propiciar um verdadeiro bem-estar às sociedades humanas.

Adicionalmente, não se pode desprezar o fato de que a economia é multidisciplinar, na medida em que estuda a produção e consumo da imensa variedade de bens e serviços existentes, os quais envolvem concepções e determinantes inerentes a outras ciências, como as da Agronomia, da Engenharia, do Trabalho, da Educação, da Saúde, da Nutrição, da Política, entre tantas outras.

A Ciência Econômica possui diversas correntes e divisões. Do ponto de vista da corrente neoclássica, a Economia é estudada em dois níveis: a Microeconomia e a Macroeconomia.

A Microeconomia é o ramo da Ciência Econômica que estuda a formação de preços, a principal variável que orienta a alocação de recursos no contexto das Economias Capitalistas. Discute a funcionalidade do mercado para garantir a organização e distribuição eficientes dos recursos escassos. Sua unidade de análise são os mercados específicos, examinando o comportamento e a interação dos agentes (consumidores e produtores).

A Macroeconomia é o ramo da Ciência Econômica que estuda o comportamento da Economia como um todo, tendo como focos o Produto, o Emprego, a Inflação, e o Comércio Internacional. É o campo que embasa a atuação do Estado em suas três funções fundamentais: Alocativa, Distributiva e Estabilizadora.

Aqui buscaremos através do estudo da economia, compreender o comportamento do mercado de um determinado segmento, a viabilidade econômica financeira de determinado ramo de atividade, as facilidades e dificuldades para abertura e posterior êxito na abertura do negócio, quais políticas econômicas existentes para incentivo ao empresário e como a economia pode ser determinante para a sobrevivência no mercado.

Relatório Econômico

Estudo sobre a classe C e o segmento de salões de beleza

Após análise da cartela de contatos, da região em que estamos inseridos, das pessoas que conhecemos e nos relacionamos, constatamos que a classe C é o segmento mais interessante para investimentos na abertura de algum negócio. Com a melhora da economia do país, pessoas dessa faixa de renda têm feito girar uma grande quantidade de capital, sendo que a previsão de consumo para o ano de 2013 é de 881,2 bilhões de reais, maior que em todas as outras classes. A área de serviços como, pizzarias, restaurantes, fast foods e salões de beleza têm sido os carros chefes das empresas que buscam lucrar com o segmento. Para que se consiga uma fatia no mercado desta classe deve-se focar no atendimento, já que apesar de quererem economizar, não desejam abrir mão da qualidade.

Dito isto, optamos por investimento no setor de beleza e estética, visto que segundo pesquisa da empresa Data Popular 51% das mulheres da classe C afirmaram gastar muito dinheiro com produtos de higiene e beleza, assim como com visitas regulares aos salões, onde costumam ir duas vezes ao mês, gastando de R$ 15,00 a R$ 30,00 reais por visita. Há no mercado grande quantidade de salões e clínicas, no entanto, como revelam os estudos há bastante clientela, uns com fidelidade aos profissionais que estão acostumados, enquanto uma grande parcela sempre busca novos produtos e serviços. A rede de salões Belleza Pura, especializada no tratamento de cabelos crespos, atende cerca de 70 mil clientes por mês, e espera um aumento de 30% no faturamento deste ano, focando apenas uma clientela com característica específica. A maioria dos locais oferece os mesmos tipos de serviços, corte, pintura, manicure e pedicure, enquanto uma parcela menor, além destes serviços oferece também serviços de maquiagem, depilação, massagem facial e lifting. Com um faturamento na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com