TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreender E Ensinar

Exames: Compreender E Ensinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

Compreender e ensinar

Por uma docência da melhor qualidade.

A autora Terezinha Azerêdo Rios apresenta neste livro uma articulação entre Filosofia e Didática, pensando em uma docência de melhor qualidade. Segundo a autora a didática é a arte de ensinar e a filosofia é a reflexão para o ensinar, saber compreender, pensar e expressar o conhecimento para saber passar para o aluno, são saberes que contribuem para a construção continua da competência do professor, para prática educativa. Emprega-se hoje, frequentemente, o termo competências, no plural, para indicar habilidades que devem ser desenvolvidas no processo educativo ou na formação profissional (Perrenoud, 1997; Brasil/MEC, 1999).

Para Rios vivemos em um mundo pós-moderno, globalizado com expansão de inter-relações, principalmente de natureza econômica, entre países e sociedades de todo o mundo, reflete o progresso tecnológico e o crescimento da pobreza em todas as regiões do mundo, é a convivência com a exclusão social. É um mundo que despreza alguns valores fundamentais na construção do mundo e do ser humano, tornando assim mais complexas as tarefas dos educadores.

Compreender o mundo, através da filosofia nos traz uma reflexão objetiva de um saber com clareza e profundidade, uma busca amorosa por um saber inteiro. É com essa filosofia que o educador deve olhar criticamente o oficio de ser professor.

O ensino na didática é considerado como uma pratica social que se dá no interior de um processo de educação e que ocorre informalmente, seja espontânea, ou formalmente, de maneira sistemática, intencional e organizada. De maneira organizada, se desenvolve na instituição escolar realizada a partir da definição de objetivos, conteúdos a serem explorados no processo educacional mediados pelo professor, proporcionando aos alunos novos saberes, considerando o saberes já existente. Portanto a Didática é um elemento fundamental para o desenvolvimento do trabalho docente, afinal um bom professor é reconhecido pela sua didática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com