TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreender o funcionamento do sistema nervoso sensorial

Tese: Compreender o funcionamento do sistema nervoso sensorial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Tese  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 7

Objetivo Geral.

Compreender o funcionamento do sistema nervoso sensitivo, para conhecer melhor o corpo humano, sabendo que o sistema nervoso é uma rede complexa que inclui componentes sensoriais, que detectam alterações nos estímulos do ambiente, e componentes motores, que geram os movimentos corporais. Os componentes do sistema nervoso recebem, armazenam e processa informações sensoriais e depois executam as respostas motoras apropriadas.

Objetivos específicos

Destacar e conhecer melhor a funcionalidade de três dos cinco sentidos do sistema nervoso sensorial que são o olfato, paladar e tato. O sistema sensorial é a parte do sistema nervoso que permite nosso corpo ter contato com o ambiente. Através dos neurônios aferentes e deferentes que e a parte do cérebro que processa as informações dos sentidos em outras palavras é a tradução do mundo físico para nossa mente.

Os sentidos mais conhecidos são visão, audição, olfato, tato e paladar, mas existe outros, porém não vão ser aprofundados nesse trabalho.

Introdução

O sistema nervoso recebe informação do ambiente por meio de receptores especializados na periferia, e transmite as informações por uma serie de neurônios e retransmissões sinápticas do sistema nervoso central.

Receptores sensoriais são como transdutores e convertem estímulos químicos e físicos do ambiente em impulsos elétricos, os receptores sensoriais podem ser neurônios modificados (células neurossensoriais) ou células epiteliais especializadas conectada a neurônios, que conduzem as informações para o SNC.

Os cinco receptores de estimulo mais visíveis pelos seres humanos são visão, audição, paladar, olfato e tato. Existem vários outros de acordo com a ciência, mas vamos estudar apenas os cincos citados e nos aprofundar em três específicos que são olfato, tato e paladar. Vamos aprofundar no seu modo de funcionamento e reação aos seus estímulos.

Olfato

A cavidade nasal, que começa a partir das janelas do nariz, está situada em cima da boca e debaixo da caixa craniana. Contém os órgãos do sentido do olfato, e é forrada por um epitélio secretor de muco. Ao circular pela cavidade nasal, o ar se purifica, umedece e esquenta. O órgão olfativo é a mucosa que forra a parte superior das fossas nasais chamada mucosa olfativa ou amarela, para distingui-la da vermelha - que cobre a parte inferior.

O olfato é um dos sentidos químicos. Nos seres humanos, o olfato não é necessário, embora melhore a qualidade de vida e, ate mesmo os proteja de perigo.

Epitélio Olfativo e Receptores

O Epitélio olfativo e composto de três células de sustentação:

Células sustentação: são células colunares revestidas por micro vilosidade, cheias por glândulas secretoras.

Células basais: são células progenitoras não diferenciadas que originam as células receptoras olfativas

Células receptoras olfativas, sítios de ligação, detecção e transdução de odor. As moléculas de odor se ligam a receptores presentes nos cílios, que se estendem ate a mucosa nasal.

Tradução Olfativa.

As etapas:

1. As moléculas de odor se ligam a proteínas receptoras olfativas, localizadas nos cílios das células receptoras olfativas.

2. As proteínas receptoras olfativas são acopladas a adenilil aclose, por meio da proteína G denominada Golf. Quando a molécula de odor se liga, a proteína Golf e ativada, o que ativa a adenitil aclase

3. A Adenili ciclase canalisa a conversão do ATP a AMPC. Os níveis intracelulares de AMPC aumentam, abrindo canais de na+ na membrana celular do receptor olfativo.

Paladar

O paladar é um sentido químico, que percebe substancia química denominadas moléculas de sabor, são traduzidas os por quimiorreceptores localizados por botões gustativos. Os sabores são misturas de qualidade alimentares (salgado, doce, acido, amargo e uamami).

Botões Gustativos e Receptores.

Os botões gustativos estão presentes na boca, Mas na língua em especifico, os botões são anatomicamente similares ao epitélio olfativo. São compostos por três células. Células de sustentação, Basais e receptoras.

As células de sustentação: encontradas entre as células receptoras gustativas, não reponde ao estimulo paliativo, com função desconhecida.

As células basais: atuam como precursora da célula receptora gustativas. As células basais passam por substituição continuam. Novas células são geradas, migram em direção ao centro do botão gustativo e se diferenciam em células receptoras.

As Células Receptoras: revestem os botões gustativos e estendem microvilosidades ate os poros gustativos. Essas microvilosidades aumentam a área da superfície de detecção de estímulos.

Sistema gustativo não são neurônios. São células epiteliais, traduzindo os estímulos químicos em sinais elétricos.

Os botões gustativos são organizados em papilas; circunvaladas, foliáceas e fungiformes.

Papilas Circunvaladas: essas papilas são depostas em fibras, na base da língua. Cada papila circunvalada é cercada por uma vala.

Papilas Foliáceas: Os botões gustativos de localizam nas pregas laterais dessas papilas.

Papilas Fungiformes: essas papilas tem formato de cogumelo e cada uma contém entre três e cinco botões gustativos. São translucidas e apresentam denso suprimento sanguíneo, tem a aparência avermelhada, são exclusivamente inervados pelo ramo da corda do típano.

Tradução do sabor.

A detecção do sabor envolve diferentes áreas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com