TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Composição do petróleo

Seminário: Composição do petróleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Seminário  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

2.2. Composição do petróleo

Os principais grupos de componentes dos óleos são os hidrocarbonetos saturados, formados por alcanos normais(n-parafinas), isoalcanos (isoparafinas) e cicloalcanos (naftenos), os hidrocarbonetos aromáticos e as resinas e os asfaltenos.

A Tabela 2 apresenta a composição química de um petróleo típico.

Tabela 2- Composição química de um petróleo típico

Parafinas normais 14 %

Parafinas Ramificadas 16%

Parafinas Cíclicas (naftênicas) 30%

Aromáticos 30%

Resinas e Asfaltenos 10%

(Fonte: THOMAS, 2001)

3.CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO

3.1 - A exploração do petróleo

A reconstrução da história geológica de uma área, através da observação das roch as e formações rochosas, determina a probabilidade da ocorrência de rochas reservatório. A utilização de medições gravimétricas, magnéticas e sísmicas, permitem o mapeamento das estruturas rochosas e composições do subsolo. A definição do local com maior probabilidade de um acúmulo de óleo e gás é baseada na sinergia entre a Geologia, a Geofísica e a Geoquímica.

3.2 - Explotação de campos de petróleo

O trabalho de explotação de um campo de petróleo tem caráter multidisciplinar. Uma gama significativa de profissionais atua de forma integrada, tendo um objetivo comum: promover a produção otimizada dos hidrocarbonetos presentes nos reservatórios. As principais especialidades que atuam nesta área são as seguintes: Geologia de Reservatórios, Engenharia de Reservatórios, Perfuração, Avaliação, Completação e Produção. A nível de interação, a Geologia de Reservatórios se relaciona mais intimamente com os profissionais de Engenharia de Reservatórios, Avaliação e Perfuração. As informações geológicas são críticas para essas três especialidades.

.3.3 - O transporte do petróleo

Pelo fato dos campos petrolíferos não serem localizados, necessariamente, próximos dos terminais e refinarias de óleo e gás, é necessário o transporte da produção através de embarcações, caminhões, vagões, ou oleodutos e gasodutos (Dalemont, 1961).

3.4 - O refino do petróleo

Apesar da separação da água, óleo, gás e sólidos produzidos, ocorrer em estações o u na própria unidade de produção, é necessário o processamento e refino da mistura de hidrocarbonetos proveniente da rocha reservatório, para a obtenção dos componentes que serão utilizados nas mais diversas aplicações (combustíveis, lubrificantes, plásticos, fertilizantes, medicamentos, tintas, tecidos, etc.). As técnicas mais utilizadas de refino são: destilação, craqueamento térmico, alquilação e craqueamento catalítico.

3.5 - A distribuição do petróleo

Os produtos finais das estações e refinarias (gás natural, gás residual, GLP, gasolina, nafta, querosene, lubrificantes, resíduos pesados e outros destilados) são comercializados pelas distribuidoras, que se incumbirão de oferecê-los, na sua forma original ou aditivada, ao consumidor final.

4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com