TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Composição Do Esgoto

Artigo: Composição Do Esgoto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 2

o esgoto contém basicamente matéria orgânica e mineral,em solução e em suspensão,assim como alta quantidade de bactérias e outros organismos patogênicos e não patogênicos.

O esgoto em decomposição anaeróbica produz gases que em espaços fechados,como tubulações ou que em espaços fechados,como tubulações ou estações,que podem estar concentrados a níveis perigosos,exigindo o uso de material especial e equipes de resgate.

O gás sulfídrico é o principal responsável pelo cheiro característico do esgoto em decomposição anaeróbica.o método de coloração do esgoto ,já tratado previamente numa Estação de Tratamento(E.T.E),pode contribuir na redução de patogênicos no lançamento dos efluentes.Revelou-se ser o processo de menor custo e de elevado grau de eficiência em relação a outros processos.

O esgoto pode ser de vários tipos:

-sanitário(água usada para fins higiênicos e industriais);

-sépticos(em fase de putrefação):

-pluviais(águas pluviais );

-combinado(sanitário+pluvial);

-cru(sem tratamento);

-fresco(recente,ainda com oxigênio livre).

Existem soluções para a retirada do esgoto e dos dejetos,havendo ou não água encanada.

EXISTEM TRÊS TIPOS DE SISTEMA DE ESGOTOS:

*Sistema unitário: é a coleta de esgoto pluviais, domésticos e industriais em um único coletor.Tem custo de implantação elevado , assim como o tratamento também é caro.

*Sistema separador:o esgoto doméstico e industrial ficam separados do esgoto pluvial.É o usado no Brasil. O custo de implantação é menor,pois as águas pluviais não são prejudiciais quanto o esgoto doméstico,que tem prioridade por necessitar tratamento.

*Sistema misto: a rede recebe o esgoto sanitário e uma parte de águas pluviais.

ESGOTOS, COLETA E TRATAMENTO.

Ainda que só 0,1% do esgoto de origem doméstica seja constituído de impurezas de natureza física, química e biológica,e o restante seja água, o contato com esses efluentes e sua ingestão é responsável por cerca de 80% das doenças e 65% das internações hospitalares.

O ESGOTAMENTO SANITÁRIO REQUER NÃO SÓ A IMPLANTAÇÃO DE UMA REDE DE COLETA,MAS TAMBÉM UM ADEQUADO SISTEMA DE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL.

O tratamento preliminar se dá por meio de grandes e caixas de areia,visando à retenção dos sólidos em suspensão(galhos,terra,areia e gordura decantáveis que deve ser posteriormente conduzido para aterros sanitários. O tratamento primário é a decantação simples por meio da ação da força da gravidade ou por precipitação química, o que requer o uso de equipamentos. Nesse estágio é gerado o Iodo primário que deve ser manuseado com cuidado e tratado por processos de secagem ou incineração antes da sua disposição no solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com