TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas Corporais Alternativas E Esportes não Convencionais

Exames: Práticas Corporais Alternativas E Esportes não Convencionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2013  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  2.842 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EAD)

DISCIPLINA: PRÁTICAS CORPORAIS NÃO CONVENCIONAIS E ALTERNATIVAS

CICLO 2 UNIDADE II PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS

JOSÉ HOFFMANN MARTINS, 1124858 CURITIBA-PR

TUTOR À DISTÂNCIA: PROF. ANDERSON VASCONCELOS SOARES

CURITIBA/PR

2013

1) Cite cinco precursores das PCAs e resuma o trabalho de um deles.

Émile Jaques-Dalcroze, François Delsarte, Wilhelm Reich, Gerda Alexsander, Elsa Gindler.

Wilhelm Reich: Reich era medico e psicanalista, trabalhava com o método terapêutico/educacional que era utilizado para revelar uma verdadeira e profunda linguagem corporal. Ele defendia que alguns males como, por exemplo, a neurose ( como repressão e falta de prazer) era resultado de questões sociais, cuja o remédio estava na leitura correta da linguagem corporal. A psicanálise deu inicio as sua observações, mais após discordar de seu criador ele enveredou outros caminhos para efetuar uma analise do caráter bastante profunda, foi ai que surgiu o termo couraça muscular que defendia o quanto o movimento, as posturas e atitudes reprimidas poderiam influenciar o comportamento humano. Conhecer suas coraças pessoais, vitais, orgânicas e emocionais nos ajudaria no processo terapêutico.

Reich criou uma técnica chamada VEGETOTERAPIA, diferentemente da psicanálise que só se preocupava em ouvir os pacientes a técnica de Reich, havia preocupação em olhar e tocar os pacientes . O equilíbrio energético era defendido por Reich como fundamento de uma vida saudável emocional e humanamente.

Para ele não haveria saúde mental sem saúde física ou ecológica e vice e versa.

2) Apresente cinco características comuns encontradas nos métodos dos precursores das PCAs.

• Saúde corporal e mental através de exercícios;

• Trabalham educação corporal através do estudo do auto conhecimento físico e mental;

• As correlações entre as varias partes do corpo;

• Equilíbrio interno e externo do individuo;

• O autoconhecimento corporal e mental nos ajuda a conviver com diversas situações.

3) Localize e apresente, nas obras dos inovadores, um assunto que demonstre a autenticidade de sua obra.

José Ângelo Gaiarsa: uma lição do mestre Gaiarsa repousa na defesa que ele faz da motricidade como fundante dos fenômenos psicológicos, contrariamente a muitas pessoas que não acreditam que a ação muscular consciente e intencional possam modificar a personalidade ou confundir-se com ela.

Gaiarsa da um belo exemplo para esse fato, citando o quanto um escorregão pode mexer com as emoções. É o sentido propriamente dito da “queda”, física e mental, e de quanto ela pode desorganizar mesmo uma boa postura, deixando qualquer galante cavalheiro completamente indefeso e louco para que ninguém o tenha observado enquanto perdia o “centro” e caia em si.

Stanley Keleman: na maioria de seus livros sobre educação somática existencial, fala de perda do lado sensível do ser humano, o que o torna virtualmente ou realmente reduzido (apequenado), emparedado(comprimido),rígido(endurecido),denso(compactado), colapsado (encolhido) ou inflado(inchado). Esses sintomas mostram que os fluxos, as pressões, as pulsações, as excitações ou as inibições e as peristalses, estando fora de sintonia, em pedem o ser humano de experimentar contatos harmônicos e de criar respostas afetivas adequadas e suficientes. Esse quadro é uma demonstração da ausência de raízes, de chão, de base de apoio, que negam ao individuo a possibilidade de “firmar seus pés no chão, agarrar-se, aterrar, pendurar-se, organizar-se, desorganizar-se e reorganizar-se, o que o leva a perder seus limites, perspectivas e possibilidades”.

Meier Schneider, Maureen Larkin, Dror Schneider: Estão de pleno acordo no que diz respeito as pessoas deverem, no inicio executar bem os exercícios propostos, para, em seguida, estabelecerem sua própria rotina de experimentações. Não há problema se a pessoa for sedentária, mas é preciso começar os exercícios em algum momento.

ninguém deve conhecer seu corpo, suas dificuldades e suas necessidades melhor do que você, mas uma orientação segura, por um profissional capacitado, no inicio do trabalho, é sempre um bom conselho.

Al Chung-Liang Huang: pode-se intitular o tai chi proposto por Huang de uma meditação em movimento, utilizando-se de técnicas de equilíbrio estável/instável e a transposição de peso para encontrar, afastar e retornar à quietude ou dinâmica do “centro”. A coluna vertebral, muitas vezes, pode representar e determinar o centro físico, psicológico, social, ecológico e transcendental de cada um. Quem não conhece o próprio “centro”pode perde-lo e dificilmente conseguirá resgata-lo.

4) Relate cinco princípios das PCAs e explique como desenvolver um deles na escola.

• Amizade

• Autonomia

• Cidadania

• Comunicação

• Saúde

Amizade: amizade pode ser desenvolvida no ambiente escolar através de brincadeiras, onde as crianças aprendam a refletir os valores e pratica-los, relacionando-se entre si.

Assim verão que a aproximação e a comunicação por meio das brincadeiras ira facilitar o contato e a confiança entre as mesmas possibilitando a amizade.

5) Até hoje, muitas escolas de dança clássica ainda baseiam suas metodologias de ensino na repetição incessante de movimentos, nos treinos árduos de flexibilidade, nas posturas rígidas – das pontas dos pés, passando pelo tronco, até chegar ao pescoço

e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com