TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compostagem Alternativa

Pesquisas Acadêmicas: Compostagem Alternativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

A compostagem é uma técnica milenar, praticada pelos chineses há mais de cinco mil anos. Nada muito diferente do que a natureza faz há bilhões de anos desde que surgiram os primeiros microorganismos decompositores. Seguindo o exemplo da floresta, onde observamos que cada resíduo, seja ele de origem anima ou vegetal, é reaproveitado pelo ecossistema como fonte de nutrientes para as plantas que, em última análise, são o sustentáculo da vida terrestre. Quando procedemos com a compostagem estamos seguindo as regras da natureza e destinando corretamente os resíduos (FREITAS, 2008).

Tradicionalmente a compostagem é vista como uma prática usual em propriedades rurais e centrais de reciclagem de resíduos. No primeiro caso é uma estratégia do agricultor para transformar os resíduos agrícolas em adubos essenciais para a prática da agricultura orgânica. No segundo é uma necessidade administrativa, que tem a intenção de diminuir o volume do material a ser gerenciado além de estabilizar um material poluente (FREITAS, 2008).

No espaço urbano existe a crença de que lixo deve ser recolhido pela prefeitura e despejado em algum local onde possa feder e sujar a vontade. Esta realidade perversa está sendo mudada, graças às ações práticas de alguns municípios e pelos avanços nas leis e normas ambientais (FREITAS, 2008).

2. MATERIAIS E MÉTODOS

Para a realização desta composteira não foram seguidos à risca o que é dito na literatura, devido o trabalho ser de fim didático e por também para poder demonstrar o quão prático pode ser a criação de uma composteira, que sua fabricação pode ser caseira e com apenas os materiais quaisquer.

Materiais utilizados:

-Um pote de sorvete de 2 litros;

-Serragem;

-Cenoura;

-Vagem;

-Repolho;

-Mamão.

Método empregado:

-Primeiro era disposto, ao fundo do pote de sorvete, serragem e sobre esta foram colocados à cenoura, mamão, vagem e repolho (Figura 1).

-Água era adicionada à mistura de frutas e legumes, mas sem haver encharcamento (Figura 2)

-Para finalizar, toda a matéria que será descomposta era recoberta por outra camada de serragem e tampada por uma folha de papelão (Figuras 3 e 4).

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

O processo de compostagem não foi concluído, pois a finalidade não era necessariamente terminar o processo de compostagem e sim demonstrar todos os passos para a realização de uma composteira caseira.

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FREITAS, A. Compostagem. Net, Fundação Gaia, 2008. Disponível em: <http://www.lixo.com.br/index.php> Acesso em: 27 de abril 2012.

Processos de compostagem. Net. Disponível em: <http://www.ib.usp.br/> Acesso em: 27 de abril 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com