TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE MATÉRIA ORGÂNICA PRESENTES NO ESGOTO - VINICIUS AHTIÊ

Trabalho Universitário: CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE MATÉRIA ORGÂNICA PRESENTES NO ESGOTO - VINICIUS AHTIÊ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  906 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho serão apontados conhecimentos em relação a questões sobre a classificação dos tipos de matéria orgânica e outras substâncias presentes no esgoto, a autodepuração de rios e em relação ao processo de eutrofização.

Serão apresentados resultados obtidos sobre cada assunto por meio de tabelas, informações pesquisadas através de livros, apostilas e sites.

No assunto referente à classificação dos tipos de matérias orgânicas presentes no esgoto há uma ampla área de informação sendo informado cada dado em seus relevantes detalhes, como a porcentagem da composição do esgoto sanitário entre outros elementos.

Em relação à autodepuração de rios estão contidos no trabalho informações sobre suas definições, alguns conceitos de extrema importância e alguns relativos e até mesmo por título de curiosidade.

Já no componente de processos de eutrofização há suas definições, como ocorrem, quais suas consequências e até uma possível proposta para a resolução desse problema.

1. CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE MATÉRIA ORGÂNICA E OUTRAS SUBSTÂNCIAS PRESENTES NO ESGOTO

Em média a composição do esgoto sanitário é de 99,9% de água e apenas 0,1% de sólidos, sendo cerca de 75% desses sólidos, são constituídos de matéria orgânica em processo de decomposição. Nesses sólidos, proliferam microorganismos, podendo ocorrer organismos patogênicos, dependendo da saúde da população contribuinte. Esses microorganismos são oriundos das fezes humanas. Podem ainda ocorrer poluentes tóxicos, em especial fenóis e os chamados “metais pesados”, da mistura com efluentes industriais.

Quando o esgoto sanitário, coletado nas redes, é lançado in natura nos corpos d´ água, isto é, sem receber um prévio tratamento, dependendo da relação entre as vazões do esgoto lançado e do corpo receptor, pode-se esperar, na maioria das vezes, sérios prejuízos à qualidade dessa água. Além do aspecto visual desagradável, pode haver um declínio dos níveis de oxigênio dissolvido, afetando a sobrevivência dos seres de vida aquática, exalação de gases de mal cheiro e possibilidade de contaminação de animais e seres humanos pelo consumo ou contato com essa água.

A tabela a seguir apresenta uma ideia da constituição do esgoto doméstico. no entanto, para efeito de tratamento, essas substâncias são tratadas como impurezas da água, ou melhor, como sólidos presentes, de diferentes granulometrias e que devem ser dela retirados para purificá-la. [1]

Tipos de substâncias Origem Observações

Sabões Lavagem de louças e roupas ____________

Detergente(podem ser ou não biodegradáveis) Lavagem de louças e roupas A maioria dos detergentes contém o fósforo na forma de polifosfato.

Cloreto de sódio Cozinhas e na urina humana Cada ser humano elimina pela urina de 7 a 15g/dia

Fosfatos Detergentes e urina humana Cada ser humano elimina, em média, pela urina, 1,5g/dia

Sulfatos Urina humana _____________

Carbonatos Urina humana _____________

Uréia, amoníaco e ácido úrico Urina humana Cada ser humano elimina de 14 a 42g de uréia por dia.

Gorduras Cozinhas e fezes humanas ___________

Substâncias córneas, ligamentos da carne e fibras vegetais não digeridas. Fezes humanas Vão se constituir na porção de matéria orgânica em decomposição, encontrada nos esgotos.

Porções de amido(glicogênio, glicose) e de protéicos (aminoácidos, proteínas, albumina) Fezes humanas Vão se constituir na porção de matéria orgânica em decomposição, encontrada nos esgotos.

Urobilina, pigmentos hepáticos, etc. Urina humana Vão se constituir na porção de matéria orgânica em decomposição, encontrada nos esgotos.

Mucos, células de descamação epitelial Fezes humanas Vão se constituir na porção de matéria orgânica em decomposição, encontrada nos esgotos.

Vermes, bactérias, vírus, leveduras, etc. Fezes humanas Vão se constituir na porção de matéria orgânica em decomposição, encontrada nos esgotos.

Outros materiais e substâncias: areia, plásticos, cabelos, sementes, fetos, madeira, absorventes femininos, etc. Areia: infiltrações nas redes de coleta, banhos em cidades litorâneas, parcela de águas pluviais, etc.

Demais substâncias são indevidamente lançadas nos vasos sanitários

_____________________

Água _____________ 99,9%

1.1. Em termos elementares, o esgoto doméstico contém:

• Carbono (C);

• Hidrogênio (H);

• Nitrogênio (N);

• Fósforo (P);

• Enxofre (S);

• Outros micros elementos. [2]

1.2. Substâncias Orgânicas

Os grupos de substâncias orgânicas nos esgotos são constituídos principalmente por compostos de proteínas (40 a 60%), carboidratos (25 a 50%), gordura e óleos (10%) e uréia, surfactantes, fenóis, pesticidas (JORDÃO, 1995).

1.3. Proteínas: As proteínas são produtoras de nitrogênio e contém carbono, hidrogênio, oxigênio, algumas vezes fósforo, enxofre e ferro. As proteínas são o principal constituinte de organismo animal, mas ocorrem também em plantas. O gás sulfídrico presente nos esgotos é proveniente do enxofre fornecido pelas proteínas.

1.4. Carboidratos: Os carboidratos contêm carbono, hidrogênio e oxigênio. São as primeiras substâncias a serem destruídas pelas bactérias, com produção de ácidos orgânicos. Entre os principais exemplos de carboidratos pode-se citar os açucares, o amido, a celulose e a fibra da madeira.

1.5. Gordura: A gordura é um termo que normalmente é usado para se referir à matéria graxa, aos óleos e às

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com